Autor Tópico: Melhor Notebook Para Ubuntu  (Lida 14262 vezes)

Offline toxa33

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • Grátis Tem Aqui
Melhor Notebook Para Ubuntu
« Online: 28 de Fevereiro de 2010, 05:26 »
Olá pessoal (Espero estar na seção Certa!) sou usuário Ubuntu no Deskiop a um ano e meio e gostaria de indicações de notebooks que rodam tranquilamente esse nosso Sistema Fantástico.
Claro que já procurei pelas lojas da net , mas quero uma opinião mais pessoal.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2010, 05:28 por toxa33 »
Usuário Linux Iniciante, Apanhando mais Aprendendo.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 08:15 »
vc deve ter em mente os hardware mais compatíveis c/ o Linux: os baseados em chipset e pl. de vídeo Nvidia e/ou Intel. O resto deixe de mão.
Na minha assinatura, na parte hardware tem a configuração do meu notebook acer.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:47 »
Asus eeepc
Sony vaio

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:55 »
Eu tenho um netbook Asus eeePC 1000H (modelo antigo -- os modelos mais novos equivalentes são os 1000HA) e instalei o Ubuntu nele há mais de um ano, vim atualizando de lá para cá e funciona tudo beleza. Reconhece automaticamente, sem nenhum esforço de minha parte, todos os componentes que vêm nele (principalmente o WiFi).

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2011, 22:06 »
Mesmo sendo um tópico antigo, acredito que o assunto interesse a muitos e seja bem atual.

Eu uso um Netbook Asus Eee PC 1000HA, com Windows XP. Já rodei nele, por pen drive bootável, o Ubuntu 10.04 e o 10.10.

Achei o boot dele, pelo pen drive, bem rápido. Conferi para ver e ele detectou bem o hardware.

Detectou bem a wifi, ativando, desativando pelas teclas de atalho Fn F2. Não pude conferir a conexão, pois o local onde testei não tinha rede disponível. Conectei a internet 3G e ele detectou o modem Huawei e226 sem problemas (o 10.10 é praticamente automático)

Testei as teclas de alternância de monitor/apresentação e aparentemente funcionam (Não tinha o datashow para testar, mas quando pressionadas a tela LCD piscava uma vez, como se estivesse procurando outro monitor)

Testei as teclas de atalho para volume (Fn F10, F11 e F12), para brilho (Fn F5 e F6) e funcionaram. Pelo pen drive bootável, a tecla para apagar o monitor (Fn F7) não funcionou, assim como o modo de espera (Fn F1)

A tecla de propriedades, que fica ao lado direito do Alt Gr, também não funcionou.

 Não cheguei a testar as teclas de função especial, que ficam acima das teclas F2, F3, F4 e F5

Não sei se essas teclas podem ser configuradas depois da instalação, mas diria que por live-CD (pen drive bootável), 90% das funções funcionam

EDIT: Analisando com mais calma e critério percebi que rodando por pen drive bootável o sistema entra em espera com o Fn+F1. A tecla de propriedades também. Tive a impressão equivocada por causa do atraso de resposta que ocorre quando se roda pelo pen drive.

As teclas especiais não funcionam e a sensibilidade do touchpad parece ser inferior a que se consegue com windows
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2011, 01:12 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 12:30 »
Nesse mesmo Netbook Asus Eee PC 1000HA eu fiz uma instalação limpa do Ubuntu 11.10. Como na primeira instalação eu usei /home separada, desta vez tive apenas o cuidado de acessar a partição /home pela sessão live CD e apagar as pastas ocultas de configuração do sistema existentes dentro da pasta de usuário (deixei apenas .gconf .libreoffice e .mozilla).

Assim, depois de marcar a partição como a nova /home, usando o mesmo nome de usuário, o sistema reconheceu tudo e manteve as configurações que já usava desde a primeira instalação.

Achei um pouco pesado, mas funcional.

Ainda estou estudando formas de otimizar o desempenho.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 15:29 »
Os novos Dell Inpiron 14 são uma ótima opção, especialmente porque algumas versões já vem com o Ubuntu pré-instalados e configurados.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Kayharo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:08 »
Cuidado... Eu comprei um Inspiron 14R. Vem com uma placa Intel compartilhada, e uma Radeon dedicada. Ainda não consegui fazer funcionar com linux :/

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 21:34 »
Cuidado... Eu comprei um Inspiron 14R. Vem com uma placa Intel compartilhada, e uma Radeon dedicada. Ainda não consegui fazer funcionar com linux :/

Você não conseguiu fazer funcionar a Radeon, confere?

Já tentou com o Kernel 3.2?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Kayharo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 22:13 »
Exatamente hugoleal85!

Não tentei não... Todas as tentativas foram feitas com instalações limpas. Estou atualizando nesse momento. Valeu a dica!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 08:07 »
Exatamente hugoleal85!

Não tentei não... Todas as tentativas foram feitas com instalações limpas. Estou atualizando nesse momento. Valeu a dica!


Por nada. Testa aí e posta o resultado.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Kayharo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 01:56 »
hugoleal85, atualizei numa boa, mas mesmo após a atualização, o sistema não reconhecia nenhuma das placas.

Estou reinstalando o Ubuntu, para tentar mais algumas opções, assim:

-Inicializar pelo live cd;
-Utilizar o GParted para excluir as partições, conectar wi-fi;
-Reinstalar pelo ícone do desktop;
-Atualizar o kernel (tutorial: http://pplware.sapo.pt/linux/dica-actualizar-para-o-kernel-3-2-o-ubuntu-11-10/ );
-Tentar instalar a placa Radeon conforme esse tutorial http://www.rfranzen.com.br/2011/11/configurar-placa-de-video-ati-radeon-hd.html.

Estou fazendo certo?
Valeu!
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 03:06 por Kayharo »

Offline Kayharo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 04:06 »
Nada feito. Vou desistir da Radeon antes do Ubuntu.

Com um sudo apt-get install mesa-utils, consegui com que o Ubuntu reconhecesse algo, mas ainda asism sem 3D:


Alguma idéia?
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 04:35 por Kayharo »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 08:38 »
Nada feito. Vou desistir da Radeon antes do Ubuntu.

Com um sudo apt-get install mesa-utils, consegui com que o Ubuntu reconhecesse algo, mas ainda asism sem 3D:


Alguma idéia?


Já tentou instalar o driver mais recente. Segue o link:
http://support.amd.com/us/gpudownload/linux/Pages/radeon_linux.aspx
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Kayharo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Melhor Notebook Para Ubuntu
« Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 16:38 »
Olha, não tinha tentado esse ainda, pois li em vários lugares que o driver padrão era mais eficiente do que baixar o proprietário. Instalei pelo sudo sh, e pelo menos agora reconheceu a placa, obrigadão!

Mas ainda não habilita o 3d. Continua com experiência padrão. Tentei usar um aticonfig no terminal, mas tem muitos parâmetros pra tentar aleatoriamente. Será que agora é só configurar?