Pessoal, tudo beleza? Estou começando agora com o Ubuntu e achei maravilhoso. Nada como um SO que vc não precisa esquentar a cabeça com chaves, ativações, virus, firewall, spywares e que ja vem com quase tudo que vc precisa usar, e que vc ainda pode personalizar até o osso
Por hora, estou experimentando dando boot pelo DVD, e gostei tanto que estou navegando na intenet quase exclusivamente com ele, gravando os bookmarks no HD. Mas é chato pois obviamente perco todas as configurações toda vez que ligo.
Portanto, a primeira dúvida seria: Tem algum recurso que eu não conheço pra resolver isso? Ou seja, gravar no HD e recuperar de alguma forma a cada boot?
E se eu gravar a ISO em um Pen-drive, dando boot por ele, consigo manter as configurações no pen? Ou neste caso, já seria melhor instalar de vez o Ubuntu no Pen, é tranquilo? Qual o tamanho recomendado do Pen?
O proximo passo seria instalá-lo como aplicação no Windows, ou numa Máquina Virtual, mas estou em dúvida quanto a melhor opção, qual ficaria mais rápido e seguro? Pergunto isso pois usei por muito tempo o Kurumim via VMware mas achava meio lerdo, mesmo tem uma CPU boa (Phenom II 720 3200Mhz).
No queito segurança, se eu usar como aplicação windows, estaria livre de spywares, worms, virus e etc, da mesma forma que estaria se estivesse usando numa VM? Pois na VM sei que fica tudo isolado, mas não estou certo disto no caso de usar como aplicação. Eu imagino que, no caso de aplicação, eu precisaria apenas de manter o firewall do windows (coisa que na VM poderia dispensar), pois pelo menos de virus e spywares estaria livre. Estou certo?
Bom, em breve pretendo comprar outro HD e instalá-lo, ficaria assim com um HD para cada SO (windows 7 e Ubuntu), selecionando na BIOS qual daria o boot. Mas por enquanto, as opções seriam as expostas acima.
Abraços!