Autor Tópico: Como Instalar pacotes no Karmik Koala sem internet  (Lida 3197 vezes)

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Como Instalar pacotes no Karmik Koala sem internet
« Online: 29 de Janeiro de 2010, 19:38 »
Tenho muito pouca experiência em linux. Há 2 meses instalei o Karmik Koala em meu computador. Depois de uma queda de energia,  meu Rhythmbox parou de funcionar. Tentei de tudo, até que acabei optando por desinstalá-lo, já com a intenção de instalar novamente. Como estou sem internet no momento, apaguei os endereços de repositórios que constavam no Synaptic e no Instalador de Pacotes e passei a fazer downloads de pacotes e dependências do Rhythmbox no site do Debian e salvá-los em pendrive, para tentar instalar em meu computador. Foi então que meus problemas realmente começaram: Já baixei e instalei mais de 260 dependências, tudo manualmente (imagine so!) e não consigo concluir a instalação do Rhythmbox. A cada pacote instalado, ele pede mais dependências, ou então informa que há conflito entre pacotes, que um pacote "quebra" as dependências de outro e assim por diante. Atualmente ouço quase todas as minhas músicas pelo Totem, que tem tocado todos os formatos, menos .wav. Quanto tento ouvir esse formato, ele informa que falta "Decodificador Windows Media audio 8". Nem sei o que é isso.
A propósito, ainda não sei usar o terminal.
Estou percebendo que o Ubuntu é um ótimo concorrente do Windows, desde que que o usuário tenha internet. É isso mesmo ou estou enganado?
E como faço pra resolver esse problema com o Rhythmbox?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Como Instalar pacotes no Karmik Koala sem internet
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2010, 11:01 »
A melhor maneira de se instalar programas no Ubuntu sem internet é usar outra máquina que possa se conectar, baixar ou atualizar tudo o que você precisa pelo Synaptic e depois salvar o cache do APT num CD ou Pen Drive para você usá-los em outra máquina. Dá para fazer isso manualmente ou usando o APT On CD!

Pesquise sobre o APT On CD.

Além disso você pode procurar no Ubuntu Packages Search os pacotes individuais próprios para o Ubuntu! Note bem a versão que você usa, não misture as versões!  No Ubuntu Packages Search ele vai te mostrar todos os pacotes dependentes para poder instalar o arquivo. Daí fica um pouco mais fácil!

http://packages.ubuntu.com/


Outra alternativa é usar o GetDeb.net para baixar programas para o Ubuntu.

http://www.getdeb.net/welcome/

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Como Instalar pacotes no Karmik Koala sem internet
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 09:42 »
Se eu entendí direito, o ideal seria que eu tivesse um cd do ubuntu para o sistema operacional (eu não tenho, o Ubuntu da minha máquina foi instalado por um amigo. Foi uma falha da minha parte...) e tratasse quaisquer outros programas que eu viesse a instalar como "opcionais" que ficariam armazenados em /var/cache/apt/archives.
A partir daí, eu teria as seguintes opções:
1-Copiar essa pasta de outra máquina que já tenha o ubuntu e possua os arquivos que eu preciso.
2-Aumentar a a pasta da minha própria máquina, atualizando as dependências se necessário, em http://packages.ubuntu.com/ ou em http://www.getdeb.net/welcome, tomando o cuidado de fazer backup de apt/archives de tempos em tempos...
3-Otimizar esse backup com o apt on cd, que faria uma seleção dos melhores arquivos disponiveis em apt/archives da minha máquina.
É isso mesmo? Dá pra fazer com pen drive ao invés de cd? E o que é imagem ISO? O que significa o termo "queimar cd"?
Muito obrigado pela ajuda! Já pude aprender bastante coisa nova que ainda não sabia!  :D

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal