Autor Tópico: Compartilhando dados com windows  (Lida 1429 vezes)

Offline jruiz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Compartilhando dados com windows
« Online: 04 de MAR?O de 2010, 19:10 »
Usando várias partições e HD's...

Olá,

eu gostaria de instalar o Ubuntu 9.10 junto com o Windows XP na minha máquina e compartilhar dados entre os SO. Eu tenho 2 HD's (um de 320GB e outro de 80GB).

Eu gostaria de instalar os dois SO em um único HD, o de 320 GB. Inicialmente tenho planejado a seguinte distribuição de espaço:

30 GB para o Windows XP (NTFS)
25 GB para Ubuntu (ext4 - /)
30 GB para home (ext4 - /home/)
2 GB para Swapp

e aí sobram 233GB que eu gostaria de colocar documentos, músicas, filmes, imagens, etc., que inclusive  vão ser compartilhados em rede (com outras máquinas com configuração semelhante). Também no 2º HD (80 GB) eu gostaria de colocar esse tipo de arquivo. Teoricamente eu terei, então, 313GB de espaço para arquivos variados que eu poderei acessar de qualquer um dos SO na minha máquina e também de outras máquinas.

Basta deixar estes espaços no formato NTFS para os dois SO acessarem?

Qual a importância da partição home do Ubuntu? (dados de usuário com acesso controlado por senha?).

Embora não sofra diretamente com vírus, o Linux pode hospedar esses arquivos. Qual a melhor forma para evitar a passagem de vírus do linux para o windows? (ou que antivirus seria adequado no Ubuntu).

Sou novato e agradeço todas as dicas.
 :)

Offline SuperEly

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Compartilhando dados com windows
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2010, 20:10 »
Basta deixar estes espaços no formato NTFS para os dois SO acessarem?

Sim. Pois o Linux acessa o NTFS, mas se depender do Windows acessar os formatos do Linux...

Qual a importância da partição home do Ubuntu? (dados de usuário com acesso controlado por senha?).

É nela que ficam armazenados os arquivos da área de trabalho e pastas padrões de vídeos, imagens, músicas, documentos, etc, que você pode usar ou não. Pode salvar as coisas em outro lugar se quiser.

Embora não sofra diretamente com vírus, o Linux pode hospedar esses arquivos. Qual a melhor forma para evitar a passagem de vírus do linux para o windows? (ou que antivirus seria adequado no Ubuntu).

Não uso aqui mas se você pesquisar no fórum vai encontrar alguns antivirus para Linux. Com essa finalidade ai mesmo.

Offline jruiz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Compartilhando dados com windows
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2010, 20:19 »
Obrigado SuperEly, vou mandar brasa aqui... :D