Autor Tópico: [Resolvido] Ubuntu 9.04 ou trava, ou fica sem som.  (Lida 2473 vezes)

Offline anderson-z.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
[Resolvido] Ubuntu 9.04 ou trava, ou fica sem som.
« Online: 02 de Fevereiro de 2010, 23:17 »
Oi, pessoal.

Recentemente instalei o ubuntu 9.04. A instalação ocorreu normalmente, e a inicialização também. Fiz a atualização pelo gerenciador de atualizações, e tudo maravilha. Porém após alguns minutos de uso constatei que o sistema travava. A tela congelava, o caps lock não acendia e os atalhos não respodiam (alt + f2, alt + crtl + f1). No entanto o atalho “alt + sysrq + b” funciona, podendo então reiniciar o pc. Passei a pesquisar nos fórum da gdh, linux brasil e na comunidade nacional e em inglês.

Achei os parâmetros de inicialização aqui no site (que por sinal ajudaram muito!!), entrei nos links e sub-links. Cai no site da gdh, e aprendi a inserir os parâmetros de inicialização no grub pelo terminal (sudo gedit /boot/grub/menu.lst). Testei um a um, e vi que as vezes funcionava; outras vezes, não.

Porém passei a suspeitar do ACPI, e quando eu colocava “acpi=off”, o laptop não travava mais. Pesquisando ainda mais descobri no site do wiki.ubuntu que eu podia ainda mais isolar o bug do ACPI, testei todos os parâmetros ali isoladamente, e logo funcionou comigo “acpi=ht.”

https://wiki.ubuntu.com/DebuggingACPI

O computador passou a ser mais estável travando muito raramente, porém perdi o som! Não estava mais disponível o som ALSA para mim, e apenas ficava o PulseAudio vazio. Mas quando eu retiro o parâmetro, deixando tudo “normal” o som reaparece e os travamentos recomeçam.

Pesquisei novamente em outros sites, e achei umas coisas malucas por aí... rs. Alguns com um problema de travamento parecido com o meu, quando colocava “acpi=ht” resolvia o problema e o som ficava ainda disponível! E comigo acontece justamente o contrário!

Alguns tópicos sugeriam aos usuários  entrarem como root no terminal, e reiniciar o ALSA digitando “alsaconf”. Fiz isso então, e nada! O terminal me retornava dizendo: “bash: alsaconf: comando não encontrado” ou quando digito “sudo /etc/init.d/alsa-utils start”, retorna um monte de coisas e me diz que não tem soundcard.

Apenas pra confirmar, eu tenho o “alsa-base, alsa-utils, libasound2, libasound2-plugins e libesd-alsa0,” instalados aqui (bom é o que o synaptics diz... rs)

Enfim não sei mais o que fazer... Como ultima tentativa, testei o live do Ubuntu 9.10, e só funciona sem travamentos quando o parametro “acpi=ht” é inserido, e eu novamente fico sem som...

Novamente para refrizar, o pc trava quando roda sem nenhum parâmetro, e fica sem som quando tem "acpi=ht ou acpi=off"

Somebody help me, please!
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2010, 22:04 por anderson-z. »

Offline anderson-z.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 ou trava, ou fica sem som.
« Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 02:53 »
Caraca, caraca, caraca!!! Funcionou! É muita sorte!! O que aconteceu:

Depois de ter postado, passei a procurar no google termos em inglês, coisas do tipo “not sound with acpi=ht”. Achei alguns resultados, e de link em link me encaminharam para:

https://help.ubuntu.com/community/HdaIntelSoundHowto

Fiz a primeira parte do procedimento, porém sem sucesso – ao digitar os comandos no terminal aparecia que eu não tinha soundcard. Então retirei o parâmetro “acpi=ht” que estava no boot, reiniciei, entrei novamente no site, refiz o procedimento, e vi qual era a minha placa.

Nesse ponto, eu pensei: “bom... daqui a uns 5 min o pc vai travar...”. Então, recoloquei o parâmetro “acpi=ht”, salvei, fechei. Do nada resolvi dar um “update-grub” no terminal. Passou 5 min, não deu outra, o pc travou! Reiniciei com o “alt + sysqr + b”, esperei inicializar... pra minha surpresa escutei o som de entrada do ubuntu! Fiquei feliz pra caraaaaaalho! Não acreditei no que eu ouvi... verifiquei o grub, e estava lá o parâmetro ainda. Decidi reiniciar pra ver se eu não tinha ficado louco de vez! rs... e... voltou com som!!! ^^ hahahaha

O q será que aconteceu?

Bom, de qualquer forma, passei aqui de volta pra compartilhar isso! Todos os minutos que passam agora, eu to de dedo cruzado, torcendo para que ele não trave de volta, ou fique sem som... hahahaha (já se passaram 30 min, e não travou! ^^)
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2010, 22:02 por anderson-z. »

Offline anderson-z.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 ou trava, ou fica sem som.
« Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 17:31 »
Reinstalei o sistema operacional hoje de manhã, refiz o procedimento, e não consegui mais o mesmo efeito.

Tive a idéia de que o carregamento do som é afetado pelo parâmetro "acpi", então se eu consegui carregar o som antes do sistema aceitar o parâmetro "acpi=off", talvez eu consiga estabilidade e som ao mesmo tempo. O problema é como que faz isso?

Alguém tem alguma outra idéia?

Help!

Offline anderson-z.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 ou trava, ou fica sem som.
« Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 22:03 »
Voltou a funcionar aqui. Refiz o procedimento, esperei desta vez travar para reiniciar, e deu certo. Acho que agora está resolvido. ;)