Autor Tópico: Thunderbird notificador (resolvido) - Nova solução  (Lida 5072 vezes)

entender

• Visitante
Thunderbird notificador (resolvido) - Nova solução
« Online: 08 de MAR?O de 2010, 12:48 »
Estou usando o Ubuntu 9.10, Gnome e o Thunderbird:
Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; pt-BR; rv:1.9.1.8) Gecko/20100216 Thunderbird/3.0.2
Estou tentando de tudo quanto é jeito (já testei diversos aditivos do Thunderbird e também diversos programas da central de programa do ubuntu), ter um notificador que me avise de modo sonoro e visual quando chega um novo e-mail.
Meu principal problema é que tenho vários endereços de e mail e que alguns dos servidores embora pop requerem portas e seguranças de protecção.
Se alguém pode me fornecer uma solução agradeço.
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2010, 12:18 por entender »

entender

• Visitante
Re: Thunderbird notificador
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2010, 08:38 »
Pesquisei o assunto e aqui seguem algumas considerações a respeito.
O problema esta na compatibilidade das permissões do programa "mail-notification" (Notificações de mensagem) que vem na central de programas do Ubuntu. 
Para pop3, após a instalação do programa certas condições de portas e proteção ficaram desabilitadas; não era possível configurar por exemplo a porta 995 SSL/TLS através do seu botão adjacente.
Por isso  a solução foi  remover completamente o programa do computador e a seguir reinstalar o mesmo de acordo com as instruções da paginá:
https://launchpad.net/~mail-notification-ssl/+archive/ppa
Com isso  as 3 opções para contas pop3 são ativadas e podem ser configuradas.
A seguir é só configurar o "mail-notification" cujo ícone de ativação esta em Sistema--> Preferências--> Notificações de correio, adicionando os dados que usou nas configurações das suas contas no Thunderbird (portas,  proteção etc.) e escolhendo se quiser um som tipo .wav que por exemplo pode ser encontrado em arquivo no OpenOffice (Gallery).
Observação:
Isso viabiliza o funcionamento de um alerte quando um novo e-mail esta chegando e pode então abrir o Thunderbird para ler as mensagem.
Mas há um porem; dependendo dos provedores onde tem contas de e-mail, em alguns caso não conseguira ler seus e-mail recém chegados.
O programa age como se o e mail tivesse sido recebido e apaga o mesmo do servidor, e quando for abrir o Thunderbird para ler a mensagem ela não sera disponível pois terá sida apagada do servidor que terá considerada a mesma como já lida quando o programa "mail-notification a detetou.
O caso é tipico para quem tiver por exemplo uma conta de e-mail no Bol que não mantem mensagem mesmo que o Thunderbird foi parametrizado para isso!

entender

• Visitante
Re: Thunderbird notificador (resolvido)
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2010, 12:17 »
Achei um novo notificador bem simples que elimina o problema anterior e permite portanto utilizar conta do provedor Bol.
Podem baixar o mesmo no sitio:
http://server-pro.com/poptrayminus/
Tem pacote deb para ubuntu, portanto é muito fácil instalar o mesmo e as parametragens são aquelas da suas contas.
Para informação as contas Bol  e IG usam a porta 995 pop3 SSL.
O inconveniente mencionado anteriormente não existe mais; no Thunderbird convém usar o servidor (SMTP) padrão para todas as contas.
Não tem alarme sonoro, só visual.