Autor Tópico: Grub Error 13: "Invalid or unsupported executable format"  (Lida 8083 vezes)

Offline didi87

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Grub Error 13: "Invalid or unsupported executable format"
« Online: 27 de Fevereiro de 2010, 11:57 »
Oi! eu tenho um computador com dois Discos Rígido um de 400 GB (Master) e outro antigo de 40 GB (Slave). No Master instalei o Windows XP e no Slave o Ubuntu 9.04, na instalação opte para instalar o Grub no "/dev/sdb" , mas o grub não carrega o Windows XP exibindo a mensagem: Error 13: "Invalid or unsupported executable format". Que eu faço.

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Grub Error 13: "Invalid or unsupported executable format"
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 12:24 »
Oi! eu tenho um computador com dois Discos Rígido um de 400 GB (Master) e outro antigo de 40 GB (Slave). No Master instalei o Windows XP e no Slave o Ubuntu 9.04, na instalação opte para instalar o Grub no "/dev/sdb" , mas o grub não carrega o Windows XP exibindo a mensagem: Error 13: "Invalid or unsupported executable format". Que eu faço.

Ola,

O padrão seria ter instalado o Grub na primeira partição do primeiro disco ( master => Sda1 )

pelo que entendi, voce instalou o grub na => sdb1 ou seja, na partição do segundo disco.

O que ocorre é que neste caso o grub inverte a ordem dos hd's, passando o hd do windows para secundário, e o windows não aceita bootar ( ele é egoista, e só boota como master )

Se quiser deixar assim, apenas altere a ordem do boot quando iniciar a  maquina. ( geralmente <F8> nos desktops )

Escolha o hd com windows e boote por ele, ao religar e quiser o Ubuntu escolha o hd com Ubuntu e boote por ele.

Se quiser deixar o dual boot certinho, verifique e deixe em sua bios a ordem de boot: 1º o master e depois o slave.

Entre com o cd do windows, restaure a /mbr do windows ( se ela não estiver funcionando, se o windows estiver bootando deixe como está )

Entre com o cd do Ubuntu e reinstale o grub na sda

[],s
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2010, 12:27 por Tota »

Offline didi87

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 13:22 »
Opa muita informação ;D

O padrão seria ter instalado o Grub na primeira partição do primeiro disco ( master => Sda1 )

pelo que entendi, voce instalou o grub na => sdb1 ou seja, na partição do segundo disco.

O que ocorre é que neste caso o grub inverte a ordem dos hd's, passando o hd do windows para secundário, e o windows não aceita bootar ( ele é egoista, e só boota como master )

O Grub funcionava sem problemas no sdb1, então instalei o fedora (no seu instalador ele não me perguntou nada sobre como queria o boot) mas tive problemas com ele e reinstalei o ubuntu com o grub de novo na sdb1 e então tive problemas. Não teria como continuar usando o grub no sdb1 ? Porque se eu instalar o grub no hd de 400 o boot loader nativo do windows seria apagado, certo?

Entre com o cd do Ubuntu e reinstale o grub na sda

Como se faz isso?

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 14:18 »

O Grub funcionava sem problemas no sdb1, então instalei o fedora (no seu instalador ele não me perguntou nada sobre como queria o boot) mas tive problemas com ele e reinstalei o ubuntu com o grub de novo na sdb1 e então tive problemas. Não teria como continuar usando o grub no sdb1 ? Porque se eu instalar o grub no hd de 400 o boot loader nativo do windows seria apagado, certo?

Hummm, agora a coisa muda de figura.

Vamos por partes:

1º o Windows, está bootando? Como está a ordem de boot na sua Bios?

O Fedora deve ter colocado uma copia do grub na sda1 do seu hd de 400

Como voce esta dando o boot no Windows?

Offline didi87

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 02 de MAR?O de 2010, 03:50 »
Reinstalei o Ubuntu e coloquei o grub na sda, apesar de não ser o que queria esta funcionado.
Provavelmente o fedora deve ter instalado o grub e nem fiquei sabendo.
Bom só para pergunta não ficar no vazio, a ordem era disquete, dvd-ram, hd slave (40 GB) e rede.
O windows dava boot quando mudava a ordem do hd na bios(substituía slave pelo master). 

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 02 de MAR?O de 2010, 10:12 »
Ok, mas.... resolveu?