Autor Tópico: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?  (Lida 10865 vezes)

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
O Ubuntu por padrão instala vários pacotes, uma suite de escritório (openoffice), de Email (Evolurion), Gimp, Firefox, Gnome-games (vários joguinhos).

Você pode simplesmente não usar tudo isso, eu, por exemplo não uso o Gimp (nada contra o programa, que parece ótimo – mas eu não lido com imagens, no maximo um organizador – F-spot, Picasa). Também não uso Evolution, prefiro web-mail. Mesmo o firefox eu não tenho usado, utilizo o Crhome (acho muito mais leve). Claro que tudo isso é uma questão de gosto pessoal.

Por outro lado eu também não quero instalar um sistema do zero (que seria uma instalação mínima), até por que eu não saberia tudo que é preciso instalar para manter a segurança do sistema.

Daí eu instalo meu ubuntu assim.

Requisitos: 1 - Ter uma internet banda larga disponível, sem precisar configurar nada (um modem roteado ou uma rede conectada) - claro que daria para configurar em linha de comando, mas já seria outro post.
 2 - usar um CD do Ubuntu Alternate (pode ser xubuntu, kubuntu nbuntu).

A a partir daí instale assim:

1 – inicie pelo CD alternate.
2 - No prompt de inicialização, pressione F4 para abrir o submenu de instalação. Com o teclado, escolha instalar um sistema de linha de comando. (pode parecer que todo a instalação vai ocorrer em modo texto  mas isso não acontece, a instalação é normal, no mesmo ambiente gráfico – apenas depois da reinicialização vc vai ser logado em modo texto).

3 – ao final da instalação quando o sistema iniciar em modo texto faça seu login e digite:

sudo apt-get update

depois

 sudo apt-get dist-upgrade

depois

sudo apt-get install ubuntustudio-desktop


Depois de baixar o sistema vc vai ter um Ubuntu enxuto, no qual pode instalar o que os pacotes que preferir.

Pra se ter uma ideia, ele não instala nem mesmo as duas barras do gnome, apenas uma (a superior) e mesmo assim basica. Depois disso vc instala outra barra, com os aplets que preferir.

Depois eu instalo o que eu quero: meu tema preferido, meus players , enfim escolho o que quero instalar.

OBS 1- esse método não instala o Ubuntu Studio completo, apenas o básico, pois o Ubuntustidio tem metapacotes para música, imagens ou videos, que não são instalados juntos.

OBS 2 – Pelo fato de ter usado “sudo apt-get dist-upgrade” no inicio do processo, quando vc terminar o seu sistema já vai estar atualizado.

se souber, poste também algum detalhe para melhorar meu modo de instalar.

E você, tem alguma forma diferente de instalar o Ubuntu? Poste aí …
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2010, 09:51 por advogama »
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 13:00 »
Legal, sempre uso o cd alternate e além disso removo pelo BootUP-manager o que não uso na inicialização, por exemplo bluetooh, dns-clean... Faça uma pesquisa do que é cada elemento que é inicializado e remova os que você não usa. Fica mais enxuto ainda o sistema.
Para instalar o BootUP-manager.
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install bumPara executá-lo digite num terminal:
Código: [Selecionar]
sudo bum
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 16:09 »
Eu instalo normalmente e depois arranco fora o que não preciso, já tenho o cd de instalação, instalo, atualizo, aí sim depois dessa atualização básica, colocando novos repositórios e tal é que eu começo a faxina. Mesmo pq eu uso Debian, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 22:09 »
Eu normalmente só troco o papel de parede e instalo o Wine, VLC, Ubuntu Restricted Extras e o plugin Java

Offline julianoazevedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2010, 11:59 »
Como sou um novo usuário do ubuntu, eu gosto de instalar normalmente e depois faço experiências com as minhas configurações e instalações: Inkscape, Vlc, Winff, DVD:rip, Scribus, entre outros
Linux, agora eu faço parte.

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2010, 13:14 »
Essa instalação é do tipo Arch Linux, você escolhe o que instalar, somente o que você precisa.

Bom, eu instalo o meu normalmente, não curto muito instalações "manuais". Quanto mais automatizado o processo, melhor.

Na instalação, a única coisa que mudo é o sistema de arquivos (Em vez do Ext4, eu uso o XFS, sempre.) e o Swap (1 GB).

Na pós-instalação, eu não costumo tirar nada, apenas instalar programas que eu uso muito (VLC, Liferea, Opera, Chrome...). Como uso o Linux Mint, não preciso instalar o Flash, nem os codecs habituais.  :D

Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2010, 13:39 »
valeu advogama eu sempre tive vontade de saber como era instalar pelo terminal. sentir o verdadeiro prazer de ser livre. até na hora de escolher as aplicações que eu quero e uso.
actualmente uso o lubuntu vem enxutinho, e depois ainda troquei aquilo que não gosto e pronto.
hoje estava pensando em abrir um tópico sobre este assunto. até mesmo de aconselhar novatos a começarem por uma derivada leve como o lubunto.
foi porque precisei de usar o nautilus e não o tinha instalado. comecei a pensar bom eu conheço uma solução para isso pois já li algo no forum, foi quando me veio a ideia. mas pronto o colega foi mais rápido. obrigado
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #7 Online: 03 de Maio de 2010, 00:11 »
Eu costumo instalar muitas coisas, não sou adepto de usar script prontos, apesar que alguns considero ser de fontes confiáveis, acho que um que não for bem reconhecido pode vir a danificar seu sistema.

Tive experiência com 4 ambiente de trabalhos, e que eu mais gostei foi o Gnome. Xfce e LXDE acho que faltam funcionalidades que gosto de utilizar. O KDE e LXDE não me agradam muito mais usabilidade.

Após instalado o Ubuntu 10.04 recentemente. A primeira coisa que faço é instalar pela Central de Programas do Ubuntu o que eu acho essencial:

Ubuntu restricted extras
plug-in sun java
adobe flash plugin

Depois começo a instalar os demais programas (muitos são firulas, os principais estão em negrito):

Acessórios:
Avant Window Navigator (barra estilo MAC)
Cairo-Dock (barra estilo MAC)
GConjugue (conjugação de verbo)
Screenlets (mini aplicativos para área de trabalho)
VirtualBox OSE (máquina virtual)
gworldclock (ver o horário em outras zonas de horário)

Internet:
Chromium Web Browser (Navegador Internet Chromium)

Jogos:
glchess (xadrez)
FTLK checkers (damas)
Bygfoot (gerenciador de futebol)
Tennix! (tênis)
Xmoto (moto)
Peg Solitaire (resta um)
Quatro-em-uma-linha
GNUBik (cubo mágico rubik)
Blobby Volley 2 (volei)
Chromium B.S.U. (aviãozinho)
dopewars (simulador do mercado de drogas)
Emilia Pinball
Extreme Tux Racer (pinguim montanha abaixo)
SuperTux (similar Mário Bros - tela não volta)
SuperTux 2 (tela volta)
Estou ainda para adicionar mais jogos...

Multímidia:
Cheese (webcam)
Extrator CDs de áudio
Ripador de DVDs Thoggen
OggConvert (converte arquivos de midia para formatos livres)
VLC (reprodutor de mídia) - tem uns DVDs só consigo reproduzir com ele.
gtk-recordMyDesktop (gravador da área de trabalho)
Ainda faço o falado pela Ajuda do Sistema:
"Se você quiser reproduzir DVDs protegidos, pressione Aplicativos ▸ Acessórios ▸ Terminal e digite o seguinte na tela que aparecer, seguido da tecla Enter:

sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh"

Sistema:
gISOMount (montador de imagem .iso e verificador de iso md5sun)

Camada wine (Camada de compatibilidade com Windows)

Preferências:  
Configurações avançadas de efeitos da área de trabalho - Gerenciador de Configurações CompizConfig (efeitos visuais diversos)

Adminstração:
ntfs (Ferramenta de configuração NTFS)

Retiro:
Mahjonng (jogo)
Sudoku gnome (jogo - pois já tenho FTLK Sudoku e não consigo apagar este sem apagar o jogo de damas)
« Última modificação: 09 de Maio de 2010, 05:19 por toso51 »
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2010, 08:04 »
Instalo normalmente e deixo tudo redondo depois faço um DVD de quick restore para clonar o hd para que se eu fizer alguma besteira todo o trabalho não seja perdido...

Se acontecer algo é só colocar o dvd e escrever e y e a mágica é feita...
« Última modificação: 03 de Maio de 2010, 08:09 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Tuxjanus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2010, 11:42 »
O Ubuntu por padrão instala vários pacotes, uma suite de escritório (openoffice), de Email (Evolurion), Gimp, Firefox, Gnome-games (vários joguinhos).

Você pode simplesmente não usar tudo isso, eu, por exemplo não uso o Gimp (nada contra o programa, que parece ótimo – mas eu não lido com imagens, no maximo um organizador – F-spot, Picasa). Também não uso Evolution, prefiro web-mail. Mesmo o firefox eu não tenho usado, utilizo o Crhome (acho muito mais leve). Claro que tudo isso é uma questão de gosto pessoal.

Por outro lado eu também não quero instalar um sistema do zero (que seria uma instalação mínima), até por que eu não saberia tudo que é preciso instalar para manter a segurança do sistema.

Daí eu instalo meu ubuntu assim.

Requisitos: 1 - Ter uma internet banda larga disponível, sem precisar configurar nada (um modem roteado ou uma rede conectada) - claro que daria para configurar em linha de comando, mas já seria outro post.
 2 - usar um CD do Ubuntu Alternate (pode ser xubuntu, kubuntu nbuntu).

A a partir daí instale assim:

1 – inicie pelo CD alternate.
2 - No prompt de inicialização, pressione F4 para abrir o submenu de instalação. Com o teclado, escolha instalar um sistema de linha de comando. (pode parecer que todo a instalação vai ocorrer em modo texto  mas isso não acontece, a instalação é normal, no mesmo ambiente gráfico – apenas depois da reinicialização vc vai ser logado em modo texto).

3 – ao final da instalação quando o sistema iniciar em modo texto faça seu login e digite:

sudo apt-get update

depois

 sudo apt-get dist-upgrade

depois

sudo apt-get install ubuntustudio-desktop


Depois de baixar o sistema vc vai ter um Ubuntu enxuto, no qual pode instalar o que os pacotes que preferir.

Pra se ter uma ideia, ele não instala nem mesmo as duas barras do gnome, apenas uma (a superior) e mesmo assim basica. Depois disso vc instala outra barra, com os aplets que preferir.

Depois eu instalo o que eu quero: meu tema preferido, meus players , enfim escolho o que quero instalar.

OBS 1- esse método não instala o Ubuntu Studio completo, apenas o básico, pois o Ubuntustidio tem metapacotes para música, imagens ou videos, que não são instalados juntos.

OBS 2 – Pelo fato de ter usado “sudo apt-get dist-upgrade” no inicio do processo, quando vc terminar o seu sistema já vai estar atualizado.

se souber, poste também algum detalhe para melhorar meu modo de instalar.

E você, tem alguma forma diferente de instalar o Ubuntu? Poste aí …


instalei o cd alternate pelo Unetbootin e estou tentando fazer a instalação manual. Mas ele não consegue montar o "CD"
Estou buscando um comando que me permita montar o Usb pelo Shell. Alguma coisa como
# sudo apt-usb add
Alguem pode me ajudar?
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 15:51 por Tuxjanus »

Offline Tuxjanus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2010, 01:07 »

instalei o cd alternate pelo Unetbootin e estou tentando fazer a instalação manual. Mas ele não consegue montar o "CD"
Estou buscando um comando que me permita montar o Usb pelo Shell. Alguma coisa como
# sudo apt-usb add
Alguem pode me ajudar?

respondendo a minha pergunta, o Usb Inicializável (Usb-creator-gtk) que vem com ubuntu conseguiu fazer o pendrive arrancar desta parte da instalação e reconheceu o "CD"
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 15:52 por Tuxjanus »

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2010, 09:44 »
Esse jeito que você falou é interessante. Eu só usei o Alternate no começo, quando estava aprendendo (ainda estou), quero dizer. Mas esse modo que você disse é mais customizável. Eu também não uso o Gimp, Evolution e outros programas que não me vem a memória, no momento. Deixo por não me incomodar e fica na máquina. O interessante é isso, no Ubuntu e no universo Linux. Isso é o que significa liberdade.

As pessoas quando ouvem dizer que um Sistema é livre ou free, pensam logo: é gratuito. Eu digo: mais ou menos e aí, já entra a política e o negócio desanda. Então evito, com certas pessoas a falar nesse assunto. O pessoal é muito ignorante ainda. A educação é tudo na formação de um país, um dia nosso país chega lá!
Bezerra.

Offline Tuxjanus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?
« Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2010, 15:59 »
Esse jeito que você falou é interessante. Eu só usei o Alternate no começo, quando estava aprendendo (ainda estou), quero dizer. Mas esse modo que você disse é mais customizável. Eu também não uso o Gimp, Evolution e outros programas que não me vem a memória, no momento. Deixo por não me incomodar e fica na máquina. O interessante é isso, no Ubuntu e no universo Linux. Isso é o que significa liberdade.

As pessoas quando ouvem dizer que um Sistema é livre ou free, pensam logo: é gratuito. Eu digo: mais ou menos e aí, já entra a política e o negócio desanda. Então evito, com certas pessoas a falar nesse assunto. O pessoal é muito ignorante ainda. A educação é tudo na formação de um país, um dia nosso país chega lá!

O único problema é que não pude instalar pela linha de comando, que era o motivo de eu ter buscado o Alternate cd. O tutorial que segui da GDH era de 2008 e os comandos obsoletos. Tentei instalar o gnome e foi impossível. E tive que desistir. Fiz a instalação completa com o alternate cd. E coloquei o Debian pra poder fazer isso que queria. "Costumizar" tudo mesmo  ;D ;)