Rede doméstica - já tentei mas não consegui.

Iniciado por jere2001, 21 de Fevereiro de 2010, 08:57

tópico anterior - próximo tópico

jere2001

Bom, eu tenho 2 PC's em casa, um principal, com 2 contas, 1 prá mim e outra prá minha esposa. E um PC secundário em outro comodo da casa, tbm com 2 contas uma prá mim e outra prá minha esposa.

No PC principal é um PC atual e se conecta a meu Modem-Roteador (D-link 2640t) através de conexão normal, cabo. Já o PC secundário é um PC mais limitado, é um P2 com 2 processadores de 266mhz e 360mb de memória, conecta-se a meu Modem-Roteador através de conexão Wireless (placa D-link DWA510).
Em minha antiga configuração Windows eu utilizava na máquina principal WinXP  e na secundária Win2K,  na máquina principal ficavam as pastas "Meus Documentos" minhas e de minha esposa. Na máquina secundaria eu criei contas prá mim e para ela e "setava" o windows 2000 prá buscar as pastas de Documentos na máquina WinXP. E em casa mantemos a política, sempre utilizamos a máquina secundaria somente se tiver alguém utilizando a principal. Desta forma as pastas de Documentos sempre ficavam disponiveis.

Agora cansado das dores de cabeça com software ultrapassado no Windows 2000 resolvi migrar a máquina secundaria para Xubuntu (9.10), e adorei o ganho de desempenho ficou muito acima do esperado. Resolvi migrar a principal para Ubuntu (9.10).
Tudo maravilha, menos um detalhe, os arquivos (trabalhos de faculdade, fotos, músicas e tudo mais) ficam na máquina principal e são inacessíveis através da secundária :-[.
A máquina secundária apesar de seu desempenho excelente acabou ficando relegada a um simples ponto de internet... :-\
Como todos falam maravilhas do desempenho do Linux em rede, resolvi meter a cara e tentar configurar minhas máquinas para trabalhar em rede.

Li este tutorial:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Configurando-NFS-+-NIS-(Ubuntu)/?pagina=5

Então pensei. Putz, legal! Dá prá eu instalar as contas na máquina principal e utilizar a secundaria apenas para acessar as contas da máquina principal.
Resultado, perdi meu sabado inteiro tentando configurar esses tais de NFS & NIS e o único resultado que consegui, foi que meu Xubuntu ficou imprestável (tive que formatar a máquina) :-X e na máquina principal (Ubuntu) não consigo mais acessar o Sinaptic através de minhas contas de usuário, somente através do root  :'(
Alguma boa e experiente alma poderia me passar uma "receita de bolo" de como montar a rede que estou querendo (utilizando o Ubuntu/Xubuntu 9.10)? Já garibei o Google, mas todos os tutoriais que encontro são ultrapassados ou faltam informações...

Desde já agradeço.
ASUS a7n8x-xe, Sempron 3300+, 2x 1GB Markvision DDR 400, 2x SAMSUNG HD080HJ (RAID0)
Audigy 2 ZS, Play TV Pró Ultra, Corsair vx450w, WinXP SP3
Ubuntu 10.04 (Dual Boot)

mcaldeira

Olá, estou com o mesmo problema que você. Exatamente igual. Tenho também dois pcs, um com o Ubuntu 9.10 e o outro com o Xubuntu (show de bola no meu pc velho). Também li o tutorial citado, mas como sou leigo, não consegui fazer nada (por sorte). Gostaria muito que alguém pudesse nos ajudar com uma luzinha... Eu até baixei um aplicativo chamado Avahi, e por ele, um pc "enxerga" o outro, mas não consigo me conectar. Acho que tenho que mudar minhas configurações de rede, colocando um ip estático, mas na hora de fazer isso eu me embanano todo e não sei como fazer isso.
Boa sorte. Quem conseguir primeiro ajuda o outro...

zekkerj

NFS/NIS não são pro usuário comum, muito menos pra uma ou duas máquinas.

Se quer uma sugestão, configure o Samba nas duas máquinas e seja feliz.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

mcaldeira

Citação de: zekkerj online 17 de Março de 2010, 23:43
NFS/NIS não são pro usuário comum, muito menos pra uma ou duas máquinas.

Se quer uma sugestão, configure o Samba nas duas máquinas e seja feliz.
Beleza. Mas, desculpe-me pela minha ignorância, como se faz isso? Os tutoriais que tem por ai só falam de uma rede Ubuntu X Windows, e não de uma rede Ubuntu X Ubuntu.

zekkerj

Imagine uma terceira máquina, windows. Configure as suas duas máquinas Ubuntu pra falar com essa mesma máquina windows imaginária.

Ao final, as máquinas Ubuntu vão poder falar uma com a outra.  8)
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jere2001

Tá mas afinal, usando o Samba conseguirei logar na minha máquina antiga (com xubuntu) utiliando meu usuário da máquina principal (ubuntu)?
Afinal é este o resultado que eu quero. Quero que quando eu logue na máquina antiga (com xubuntu) eu possa clicar na pasta Documentos e acessar a mesma pasta que eu acessaria utilizando a máquina principal...
E o mais importante, como fazer isso com o Samba, pois da mesma forma que achar tutoriais sobre esse assunto com NIS/NFS é difícil, eu tbm nunca achei tutorial nesse sentido para o SAMBA...
ASUS a7n8x-xe, Sempron 3300+, 2x 1GB Markvision DDR 400, 2x SAMSUNG HD080HJ (RAID0)
Ubuntu 10.04 (Dual Boot)

zekkerj

jere2001

Logar prá mim é digitar meu nome de usuário, minha senha e... Logar  ::)

Porém quero logar na minha máquina secundária utiliando o mesmo usuário que utilizo na máquina principal.
Ubuntu 10.04 (Dual Boot)

Adriano R.N.

Camara, boa tarde!
Não encontrei o link que utilizei quando montei minha rede, porém, é melhor você pesquisar por ssh, com isso você irá acessar as pastas da máquina "servidor" com facilidade e velocidade. Para administrar uma máquina a partir de outra, na mesma rede, use o visualizador de área de trabalho remota (Aplicativos>internet) antes vá em sistema>preferências>área de trabalho remota e dê permissão.
Desculpe-me não passar os link's com mais detalhes.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

jere2001

Gostaria de informá-los que finalmente consegui por minha rede pra funcionar, e foi através de NFS/NIS o problema todo (acredito eu) estava no Firewall da máquina principal...

Bom vou explicar-lhes tudo o que aconteceu, quem sabe pode ser útil a alguém.

Pra começar instalei o Ubuntu e o Xubuntu 10.04. Tentei o samba, mas como vc's viram pelos meus últimos post's não obtive sucesso, resolvi tentar novamente a configuração NFS/NIS e para meu espanto funcionou!
Reformatei na hora as duas máquinas (com medo que qualquer resto do SAMBA pudesse prejudicar o desempenho). Montei o NFS/NIS conforme o tutorial supracitado, porém desta vez eu tive o capricho de entrar na config do meu roteador (D-Link D2640T) e configurar que os ip's que uso fiquem setados nas minhas máquinas através do endereço MAC, dessa forma eu tenho certeza que o pc principal (Ubuntu) sempre irá ter o ip X e que o pc secundário sempre irá ter o ip Y.
Aliás na minha ingenuidade setei o "exports" da seguinte forma como política de segurança:
Citar/home/ "ip da maquina cliente"(rw,sync,no_root_squash)
Minha linha de raciocínio está correta, apenas o ip que quero irá acessar minhas pastas compartilhadas? Afinal como setei no roteador que apenas o endereço MAC tal terá o ip Y, estou correto? É uma política legal?
Depois de tudo montado funcionou impressionantemente bem, com um único porém, alguns aplicativos (principalmente os navegadores WEB) ficaram absurdamente lentos :-X, reparei que utilizando a conta ROOT tudo funcionava normalmente, a navegação era tão rápida quanto a máquina secundária pode ser.
Deduzi que o problema é que os navegadores puxam as suas configurações e seu respectivo cache através da pasta home principal na rede.
Pra resolver o problema editei o fstab (aliás agora estou apaixonado por esse arquivo de configuração, se alguém puder me indicar um tutorial bem aprofundado sobre o fstab eu agradeço, quero conhecer melhor esse super aquivo de configuração do linux).
Editei a pasta /home do pc Xubuntu e adicionei pastas com os mesmos nomes das pastas dos usuários que eu importo do pc Ubuntu, com suas respectivas permições de acesso.
E editei o fstab da seguinte forma:

Ao invés de utilizar:

Citarxxx.xxx.xxx.xxx:/home   /home   nfs   rw,bg,tcp,rsize=32768,wsize=32768,hard,nointr,nolock,noac,timeo=600,user,auto   0    0

Utilizei:

Citarxxx.xxx.xxx.xxx:/home/usuárioX/Documentos   /home/usuárioX/Documentos   nfs   rw,bg,tcp,rsize=32768,wsize=32768,hard,nointr,nolock,noac,timeo=600,user,auto   0   0

E assim por diante apenas nas pastas que me interessam importar (Documentos, Imagens, Músicas, Vídeos e Downloads) dos usuários que utilizo para trabalhar (meu usuário e o de minha esposa).

Tá certo é chato que as config's e favoritos do Chrome e outros aplicativos não possam ser compartilhadas entre as das máquinas, porém agora a rede está totalmente funcional e minha esposa e eu podemos fazer nossos trabalhos de Faculdade sem ficar brigando pra trabalhar na máquina principal (Ubuntu).

Agora só me resta aprender mais sobre o FSTAB e sobre o IPTABLES para melhorar a eficiência e segurança da rede, mas já estou bastante satisfeito com o resultado obtido. Se bem que acredito que dê para configurar o Firewall através de meu roteador, dizem que o Firewall do 2640T é muito bom, mas não consigo entender sua config ???.
Ubuntu 10.04 (Dual Boot)