Autor Tópico: Problemas para detectar SO no meu notebook devido ao grub  (Lida 1925 vezes)

Offline Frodo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problemas para detectar SO no meu notebook devido ao grub
« Online: 23 de Fevereiro de 2010, 02:53 »
Olá pessoal!

Existiam 2 SO's no meu notebook, ambos com 64 bits: Windows 7 e Ubuntu 9.10. Porém, meu Windows 7 não detectava a webcam do meu notebook (Dell Inspiron 15), por problemas de compatibilidade de software, e meu Ubuntu 9.10 não detectava a rede sem fio da minha casa. Este problema da rede sem fio foi exposto por mim no tópico abaixo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61638.0.html

Este tópico não foi resolvido.

Então, decidi tentar uma nova abordagem, que foi instalar um Windows XP e outro Ubuntu 9.10 (só que ambos com 32 bits) dentro do meu Windows 7, via VMWare Player. Surpreendentemente, desta forma, consegui detectar a webcam do meu notebook (no Windows XP), e a Internet sem fio do meu notebook (no meu Ubuntu 9.10 de 32 bits).

Por fim, decidi deletar o Ubuntu 9.10 de 64 bits que estava coexistindo com o WIndows 7, neste notebook, para obter mais espaço em disco para o Windows 7. Então, acessei o Gerenciamento de Computador -> Gerenciamento de Disco do Windows 7, e deletei a partição que possuia o Ubuntu 9.10 de 64 bits. Assim, 40 Gb foram liberados no meu notebook. Então, tentei "anexá-los" à partição onde está meu Windows, para aumentar o espaço de uso do Windows 7. Porém, nada aconteceu.

Decidi então reiniciar meu notebook e tentar de novo. Porém, adivinhem o que aconteceu? Apareceu a seguinte mensagem na tela:

grub rescue>

Isso apareceu numa tela preta. Logo, não consegui logar no Windows 7. Creio que aconteceu algum problema com o grub do meu notebook. Pesquisei na Internet e conclui que eu tenho que recuperar/reinstalar o grub. Mas até agora tentei várias abordagens expostas na Internet e nada resolveu, tais quais:

FONTE: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20080330.php

$ mkdir /media/mnt
$ mount /dev/sda1 /media/mnt/
$ mount -o bind /dev/ /media/mnt/dev
$ chroot /media/mnt
$ grub-install /dev/sda

Nesta abordagem, o comando mount -o bind /dev/ /media/mnt/dev acusou um erro:

mount: o ponto de montagem /media/mnt/dev não existe

Outra abordagem foi digitar:

FONTE: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-reinstalar-GRUB-com-liveCD-do-Ubuntu-9.04

$ sudo su
$ grub
$ find /boot/grub/stage1
$ root (hdX,X)
$ setup (hdX)
$ quit

Nesta abordagem, o erro acusado foi:

grub: command not found

Enfim, gostaria de saber como faço para recuperar o acesso normal ao meu Windows 7. Alguém sabe como faço isso? Alguém sabe, de verdade, como se recupera o grub? Verifiquei através do comando mount que todos meus arquivos do Windows 7 continuam lá. Porém, não consigo acessá-los.

NOTA: Toda essa verificação que realizei através de comandos foi feito em um Terminal de um Live CD do Ubuntu 9.10 que coloquei no notebook.

Offline jomafras

• Usuário Ubuntu
  • *
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Problemas para detectar SO no meu notebook devido ao grub
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 21:46 »
'Não tem como recuperar o GRUB porque vc deletou a partição do Ubuntu onde ele estava.
Veja no final desse tópico, como recuperar o boot do Windows.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Danne

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Comofas/
    • Ver perfil
    • Danne MCA
Re: Problemas para detectar SO no meu notebook devido ao grub
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 17:38 »
Basta reparar o windows com o cd de instalação.
Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h