Autor Tópico: \\Mapear unidade de rede em servidor Windows  (Lida 8208 vezes)

Offline wendelmineiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
\\Mapear unidade de rede em servidor Windows
« Online: 18 de Fevereiro de 2010, 10:57 »
Olá, bom dia a todos. Estou gerenciando uma rede Linux no laboratório da minha da escola onde trabalho. A distruibuição é a seguinte: um computador servidor de pastas e arquivos que se encontra com Windows XP (SP3) e mais 13 máquinas que estão instaladas a última versão do  Ubuntu. O que quero saber é como cada estação de trabalho pode puxar uma pasta que está compartilhada no computador com o Windows? Digo isto por que já instalei o Samba e no servidor (Windows) consigo enxergar pastas criadas nas estações com Linux, mas o processo contrário eu não conseguigo, ou seja, através de uma estação que se encontra com usuario que tem privilégios limitados acessar a pasta no servidor Windows. Apesar de a opção de compartilhamento estar ativa para o usuario em questão. No aguardo de uma resposta ou demais explicações, desde já agradeço.

Offline bruno_moita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
  • Conhecimento é poder
    • Ver perfil
    • Minhas experiências nos estudos para LPI
Re: \\Mapear unidade de rede em servidor Windows
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 11:47 »
Pesquise o comando smb.

Acredito que smb:\\ip_do_compartilhamento\pasta acesse o seu compartilhamento.

Certifique-se que tem permissões suficientes na pasta compartilhada.
Bruno Simões
MSN: brunosimoes@gmail.com
Blog: http://brunopintosimoes.blogspot.com/

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: \\Mapear unidade de rede em servidor Windows
« Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 13:50 »
A forma que utilizava era montar a partição Windows dentro do arquivo /etc/fstab. Assim para acessar a pasta Windows bastaria entrar em um diretório (ex: /mnt/maquinaX)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: \\Mapear unidade de rede em servidor Windows
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 14:53 »
Tem que ver se as permissões no Windows também estão configuradas corretamente. Principalmente o Windows XP te engana um pouco na hora de fazer o compartilhamento de arquivos.
Você tem que desabilitar o compartilhamento simples de pastas nas opções do Windows Explorer para poder configurar de maneira mais simples as permissões.

Quanto à abrir pelo linux, se você não precisa sempre, é mais fácil fazer como o primeiro colega falou.
smb://ip_da_maquina/compartilhamento

Se tiver que estar sempre aberto, é mais fácil mapear pelo fstab.

Abraços!
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline wendelmineiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: \\Mapear unidade de rede em servidor Windows
« Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 15:00 »
Obrigado a todos que responderam. Então vou tentar fazer aqui conforme  as explicações dadas. No servidor com Windows marquei a opção de Controle Total para os todos os usuarios, privilégio de leitura e escrita. No caso em questão, digamos que sempre vou precisar da pasta devido aos professores e alunos usarem. Bom mãos a obra. Coloquei todos no mesmo grupo, no caso então, terei que trabalhar com IP fixo em todas as máquinas???

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: \\Mapear unidade de rede em servidor Windows
« Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 15:06 »
É melhor pois pode ser atribuído outro ip através do dhcp.
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline wendelmineiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: \\Mapear unidade de rede em servidor Windows
« Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 16:37 »
Vamos a algumas considerações. Depois que coloquei o ip fixo nas máquinas não estava conseguindo "pingar" no servidor através das estações de trabalho. Verifiquei que o Firewall do Windows estava bloqueando, enfim consegui solucionar isto, está "pingando" normal agora. Acredito que eu deva estar digitando errado alguma coisa. A rede está configurada da seguinte maneira. O ip do roteador é 192.168.0.254, ou seja em todas as maquinas coloquei tanto o Gateway quanto o Servidor DNS apontando pra ele. O IP do servidor com Windows é 192.168.0.1 e as maquinas com linux seguem a sequencia 192.168.0.2, 192.168.0.3 e assim por diante. No caso seguindo o que vocês escreveram, coloque uma pasta compartilhada dentro do Disco C do Windows que se chama Teste. Então o que devo digitar no Terminal do Linux é smb://192.168.0.1/Teste ???
No caso tenho que especificar que a pasta está no Disco C ???? Desde já agradeço.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2010, 16:48 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline wendelmineiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: \\Mapear unidade de rede em servidor Windows
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 16:20 »
Ok, obrigado pela(s) resposta(s), vou tentar aqui...flw...t++