VPN no Ubuntu não recebe IP.

Iniciado por martinelli, 05 de Fevereiro de 2010, 19:55

tópico anterior - próximo tópico

martinelli

Prezados

Gostaria de pedir uma ajuda. Estou tentando para de usar drogas como Windows  ;), e, para isso, após instalar com muito sucesso o Ubuntu 9.10, estou necessitando de só mais uma coisa, a VPN. Eu trabalho muito de casa e por isso ela está me fazendo uma tremenda falta.

Eu consegui instalar o KVPN e importei o arquivo "pcf" da Cisco que traz todas as informações. Ele conecta com sucesso, mas quando tento simplesmente pingar minha estação de trabalho, vejo que não recebi nenhum IP compatível com os que a empresa possui. E não encontro nenhum interface "ppp" quando digito "ifconfig -a". Sendo assim, nem mesmo tenho como elaborar um comando "route" para adicionar uma rota.

Tenho outro amigo que converti para o Ubuntu e ele consegue conectar sem qualquer problema. Comparei os pacotes instalados e, a princípios, tenho os mesmos que ele.

Alguém saberia me dizer o que está acontecendo?

Obrigado,
Gustavo Gobi Martinelli

zekkerj

É Ubuntu mesmo??? Pq o "kvpn" é um pacote do Kubuntu, exige o KDE...

Seguinte, vc citou que sua VPN é Cisco, então vc deve estar usando o vpnc.

Tente ver se há esse processo rodando em sua máquina, e ver se há alguma mensagem dele nos logs do sistema.

Tente ver também na máquina de seu amigo se há alguma pista pra te ajudar: veja as interfaces criadas, como pppN, tunN, etc, veja os processos rodando, veja os logs do sistema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

martinelli

Zekkerj

É Ubuntu sim, mas como eu soube que o KVPN importava arquivos PCF, instalei ele normalmente pelo Synaptic sem qualquer problema. E pior, meu amigo também fez isso. ;D

Vou fazer o que você falou, mas o fato de eu não ter nenhuma interface "ppp" não significa que esqueci de algo?

Obrigado pela resposta.
Gustavo

zekkerj

Citação de: martinelli online 06 de Fevereiro de 2010, 11:23Vou fazer o que você falou, mas o fato de eu não ter nenhuma interface "ppp" não significa que esqueci de algo?

Não. O OpenVPN também não abre interface ppp, ele abre interface túnel ("tun0").
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

martinelli

Zekkerj

Eu desinstalei tudo relacionado a VPN no meu micro e instalei somente os pacotes vpnc, network-manager-vpnc e o kvpnc.

Agora, pelo menos a interface tun0 aparece após eu digitar ifconfig -a. Segue abaixo.

tun0   Link encap:Não Especificado  Endereço de HW 00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00 
          POINTOPOINT NOARP MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:500
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

Contudo, mesmo assim, continuo com o mesmo erro de não conseguir achar nada na rede após o Kvpn conectar com sucesso. Pensei em adicionar uma rota, pois é a solução na maioria desse tipo de problema. Só que não vejo qual IP foi atribuído.

Alguém teria alguma ideia?  ???

Obrigado.
Gustavo Martinelli

martinelli

Pessoal

Matei a charada. Vi os logs do KVPN e achei estranho um erro que estava sendo apresentado. Daí abandonei essa ideia de usar o KVPN no Gnome.

Então iniciei umas buscas no google e achei um script chamado pcf2vpnc, que é um script que converte um arquivo de configuração .PCF para outro o .CONF do vpnc. O link segue abaixo. Ele contém um tutorial bem legal.

http://www.ubuntugeek.com/how-to-setup-cisco-vpn-using-vpnc-ubuntu-jaunty-9-04.html

DICA: se sua VPN é Cisco, não quebre a cabeça, exporte as configurações para um arquivo .PCF.

Agora estou feliz e tranquilo acessando minha estação de trabalho e conseguindo, finalmente, fazer Home Office. Minha estação de trabalho é Windows XP, e pelo programa Remotedesktop Client estou acessando sem qualquer delay. Parece realmente que estou na minha máquina. Muito Bom!

Zekkerj, valeu pela atenção! A partir da sua dica do tun0 que comecei a desconfiar que o KVPN poderia ser o problema.

Abraços,
Gustavo Martinelli