Galera a minha dúvida sobre a remoção de aplicativos é que ao usar o Central de Programas Ubuntu, os aplicativos são removidos apenas para um usuário, me corrija se estiver errado,
Então... vc tá errado, amigo. Não existem instalações apenas pra um usuário. Vc instala programas pra todo o sistema.
então como fazer para remover de vez para todos, claro, sem quebrar qualquer aplicativo?
Basta mandar remover. Qualquer aplicativo que, sem esse que vc está removendo, fique quebrado, vai ser removido junto.
Eu tentei pelo Synaptc, às vezes quando vamos remover aplicativos temos que remover suas dependências e isso pode quebrar aplicativos, o que é algo que não gosto nos sistemas Linux,
Mas é a única forma de se fazer a coisa: se quando vc tira uma peça, a máquina quebra, então vc tem que tirar a máquina toda, se fizer questão de tirar a peça.
me corrija ainda se estiver errado.
Não posso dizer que vc esteja errado em não gostar disso, mas é como a bagaça funciona...
Como remover um programa, de modo que ainda poderia instala-lo futuramente (não remove-lo completamente, apenas desinstala-lo), sem ter que remover suas dependências?
Não, você não pode remover um programa sem remover outros programas que dependam dele, pois senão esses programas ficarão quebrados.
Não há diferença entre "remover um programa" e "desinstalá-lo": isso é a mesma operação.
Faça um teste que você vai ver, tente desinstalar o gnomine, ele marcará também para remoção o gnome-games.
"gnome-games" é o que a gente chama de "meta-pacote". Ele serve pra instalar todos os jogos com um comando só, pois esse meta-pacote depende de todos os jogos.
Assim, pra instalar o "gnome-games", vc precisa instalar todos os jogos, um por um. O "gnome-games", mesmo, não instala nada.
Se vc tira um jogo, vc não está com o conjunto completo, então o meta-pacote tem que sair. Se vc instalar de novo o meta-pacote, o jogo que vc tirou vai voltar.
Então, o que seria "Marcar para remoção completa" no Synaptic?
Apagar um programa
e todas as configurações que vc fez pra ele no sistema.
Se vc voltar a instalá-lo, vai ser como uma instalação nova.
Isso aconteceu comigo, pode acreditar, eu removi um programa pela Central de Programas Ubuntu, criei outro usuário, e o programa estava lá, bunitinho para ele. Indeciso Vale a pena citar que o programa era um joguinho besta que é instalado ao instalar o Ubuntu
.
Vc só acha que desinstalou.