Autor Tópico: Problema com o Network Manager (Resolvido)  (Lida 7438 vezes)

Offline mateusdr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Problema com o Network Manager (Resolvido)
« Online: 03 de Fevereiro de 2010, 17:40 »
Procurei por algo parecido no forum, mas não encontrei. O meu problema é o seguinte: Eu tenho uma conexão ADSL no meu Ubuntu 9.10 e eu consigo conectar na internet e utilizar qualquer serviço que dependa dela normalmente. Mas o estranho é que o ícone do Network Manager indica que não há nenhuma conexão sendo feita. Quando clico com o botão direito e vou em "Informações da conexão" aparece a seguinte mensagem: "Erro ao exibir informações de conexão: Nenhuma conexão ativa e válida localizada!"
O que está acontecendo?

Se ajudar:
Código: [Selecionar]
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:1e:ec:56:c0:29  
          endereço inet6: fe80::21e:ecff:fe56:c029/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:359678 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:298446 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:310996147 (310.9 MB) TX bytes:40486678 (40.4 MB)
          IRQ:18

lo        Link encap:Loopback Local  
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:92 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:92 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:7042 (7.0 KB) TX bytes:7042 (7.0 KB)

ppp0      Link encap:Protocolo Ponto-a-Ponto  
          inet end.: 189.41.152.48  P-a-P:200.225.196.100  Masc:255.255.255.255
          UP POINTOPOINT RUNNING NOARP MULTICAST  MTU:1492  Métrica:1
          pacotes RX:358550 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:297640 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:3
          RX bytes:301599783 (301.5 MB) TX bytes:32696393 (32.6 MB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:22:69:1d:5f:94  
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

wmaster0  Link encap:Não Especificado  Endereço de HW 00-22-69-1D-5F-94-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00  
          UP RUNNING  MTU:0  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

Abraço.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2010, 13:36 por mateusdr »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com o Network Manager
« Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 23:21 »
Citar
O que está acontecendo?
O que está acontecendo é que você usou o "pppoeconf" pra configurar sua conexão. Isso cadastrou tanto a interface eth0 quanto a conexão adsl no arquivo "/etc/network/interfaces", o que faz com que o o NM considere tanto a interface qto a conexão como "não gerenciáveis".

Ou seja: tudo funcionando conforme o planejado. ;)

Se isso te incomoda, posso te ensinar a fazer o NM mostrar essas conexões.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mateusdr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Problema com o Network Manager
« Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 12:40 »
Realmente eu configurei com o "pppoeconf". E de certa forma isso me incomoda sim, hehe.
Como faço pra mostrar essas conexões?

Abraço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com o Network Manager
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 13:16 »
Então edite o arquivo "/etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf" e procure o trecho abaixo:

Código: [Selecionar]
[ifupdown]
managed=false

Mude de "false" para "true" e reinicie o serviço network-manager (ou o computador).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: Problema com o Network Manager (Resolvido)
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 17:12 »
Não precisei do "pppoeconf" para usar minha conexão ADSL. Bastou ligar meu note já conectado ao modem ADSL, que já estava ligado, e pronto. Se não me engano, o DHCP cuidou de tudo. Para mim, isso foi muito cômodo. Detalhe: nunca vi essa alternativa para me conectar em meu "finado" PC. Sempre precisei do "pppoeconf".

Fiquem com Deus.
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com o Network Manager (Resolvido)
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 10:00 »
Não precisei do "pppoeconf" para usar minha conexão ADSL. Bastou ligar meu note já conectado ao modem ADSL, que já estava ligado, e pronto. Se não me engano, o DHCP cuidou de tudo. Para mim, isso foi muito cômodo. Detalhe: nunca vi essa alternativa para me conectar em meu "finado" PC. Sempre precisei do "pppoeconf".

Fiquem com Deus.

Seu modem está roteado. Isso simplifica a conexão, mas complica um pouco se vc precisar de serviços como torrent ou amule.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Problema com o Network Manager
« Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2010, 18:40 »
Caros,
eu tenho o mesmo problema aqui.
Mas, a dica do zekker não funcionou...
Eu continuo sem conseguir gerenciar a minha eth0. Apenas a eth1 pode ser gerenciada.
Alguem tem mais alguma dica???

Grato,

Silva.

Então edite o arquivo "/etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf" e procure o trecho abaixo:

Código: [Selecionar]
[ifupdown]
managed=false

Mude de "false" para "true" e reinicie o serviço network-manager (ou o computador).
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com o Network Manager (Resolvido)
« Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2010, 22:14 »
Dê mais detalhes.

Conexão ADSL? Qual? Ligada na eth0 ou na eth1?

Aliás, pq vc tem 2 interfaces eth?

Modem roteado?

Fez a configuração manualmente? Pode postar seu arquivo "/etc/network/interfaces"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Problema com o Network Manager (Resolvido)
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2010, 09:52 »
Uma das placas de rede (eth0) é onboard, a qual estava desativa e resolvi criar a conexão banda larga nela.
Na eth1 eu uso a conexão com com um router wireless (EW-7209PAG) que está como cliente wireless. Essa conexão eu compartilho com outros 3 PCs.
O meu provedor sugeriu que eu criasse essa conexão banda larga para que eles me liberassem mais banda pois hoje tenho apenas 256Kbps e solicitei mais banda. Porem não funcionou a conexão banda larga e eu gostaria de liberar a eth0 para conectar um ATA. Já não me interessa mais a conexão banda larga pois estamos resolvendo de outra forma. Mas, não estou conseguindo libera-la.

[]'s,

Silva.



Dê mais detalhes.

Conexão ADSL? Qual? Ligada na eth0 ou na eth1?

Aliás, pq vc tem 2 interfaces eth?

Modem roteado?

Fez a configuração manualmente? Pode postar seu arquivo "/etc/network/interfaces"?
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema com o Network Manager (Resolvido)
« Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2010, 11:12 »
Citar
Na eth1 eu uso a conexão com com um router wireless (EW-7209PAG) que está como cliente wireless. Essa conexão eu compartilho com outros 3 PCs.
Não consegui pesquisar sobre esse aparelho (maldita conexão). É um roteador, mesmo, ou um AP-router? Ele tem porta WAN? Portas LAN?

Como vc faz esse compartilhamento com os outros PCs? Cada um tem seu próprio IP público, ou todos pegam IP de rede privada?

Citar
O meu provedor sugeriu que eu criasse essa conexão banda larga para que eles me liberassem mais banda pois hoje tenho apenas 256Kbps e solicitei mais banda. Porem não funcionou a conexão banda larga
O que vc chama, exatamente, de "conexão banda larga"? Que procedimento vc fez para tentar criá-la? Foi no Gerenciador de Redes, ou no terminal?

Citar
eu gostaria de liberar a eth0 para conectar um ATA.
Não tem como vc conectar o ATA diretamente no router wireless? Se for falta de porta LAN, você pode usar um mini-switch pra liberar mais portas.

Citar
Já não me interessa mais a conexão banda larga pois estamos resolvendo de outra forma. Mas, não estou conseguindo libera-la.
Liberá-la, a quem? Vc não consegue liberar mais banda, ou não consegue remover a configuração que criou a tal "conexão banda larga"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Problema com o Network Manager (Resolvido)
« Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2010, 15:24 »
Caro zekkerj,
I am so sorry!!! hehehe...
Citar
Na eth1 eu uso a conexão com com um router wireless (EW-7209PAG) que está como cliente wireless. Essa conexão eu compartilho com outros 3 PCs.
Leia-se Edimax EW-7209APG
Não consegui pesquisar sobre esse aparelho (maldita conexão). É um roteador, mesmo, ou um AP-router? Ele tem porta WAN? Portas LAN?
Possui uma porta WAN e 4 portas LAN. A WAN funciona como servidor DHCP e distribui os IPs para os micros da minha rede.

Como vc faz esse compartilhamento com os outros PCs? Cada um tem seu próprio IP público, ou todos pegam IP de rede privada?

Citar
O meu provedor sugeriu que eu criasse essa conexão banda larga para que eles me liberassem mais banda pois hoje tenho apenas 256Kbps e solicitei mais banda. Porem não funcionou a conexão banda larga
O que vc chama, exatamente, de "conexão banda larga"? Que procedimento vc fez para tentar criá-la? Foi no Gerenciador de Redes, ou no terminal?
Eu criei a a conexão em terminal com o comando "sudo pppoeconf eth0".

Citar
eu gostaria de liberar a eth0 para conectar um ATA.
Não tem como vc conectar o ATA diretamente no router wireless? Se for falta de porta LAN, você pode usar um mini-switch pra liberar mais portas.
Eu já o conectei a uma das portas LAN do AP/Router mas, ele não conecta aos servidores sip.

Citar
Já não me interessa mais a conexão banda larga pois estamos resolvendo de outra forma. Mas, não estou conseguindo libera-la.
Liberá-la, a quem? Vc não consegue liberar mais banda, ou não consegue remover a configuração que criou a tal "conexão banda larga"?
Liberar a eth0 removendo a conexão banda largapara que possa conectar o ATA nela com outro IP estático na eth0.
« Última modificação: 24 de Junho de 2010, 15:26 por py8elo »
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164