Ao amigo Falco90, desculpe pelo termo pejorativo. não usarei mais. Eu segui a instrução do amigo Clodoaldops, pq quero poder usar o Windows tbm, e na página que ele indicou diz que é possível instalar o ubuntu separado do windows, pois se instalar lado a lado o windows pode ficar lento.
E tbm pq o open office tem recursos parecidos com o office da microsoft, mas o Broffice usando o writer, mesmo salvando o arquivo no sistema dele mudou totalmente, não reconhecendo as configurações de um arquivo que fiz no word, e alguns recursos são meio confusos de mexer, e segundo comentários, usar o word com wine no ubuntu, acho que é esse o nome, não dá muito certo, então melhor usar o office no windows mesmo, e o writer quando ele for suficiente para isso.
Além do que, não dá para migrar assim de uma hora para outra sem ter garantia de que vai funcionar tudo "redondo" sem transtornos e tendo que aprender e se acostumar com o ubuntu. Por indicação de um conhecido resolvi experimentar o ubuntu. Fiquei animado a usar ele pois parece prático, pois já vem com alguns recursos instalados, coisa que no windows vc tem que comprar e instalar, tipo o nero para gravar "ISO"
Bom, o negócio de particionar Hd é pq o windows às vezes fica ruim ou é atacado e só resta "formatar" apagar tudo e instalar de novo, e nem sempre vc consegue salvar arquivos e pastas importantes, antes de fazer isso.
Certa vez perdi fotos que tinha passado pro PC e perdi tudo pq não consegui mais acesso a pasta, então para isso me ensinaram a fazer partição do HD para deixar o windows num HD e as pastas no mesmo HD, mas em separado, sendo que o windows se der pau vc formata a partição dele, e os arquivos importantes ficam a salvo na outra partição. O fato de usar a opção avançada sem ser usuário avançado, se deve ao fato da indicação do amigo Clodoaldops, para fazer a instalação do ubuntu separada do windows, do jeito que quero, pois não quero que ele perca desempenho, e tbm, pq pelo pouco que entendi, se instalar separado posso acessar algumas pastas que estão no windows, tipo imagens entre outras e se instalar lado a lado não, e se tem a opção de instalar separado, pq não? Agora que vc colocou a sequência de escolher a partição, editar, ext4, quadrado formatar e uma / "barra" no espaço ponto de montagem, vou tentar novamente e ver se consigo fazendo dessa maneira. obrigado