Autor Tópico: Gravei cd de dados no Ubuntu, mas o winxp não lê ( Resolvido)  (Lida 7639 vezes)

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Gravei cd de dados no Ubuntu, mas o winxp não lê ( Resolvido)
« Online: 01 de Fevereiro de 2010, 14:37 »
Bem achei melhor postar aqui, caso não seja o fórum apropriado, favor mover.

Pessoal, minha dúvida é o seguinte:

Gravei un cd de dados com dicas do Ubuntu, videos do youtube, musicas,links colados e copiados ,etc.

No Ubuntu 9.04 esta lendo legal , porém tentei ler esse cd no winxp e não consegui, fica dizendo que é incompativel e coisa e tal.

Gostaria de uma dica para resolver esse impasse , como posso converter esses arquivos.

Muitos são arquivos :

Tipo de arquivo: Texto do OpenDocument

Extensão de arquivo: . odt

Arquivos em PDF uns abrem outros não.

Não sei se me fiz entender direito.

Musicas ? não abre com o WMP ,mas algumas abriram com o Nero Showtime.

Wallpaper abriram.

OBS: gravei com o Braseiro.


Abraços.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2010, 14:09 por jcgarces »
Botafogo de Coração

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Gravei cd de dados no Ubuntu, mas o winxp nãolê
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 14:43 »
Talvez você tenha esquecido de colocar as extensões nos arquivos. O Windows reconhece os arquivos não pelo tipo MIME, como no Linux, mas pela extensão. Ou então seu CD foi gravado em outro sistema que não ISO9660 nem Joliet.

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Gravei cd de dados no Ubuntu, mas o winxp nãolê
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 14:51 »
Talvez você tenha esquecido de colocar as extensões nos arquivos. O Windows reconhece os arquivos não pelo tipo MIME, como no Linux, mas pela extensão. Ou então seu CD foi gravado em outro sistema que não ISO9660 nem Joliet.

Não entendi.

Dei uma olhada nos arquivos e vi que todos tem extenção:

Wallpaper .jpg
tutorial .html ;.mht

Alguns pdf
Alguns odt
 Tenho com modificar essas extenções.

Abraços.
Botafogo de Coração

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: Gravei cd de dados no Ubuntu, mas o winxp nãolê
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 16:43 »
Gravei un cd de dados, porém tentei ler esse cd no winxp e não consegui.

Tente gravar com o k3b, após clicar em Gravar, na aba Sistema de arquivos, opção Sistema de arquivos, selecione Linux/Unix + Windows

Abraço,
Kan
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2010, 16:52 por Kan »
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Gravei cd de dados no Ubuntu, mas o winxp nãolê
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 20:21 »
Não tenho um CD virgem em mãos para acessar o menu de gravação agora, mas o Brasero também possui a opção de compatibilidade da citação acima sobre o K3B, verifique se ela está marcada, o menu que eu me refiro é o de confirmação de gravação, nas opções onde pode-se escolher as velocidades ou se você prefere deixar o CD aberto ou não para futuras gravações.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Gravei cd de dados no Ubuntu, mas o winxp nãolê
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 23:20 »
Primeira solução odt:
Para abrir arquivos odt basta instalar o broffice no windows e após a instalação quando for abrir o arquivo antes de fechar o arquivo escolha salvar como doc que é o padrão do word, com isso será convertido para o padrão do office do windows. Ou deixe como odt afinal você já terá o broffice.
site para baixar broffice para windows:
http://www.broffice.org/download
Segunda solução músicas e vídeos:
Videos do youtube geralmente estão em flv, instale no windows o VLC player que lerá quase todos os formatos de vídeos e músicas, pode instalar também o winamp (só músicas).
site para baixar vlc:
http://www.videolan.org/vlc/download-windows.html
site para baixar winamp:
http://www.winamp.com/
Terceira solução para visualizar alguns pdfs que só são lidos no linux:
Baixe o gsview que solucionará esse problema para pdfs que o adobe não lê no windows:
site para baixar:
http://superdownloads.uol.com.br/download/38/gsview/

Só ira demorar um pouco mais para baixar o broffice que é grande o pacote para download, o restos são leves.
Aplicativos como o vlc e winamp são muito superior ao windows media player, o broffice ainda não está a altura do word que é uma aplicação comercial (mas que todo mundo pirateia) mas está ficando cada vez melhor.
Uma pergunta:
Porque gravou cd de dados se é muito mais fácil usar uma pendrive para transportar arquivos comuns?
Ou melhor poderia usar o O ext2fsd, no meu ponto de vista, é a melhor solução porque seu "windows" enxergará o linux. Por exemplo existe a partição C: existirá a F: do linux.

site para baixa o ext2fsd:
http://www.ext2fsd.com/?page_id=16

Só lembrando que funcionará se seu ubuntu estiver formatado em ext2 ou ext3, não funcionará se ele em ext4 porque é um sistema de arquivo ainda novo.
tutorial de como instalar o ext2fs:
http://tutorial-info-dica.blogspot.com/2009/10/tutorial-aceder-particoes-do-linux_20.html

Não tem de quê estamos aqui para isso mesmo.

Não entendi a lógica dos colegas acima em responder, visto que, a dúvida do colega não era quanto a gravação ou tipo de gravação, e sim com respeito a formatos de arquivos que o linux lê normalmente e o rwindows não.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2010, 00:05 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Gravei cd de dados no Ubuntu, mas o winxp nãolê
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 00:16 »
Fiz outra gravaçao com a dica do amigo  Kan e observando  a informação do Polaco e não resolveu. Ficou da mesma maneira.

Vou tentar fazer o tutorial do ucastrobr e depois dou retorno.


Citar
Uma pergunta:
Porque gravou cd de dados se é muito mais fácil usar uma pendrive para transportar arquivos comuns?

Poque não tenho pendrive,ehehehehe.


Abraços.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2010, 00:25 por jcgarces »
Botafogo de Coração

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Gravei cd de dados no Ubuntu, mas o winxp nãolê
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 01:20 »
Opa voltando e dando uma resposta.

Primeira solução odt: Funcinou

Segunda solução músicas e vídeos: funcionou , depois vi que também funciona no RealPlayer

Terceira solução para visualizar alguns pdfs que só são lidos no linux: gsview não funcionou , só dois arquivos não abriram , deve ser essses que só é lido pelo Linux.

Outra coisa, uso dual boot com Ubuntu em ext3, se entendi bem esse novo sistema de arquivo NÃO mudaria o meu sitema atual , é isso?

Depois vou dar uma estudada com mais carinho nisso.

Obs: essa solução seria apenas para o meu pc. Não tem uma for de fazer esse cd e ser visto normalmente em outro sitema sem ter que instalar esses progrmas?

Abraços.

Botafogo de Coração