Autor Tópico: Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!  (Lida 14745 vezes)

Offline Jhon_than

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!
« Online: 26 de Fevereiro de 2010, 21:46 »
É o seguinte pessoal, tinha dual boot, meu Ubuntu com o Win7.
Resolvi excluir a partição onde estava instalado o windows, e continuar somente com meu Ubuntu.
Estava assim:

Windows 7 ----> (118 Gb)
Ubuntu ---------> (29 Gb)
Swap ------------> (1,3 Gb)

Agora eu gostaria de utilizar aquela parte!!
Entrei pelo LiveCD, no GParted, mas ele nao me da a opção de extender a partição...
Conforme imagem: http://img23.imageshack.us/img23/2012/capturadetelafs.png (Como se fosse instalar)

Gparted: Não da a opção de aumentar, so de diminuir a partiçao !!!  ???

O que eu faço ?
 
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, 21:53 por Jhon_than »
" Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si, encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia." ( Joseph Campbell )

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 10:27 »
Olá para extender partições Tem que ter em atenção que

algumas partições não é possível extender.

abs

J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 11:10 »
Ola

Procure na net sobre partições primárias e extendidas.

Seu windows está numa partição primária, e provavelmente seu Linux numa partição extendida, logo  este tipo de redimensionamento não será possível.

Você está rodando o gparted como superusuário, eu presumo, bem como as partições estão desmontadas

Entre com o live cd do Ubuntu e tente fazer o procedimento.

Lembre que redimencionar um hd com dados é sempre arriscado, faça por sua conta apenas depois de um back up completo de seus dados.

Redimencionamento pode levar a perda de dados.

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 11:49 »

Cara, dá pra redimesionar uma partição extendida sim. Vai no Gparted (o programa, não o instalador do Ubuntu. O Gparted está em Sistema > Administração > Gparted), e veja se a partição do seu Windows está vazia, tipo, se você a apagou mesmo, vai estar um grande espaço cinza dizendo mais ou menos assim "Espaço não alocado".

Como não tenho uma imagen para demonstrar o procedimento todo, vou na base da escrita mesmo, eheheh...

Beleza, se sua partição do Ubuntu for extendida, ela vai estar envolta por uma camada azul claro, e dentro dela vai estar sua partição do Ubuntu. O que você tem que fazer é clicar na partição extendida, na área azul e redimensiona-la até cobrir toda a partição do Windows. Mais fácil: vai na listinha embaixo (no gparted embaixo do gráfico de partições tem uma listinha das mesmas), e clique onde diz "partição extendida" e redimensione-a. Se tudo der certo, vai ficar um retângulo bem grande envolto por uma camada azul claro, e sua partição Ubuntu ainda vai estar do mesmo jeito, então redimensione-a também até cobrir toda a área azul claro. Deixa a partição Swap como está, não mexa nela.

Relembrando que tem que fazer isso com o Gparted, não com o instalador do Ubuntu.

Fiz um redimensionamento numa partição extendida desse modo a algum tempo atrás e deu certo.
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 12:37 »

Cara, dá pra redimesionar uma partição extendida sim. Vai no Gparted (o programa, não o instalador do Ubuntu. O Gparted está em Sistema > Administração > Gparted), e veja se a partição do seu Windows está vazia, tipo, se você a apagou mesmo, vai estar um grande espaço cinza dizendo mais ou menos assim "Espaço não alocado".

Como não tenho uma imagen para demonstrar o procedimento todo, vou na base da escrita mesmo, eheheh...

Beleza, se sua partição do Ubuntu for extendida, ela vai estar envolta por uma camada azul claro, e dentro dela vai estar sua partição do Ubuntu. O que você tem que fazer é clicar na partição extendida, na área azul e redimensiona-la até cobrir toda a partição do Windows. Mais fácil: vai na listinha embaixo (no gparted embaixo do gráfico de partições tem uma listinha das mesmas), e clique onde diz "partição extendida" e redimensione-a. Se tudo der certo, vai ficar um retângulo bem grande envolto por uma camada azul claro, e sua partição Ubuntu ainda vai estar do mesmo jeito, então redimensione-a também até cobrir toda a área azul claro. Deixa a partição Swap como está, não mexa nela.

Relembrando que tem que fazer isso com o Gparted, não com o instalador do Ubuntu.

Fiz um redimensionamento numa partição extendida desse modo a algum tempo atrás e deu certo.

Ok isto é possivel, mas tem sempre que existir uma partição primária para o Grub, e desta forma voce limita o grub à camada de 1024, o que em caso de corrupção do grub vai tornar seu sistema inoperante. pode ser feito mas não é muito aconselhável deixar só partição estendida no hd. ( não sou eu quem diz, é a literatura )

Para quem tira o windows o melhor e mais seguro mesmo é criar um cd com o remastersys, fazer uma back up da /home, formatar o hd, criar as partições "/", /home e swap ( particionamento básico ) e reinstalar em 15 minutos o GNU/Linux, voltar o /home do back up ( no caso de se ter integrado a /home na raiz ) e refazer as permissões.

O sistema fica limpo e enxuto.

[],s

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 13:27 »

Ok isto é possivel, mas tem sempre que existir uma partição primária para o Grub, e desta forma voce limita o grub à camada de 1024, o que em caso de corrupção do grub vai tornar seu sistema inoperante. pode ser feito mas não é muito aconselhável deixar só partição estendida no hd. ( não sou eu quem diz, é a literatura )

Para quem tira o windows o melhor e mais seguro mesmo é criar um cd com o remastersys, fazer uma back up da /home, formatar o hd, criar as partições "/", /home e swap ( particionamento básico ) e reinstalar em 15 minutos o GNU/Linux, voltar o /home do back up ( no caso de se ter integrado a /home na raiz ) e refazer as permissões.

O sistema fica limpo e enxuto.

[],s

É verdade. Quando escrevi fiquei meio receioso pois pode não dar certo mesmo, pois a partição extendida fica sempre em dev/sda2 (E continua com sda5, sda6, etc). No caso não iria ter o sda1. Quando eu fiz isso, eu tinha um dual boot com outra distro, ai não deu erro. Mas uma partição inteira extendida é meio perigoso mesmo. Valeu o toque ae!
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline Jhon_than

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 14:59 »
Certo entendi essa parte de primaria, que no caso o meu windows fazia este papel...
No caso não tem como eu utilizar aquela partição para servir de partição de arquivos...
E deixar esta como sendo só para o sistema...
" Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si, encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia." ( Joseph Campbell )

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 15:13 »
Certo entendi essa parte de primaria, que no caso o meu windows fazia este papel...
No caso não tem como eu utilizar aquela partição para servir de partição de arquivos...
E deixar esta como sendo só para o sistema...

Sim,

/Home ( ex Windows 7) ----> (118 Gb)
Ubuntu ---------> (29 Gb)
Swap ------------> (1,3 Gb)


Basta formatar em ext3 

Copiar sua /home inteira para lá ( inclusive os arquivos ocultos ) e editar o fstab para indicar ao sistema no boot que sua /home mudou de lugar.

É isto?

Offline Jhon_than

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 15:39 »
No caso eu estaria mudando so os arquivos do ususario de lugar (/home)..
onde, o do sistema ficaria normal (/ ) neh..
E onde encontra-se este fstab?
" Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si, encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia." ( Joseph Campbell )

Offline ello

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Redimensionar/Aumentar partição com Ubuntu!!
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 19:38 »
o ficheiro '' fstab '' encontra-se em \etc\fstab

Tambem nao entendo bem como editar o ficheiro, mas fiz aki pelo forum uma pesquisa e encontrei isto talvez ajude, nem k seja só para ter uma ideia.

##
##

.........

Agora, caso você queira trazer a /home para a partição do sistema, é muito, muito simples.

1- O primeiro passo é definir uma senha para o root caso ele não tenha ainda (padrão no Ubuntu).

abra um terminal (Alt+F2 > gnome-terminal) e digite:

sudo passwd

O prompt lhe pedirá a senha do usuário atual para liberar  a exução do sudo e, em seguida, a nova senha do root, assim como a confirmação da senha.

2- copie todos os dados da partição /home para /home2 na partição da raiz, preservando os proprietários, permissões, etiquetas e modos dos arquivos. Isto é necessário pois você não pode criar uma /home na partição raiz pois a /home está montada. Não queremos desmontá-la agora para não correr o risco de que aconteça problemas com seus programas instalados e com a interface gráfica. Então, digite no terminal:

sudo mkdir /home2
sudo cp -a /home /home2

3- edite o fstab para que a partição que antes era a /home tenha outro nome de sua escolha, como /dados, por exemplo. Para isto, basta trocar uma palavra pela outra. A linha ficará assim:

UUID=21a00d5f-b92d-4a65-b883-33ca1d9ce358 /dados           ext4    relatime        0       2

4- Reinicie o computador. O login automático (caso haja) falhará, por não encontrar haver uma /home/usuario. O gnome-session-manager perguntará se você quer usar /root como sua pasta raiz e iniciar assim mesmo, diga que não. Então altere o tipo de sessão para "Terminal" clicando em "Opções" e faça login como root, usando a senha que você definiu no passo 1. Agora, vamos transformar a /home2 em /home. Digite:

mv /home2 /home

5- Digite exit para fazer logoff e voltar ao session manager. Altere o tipo de sessão para GNOME novamente e faça login com seu usuário.

Agora você pode ver que há uma nova partição de dados (haverá dentro dela as pastas de usuários). Rotule-a da maneira que quiser.

Se tiver problemas em gravar arquivos nesta partição, digite no terminal:

sudo chmod 777 /dados

.............
##
##