Usando wine (Resolvido)

Iniciado por R3d3r, 22 de Fevereiro de 2010, 15:09

tópico anterior - próximo tópico

R3d3r

??? Bom dia senhores,

Estou tentando utilizar o Wine para rodar algumas aplicações windows, estou tentando instalar o programa e esta dando erro na gravação das DLL.

Alguém tem alguma idéia de como isso deve ser feito.

Ja tentei me orientar por outros tópicos e fóruns e até agora nada deu certo.,.

Obrigado.

Reder

Becker

Bem, primeiro para o pessoal poder te ajudar é necessário que você informe que software esta tentando instalar.

Segundo, é bom verificar se o software que você deseja instalar é compatível com o wine, e para isto verifique em:

http://appdb.winehq.org/
Existe um grande repositório de aplicaçãoes

E saiu uma nova versão do wine.

Outra boa opção complementar ao wine é instalar também o PlayOnlinux, que é um software que ajuda muito.
Com o PlayOnlinux , consegui instalar outros programas, que com somente o wine não conseguia.
O PlayOnlinux não é somente para jogos como parece a primeira vista, serve também para aplicativos sérios.

Sobre dlls, muitas vezes o pessoal copia manualmente as dlls instaladas no windows, copiando para a pasta do wine nos diretorios correspondentes.
Mas as vezes é dificil saber quais são estas dlls, que muitas vezes ficam escondidas dentro do windows em vários diretórios.

R3d3r

Boa tarde Becker,

Estou tentando instalar um programa própria da empresa onde trabalho, ele é em VB, ja tentei a opção de copiar as DDLs para dentro da pasta Windows do wine.

Eu vou testar essas opções que vc me passou agora e volto a postar em breve.

Mto obrigado

Reder

R3d3r

Testei tudo e não deu certo,

hora que rodo o programa da um erro assim

ActiveX component can't create object

Alguma idéia?

Reder

Becker

Quais são os prérequisitos para a instalação no windows?
Pode ser que esteja faltando algum software que tem que ter primeiro.

R3d3r

Programa necessita apenas do Windows atualizado.
Nenhum programa especificio.

Utilizamos o Banco de Dados MySQL que ja esta instalado no ubuntu.
e a rede que ja esta configurada.

R3d3r

Becker,

Segue as Dll e ocx que não estao sendo registradas.

São todas de IE

MSINET.OCX
COMDLG32.OCX
TABCTL.32.OCX
IEFRAME.DLL

Caso tenho alguma idéia agradeço.

Obrigado

Becker

Não tenho nenhuma idéia.
Mas temos que ter em mente que o Wine não substitui o windows.
No windows muitos programas para rodarem dependem de outros programas da microsoft.
O windows do wine, logo após a sua instalalação é um windows sem nada.
Talvez a solução seja instalar o Internet Explorer no wine.
O que não deve se nadar fácil, mas parece que existe solução.

R3d3r

Becker, deu certo instalar o IE8 direto no Wine, registrou as DLLS e OCX.

Gostaria de saber se tem algum log de eventos do Wine.

Ja pesquisei em tudo e não acho nada sobre os logs.

Sabe se tem??

Obrigado.

REDER 8)

Becker

Não sei não.
Mas me conte, deu certo agora para instalar o software que você queria?

R3d3r

Cara, consegui instalar sim.

Não deu nenhum erro e instalou perfeitamente, na hora que chamo o aplicativo ele da o erro

Run - Time error '429'

Activex component can't create object

Gostaria de ver algum arquivo de log para saber o que acarreta o erro.

Obrigado.

Reder

Becker

R3d3r

Vlw Becker,

Mas não deu certo, testei todas as opções, até copiei as dlls de um windows para a pasta do wine..

vou pesquisar algo mais aqui, caso tenha uma solução te informo..

Obrigado

Reder

R3d3r

Boa tarde Becker..

depois de uma longa luta e mta pesquisa.. posso dizer que esta Linux 100 x 1 Reder.. rsrs

Testando e pesquisando junto ao analista responsavel pelo programa chegamos a um final feliz.

testei todas as opções que vc me passou sem ter sucesso, mas partindo delas cheguei ao final com programa instalado e funcionando. Segue abaixo o que consegui.

Intalando via Wine o IE8 matei os problemas de registro das OCX e DDls do IE.
Logo após o problema do Run-time relatado acima foi resolvido da seguinte forma.

Instalei a ferramenta winetricks conforme conteudo deste site http://www.gdhpress.com.br/blog/winetricks/

Com ele instalei todas as bibliotecas necessárias para rodar VB6 e o MDAC
Instalei tbm o PlayOnLinux, instalando outra ferramenta de script DirectX End-User Runtimes. Não sei se é relacionada diretamente, mas funcionou com ela.

O resto dos problemas que deram foram por causa do "casesenssitive" tendo assim que renomear todas as dlls e ocx que estavam maiusculas para minusculas.

Ou Seja..  um bom trampo.. mais recompensador.

espero conseguir ajudar mais pessoas..!

Obrigado pela ajuda Becker.

Abraços

Reder

web2000

Citação de: R3d3r online 24 de Fevereiro de 2010, 16:02
Boa tarde Becker..

depois de uma longa luta e mta pesquisa.. posso dizer que esta Linux 100 x 1 Reder.. rsrs

Testando e pesquisando junto ao analista responsavel pelo programa chegamos a um final feliz.

testei todas as opções que vc me passou sem ter sucesso, mas partindo delas cheguei ao final com programa instalado e funcionando. Segue abaixo o que consegui.

Intalando via Wine o IE8 matei os problemas de registro das OCX e DDls do IE.
Logo após o problema do Run-time relatado acima foi resolvido da seguinte forma.

Instalei a ferramenta winetricks conforme conteudo deste site http://www.gdhpress.com.br/blog/winetricks/

Com ele instalei todas as bibliotecas necessárias para rodar VB6 e o MDAC
Instalei tbm o PlayOnLinux, instalando outra ferramenta de script DirectX End-User Runtimes. Não sei se é relacionada diretamente, mas funcionou com ela.

O resto dos problemas que deram foram por causa do "casesenssitive" tendo assim que renomear todas as dlls e ocx que estavam maiusculas para minusculas.

Ou Seja..  um bom trampo.. mais recompensador.

espero conseguir ajudar mais pessoas..!

Obrigado pela ajuda Becker.

Abraços

Reder

Para ajudar o pessoal do Wine, por favor, coloque seu relato (em inglês) no http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=25