Não consigo atualizar.

Iniciado por marcossantos1st, 02 de Março de 2010, 10:42

tópico anterior - próximo tópico

marcossantos1st

Bom dia para todos: Hoje de manha, na minha lanhouse, já comecei o dia com este problema. Tentei abrir o CANAIS DE SOFTWARE e não abriu, achei extranho, imediatamente abri o terminal e tentei atualizar o sistema, digitei: "sudo su" para entrar como rot e saiu esta mensagem: sudo: /etc/sudoers is owned by gid 1002, should be 0
Tentei fazer uma atualização no sistema, digitei: apt-get update e saiu esta mensagem: E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/apt/lists/lock - open (13 Permissão negada)
E: Impossível criar trava no diretório de listas
Alguem pode me ajudar por gentiliza, eu preciso por a lanhouse para funcionar, fico no aguardo e desde ja agradeço pela ajuda. Marcos Santos-Master Informática.

Falco90

Tente "sudo apt-get update"

Mas não se preocupe se o problema persistir, hoje não teve nem uma atualização de segurança, pode colocar sua lan house para funcionar sem medo.

marcossantos1st

Apareceu esta mensangem: sudo: /etc/sudoers is owned by gid 1002, should be 0
por isso nao consegui atualizar e nem abrir o lanbr servidor. Se alguem poder me ajudar, eu agradeço.

marcossantos1st

Ola, boa tarde para todos amigos da comunidade.
Tenho uma lanhouse com 10 maquinas, tudo com Linux Ubuntu 9.04. Hoje de manha tentei me logar no servidor como rot e não consegui, fiz o de sempre: abri o terminal, digitei: "sudo su" e apareceu esta mensagem: sudo: /etc/sudoers is owned by gid 1002, should be 0
Logo em seguida descobri que tudo os comandos que digito no terminal, aparece esta mesma mensagem, inclusive quando tento fazer update. Preciso de ajuda para resolver este problema gravíssimo, porque não posso ficar com a lanhouse sem funcionar com o gerenciador de lan, o LanBr. Aguardo e desde já agradeço.

overlock@

Tente ;
sudo passwd root
Entre com uma nova senha;

Depois para se logar;
sudo -
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

clcampos

Que fique claro que no Ubuntu o usuário root é desabilitado por segurança, assim façam isso por conta e risco.

Uso ubuntu a anos e não preciso da senha do root, sendo que o uso do sudo (ou gksudo para o ambiente gráfico) supre 100% das necessidades.

E para aqueles que gostam do terminal direto com direitos de root basta digitar o comando sudo -s, e depois sua senha, assim não precisa mais digitar sudo antes dos comandos.

Fica também o alerta que o uso indiscriminado do sudo (ou mesmo do root) dentro de seu usuário normal pode trazer problemas de permissão, assim usem com parcimónia.

Mais sobre o assunto leiam o wiki do ubuntu sobre o sudo, clicando aqui.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

marcossantos1st

Nada aconteceu de bom, tudo na mesma, inclusive a mesma mensagem: sudo: /etc/sudoers is owned by gid 1002, should be 0
Aguardo.

marcossantos1st

Continuo com o mesmo problema, agora descobri que o problema esta ainda é mais grave. O gerenciardor synaptic não abre. Aguardo ajuda dos amigos.

Tota

{quote]sudo: /etc/sudoers is owned by gid 1002, should be 0
Aguardo.[/quote]

gdi => group ID - ou Identidade de grupo

então a mensagem informa que:

O grupo sudoers ( ou sudo ) tem um ID 1002 e deveria ser 0

Voce deve ter mexido nas permissões

Voce vai ter que logar no sistema como root, e depois alterar o grupo sudo para ID 0

Veja a dica do overlock@

[],s

marcossantos1st

Gostei da explicação mais continuei na mesma porque não sei quem é "Overlock@" e nem muito menos achar as suas dicas. Se você pudesse agora me dizer como encontrar as dicas do "overlock" eu iria ficar muito grato. Obrigado por tudo.

Tota

Citação de: overlock@ online 02 de Março de 2010, 13:30
Tente ;
sudo passwd root
Entre com uma nova senha;

Depois para se logar;
sudo -

Este usuario aqui

marcossantos1st

Fiz extamente o que voce mandou e a mensagem continua a mesma: sudo: /etc/sudoers is owned by gid 1002, should be 0
Não tenho a chance de nem por a senha de root, a mensagem aparece antes. Estou parado na estaca zero desde as 09:00hs da manha, quando ligue o servidor da lanhouse. Eu sei que voces nao tem culpa disso, so estou tentando mostrar como o problema e grave. Continuo aguardando ajuda.

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

overlock@

Tente ;

sudo su

E coloque a sua senha de usuário,e poste o resultado.

"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4