Autor Tópico: Configurar IP fixo no ubuntu 9.10  (Lida 10819 vezes)

Offline carlosraiuga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Configurar IP fixo no ubuntu 9.10
« Online: 27 de Fevereiro de 2010, 18:43 »
Eae gurizada, dei uma procurado no fórum, mas não achei o que podia me ajudar, se puderem me dar uma ajuda ou mandar o link onde tenha um tutorial de como colocar ip fixo no ubuntu 9.10.

Obrigado!!!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar IP fixo no ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 18:46 »
Colocar IP fixo em qual interface???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline carlosraiuga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Configurar IP fixo no ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 18:54 »
na interface grafica. seria isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar IP fixo no ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 18:58 »
na interface grafica. seria isso?

Não, não seria. Vc só pode por IP na interface de rede local, ou na interface wireless. A interface gráfica ainda não aceita IPs. ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline carlosraiuga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Configurar IP fixo no ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 19:14 »
Desculpa minha ignorância, mas axei q vc estaria perguntando se eu queria configurar no ubuntu em modo texto ou em modo grafico!!!! Mas é na placa de rede local: eth0.


Valeu!!!!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar IP fixo no ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 20:47 »
No jeito fácil, você abre o NetworkManager, manda configurar a interface de rede local (eth0, ou auto eth0, não sei exatamente como ela aparece no Ubuntu, pois uso o Kubuntu), procura pela aba IPv4 e coloca seus dados onde preciso. Talvez vc tenha que desmarcar alguma caixa "usar configuração automática", ou coisa parecida.

No outro jeito, não tão fácil, mas definitivo, vc edita o arquivo "/etc/network/interfaces" e adiciona as linhas:

Código: [Selecionar]
auto eth0
iface eth0 inet static
    address endereço-ip
    netmask máscara
    network endereço-rede
    broadcast endereço-broadcast
    gateway endereço-gateway

Depois de configurado, o NetworkManager vai dizer que a interface é "não-gerenciável", mas a vantagem é que ela vai estar disponível durante o boot.

O problema: é mto fácil de errar essa configuração e destrambelhar sua rede. Sabe calcular esses parâmetros, "endereço-rede" e  "endereço-broadcast" a partir do endereço IP e da máscara de sub-rede? Se não souber, a gente pode te ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline carlosraiuga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Configurar IP fixo no ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 14:34 »
Vou tentar pelo modo mais difícil. pq tentei do modo mais fácil e o gateway na hora q eu cliko em aplicar apaga o gateway. a única dúvida é o q q eu prencho na partenetwork e broadcast? Tipo onde eu coloco od dns?


auto eth0
iface eth0 inet static
    address 10.1.1.7
    netmask 255.0.0.0
    network endereço-rede ?
    broadcast endereço-broadcast ?
    gateway 10.1.1.1


Valeu

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar IP fixo no ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 15:04 »
Com a máscara padrão da classe, é fácil:

Endereço de rede: pegue o endereço IP, mantenha cada octeto(*) que corresponda a 255 na máscara, coloque um zero em cada octeto que corresponda a um zero na máscara.

Broadcast: pegue o endereço IP, mantenha cada octeto que corresponda a um 255 na máscara, coloque um "255" em cada octeto que corresponda a um zero na máscara.

Assim, IP==10.1.1.7, máscara 255.0.0.0 => rede = 10.0.0.0, broadcast = 10.255.255.255.

(*) octeto = grupo de oito bits. Pode assumir um valor entre 0 e 255. Um endereço IP é um valor de 32 bits, que pode/costuma ser escrito como 4 octetos (4x8=32), separados por pontos. Cada octeto, nesse caso, é escrito com o seu valor em decimal.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D