Autor Tópico: Microboard Ultimate Black (MUB) x Wireless/Bluetooth x Ubuntu 9.10 Karmic Koala  (Lida 16947 vezes)

Offline andersonfox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Olá pessoal, boa tarde.

Sou novo na comunidade, porém nem tão novo assim no uso do linux. Usava slackware há muitos anos atrás, tendo depois assumido o FreeBSD como OS. Entretanto, com o tempo e com os problemas de incompatibiliade dos computadores que adquiri, acabei passando a usar mais o windows, mas sempre de olho no Ubuntu, até que chegou a hora de retornar ao linux.

Estive dando uma lida nos tópicos já antigos sobre o assunto e creio que ninguém passou pelo mesmo problema que eu (pelo menos não achei referência, por isso abrir novo tópico).

Até consegui instalar o Wireless com os drivers que peguei no site da 3DSP, entretanto, aí começou um outro problema. Ao ativar a conexão pelo WiFi Radar, toda vez que abria qualquer programa que tinha acesso à internet, o micro travava, ficava com a tela preta e só desligando o computador para resolver.

Fiz o teste, conectei novamente via cabo e não travava mais. Desabilitei os efeitos visuais, como vi em alguns posts e mesmo assim o problema continuou quando se tratava de WiFi Radar. Fiz as atualizações, também, e o problema até, de certa forma, piorou pois ele travou mais rápido.

Estou agora formatando a máquina e pretendo começar tudo novamente. Mas, se alguém aqui passou por isso, gostaria de saber se conseguiu resolver e como.

Um abraço a todos.

Anderson Fox.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 15:12 por andersonfox »

Offline EwertonRibeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Microboard Ultimate Black (MUB) x Wireless/Bluetooth x Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2010, 11:48 »
Olá Anderson, tudo bem?

Também Possuo um MUB com ubuntu 9.10 e acredito q só não passei pela situação como a sua por justamente não tentar usar nada pra wifi rodar, no entanto estou no aguardo de alguma solução concisa pois em outros fóruns achei muito confuso e divergente as dicas.

Fico no aguardo.
Abraço!

Offline andersonfox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Microboard Ultimate Black (MUB) x Wireless/Bluetooth x Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2010, 12:07 »
Olá Anderson, tudo bem?

Também Possuo um MUB com ubuntu 9.10 e acredito q só não passei pela situação como a sua por justamente não tentar usar nada pra wifi rodar, no entanto estou no aguardo de alguma solução concisa pois em outros fóruns achei muito confuso e divergente as dicas.

Fico no aguardo.
Abraço!

Opa. Tudo bem, brother.

Teve uma vez que eu refiz a instalação e ele até rodou por alguns instantes. Fiquei feliz achando que havia resolvido o problema. Quando eu menos esperava, travou.

Li em algum fórum (não me lembro ao certo qual) que uma pessoa havia instalado a versão 64bits com o driver beta e tinha funcionado sem problemas.

Baixei a versão em outro notebook mas estou longe de casa, devo testar hoje à noite. Se ficar tudo bem, te aviso. Caso contrário, estou pensando em utilizar o CD de recuperação que vem com a máquina, reinstalar o 8.10 onde estava tudo funcionando perfeitamente, e fazer a atualização pelo próprio Ubuntu para o 9.04 que é mais estável nesse sentido, pelo que eu vejo, uma vez que não há reclamações de não funcionamento do wireless nessa versão.

Por favor, se souber de alguma coisa, também, me avise.

Abraço.

Offline andersonfox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Microboard Ultimate Black (MUB) x Wireless/Bluetooth x Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2010, 03:25 »
Instalei o Karmic Koala 64 bits e agora nem tenho como testrar. O WiFi Radar não consegue "pegar" um IP no meu roteador.

Alguém tem alguma sugestão do que fazer?

Agradeço.

Abraço.

Offline ghspt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Microboard Ultimate Black (MUB) x Wireless/Bluetooth x Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 16:17 »
Anderson,

instalei o Karmic Koala 64 bits a partir do site do Ubuntu. Nessa instalação o kernel era o 2.6.31-14. Depois que instalei os drivers da 3DSP, o wireless funcionou perfeitamente, mas eu precisei configurar a conexão de rede. Outras versões de kernel posteriores não ligavam o wireless. Somente recentemente com o kernel 2.6.31-19 voltou a ativar o wireless, mas já no kernel 2.6.31-20 deixou de funcionar.

Você baixou o driver certo para o seu MUB do site da 3DSP? Tem que conferir se o driver é para 64bits. Lembrando ainda que há 2 tipos de placa de rede wireless lançadas pela Microboard, PCI-Express e USB. Na minha máquina deu certo o driver para USB Dongle.

Se nada disso tiver funcionado, talvez a placa esteja com defeito.

Offline everthonvaladao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Sharing is caring!
    • Ver perfil
    • Homepage de Mestrado na DCC/UFMG
Com o CD que vem o notebook corria tudo bem; instalando o driver da 3DSP no Ubuntu 9.10 *sem atualizar* também funciona sem travar.
O problema tá na atualização do kernel que fez com que o driver da 3dsp parasse de funcionar corretamente.

Felizmente esta semana (03/03/2010) saiu uma versão nova do driver que suporta os kernels 2.6.31-14~20, por enquanto só pra 32 bits. Para baixá-la, vá ao site de download da 3DSP ou baixe o USB Dongle(Bluew-2310u) versão Ubuntu9.10(2.6.31-14~20-generic)(32bit) diretamente nesse link.

Testei-a nos kernels 2.6.31-14 e no 2.6.31-20 e correu tudo bem, sem travamentos repentinos!

OBS.: se o kernel instalado for linux-image-2.6.31-20-generic-pae, substitua-o pelo linux-image-2.6.31-20-generic ("sem o pae") e trave a sua versão no synaptic, senão o script de instalação da 3dsp não vai aceitar o kernel.

P.S.: O único ponto negativo que vejo nesse driver é que devemos utilizar o "3DSP WiFi Radar" ao invés do Gerenciador de Redes nativo do Ubuntu. Sendo assim, se alguém souber uma maneira de integrá-lo diretemente no NetworkManager, ficaria grato em conhecê-la ;)
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2010, 12:31 por everthonvaladao »
Everthon Valadão
http://www.dcc.ufmg.br/~evaladao
"Computers are fast, accurate and stupid. Humans are slow, inaccurate and brilliant. Together they are powerful beyond belief." (Unknown Author)

Offline pktp69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Everthon

Obrigado pela sua dica.
Hoje, aproveitando o fim de semana prolongado, resolvi atualizar meu Ubuntu 9.10 e a instalação wireless foi pro saco por conta da atualização do Kernel.
Segui suas instruções e resolveu, a instalação voltou a funcionar.
Se alguém tiver a mesma dúvida que eu, não é necessário desinstalar nada. É só seguir as instruções e instalar o pacote baixado e reiniciar que já funciona.
Vou colocar sua dica em um texto meu no site Viva o Linux (http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-placa-wireless-3DSP-no-Ubuntu-9.10) e no meu blog (http://pktp69.wordpress.com/2010/03/08/instalar-placa-wireless-3-dsp-no-ubuntu-9-10/) falando sobre o assunto, ok? Se isso for um problema, me avise que retiro.
Obrigado, mais uma vez.

Abraço,

Fábio
« Última modificação: 02 de Abril de 2010, 16:30 por pktp69 »

Offline kaberdock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
estou com o mesmo problema com meu mub aki, acho q pode ser algum problema de configuração no dhcp, infelizmnete tenho a minima ideia de como configura isso

Offline koei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
pessoal, estou usando o linux pela primeira vez sou usuário novato, instalei o Karmic Koala 9.10 e o kernel é 2.6.31-20-generic, meu notebook é um microboard ultimate black. gostaria que se possível vcs fizessem o passo a passo de como instalar os drives baixados no sistema linus, pois baixei o drive descrito e não consigo instalá-lo, não sei se o procedimento está correto ou o drive está errado, queria deixar o windows um pouco de lado e aprender mais sobre o linux.

abração.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
koei, que tal tentar o Ubuntu Lucid (10.04) Beta? Ou aguarde mais alguns dias, e pegue logo a versão final.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

junniox

  • Visitante
Boas...
Só para salientar o tópico do Everton...
Eu tenho um MUB e estou com o Karmic 64 instalado (Ainda não migrei prara o Lucid por falta de driver da 3DSP)...
Essa semana (29/04/2010) houve uma atualização para o kernel do Karmic... 2.6.31-21-generic (Não façam essa atualização pois o driver da placa wireless para de funcionar)...
Como o Everton disse, o driver só funciona para kernel até 2.6.31-20-generic...

Detalhe: Como a placa que veio no meu MUB não é USB e sim PCI eu não consigo instalar o driver em kernel diferente do Original da distribuição, no caso do Karmic 2.6.31-14-generic

Vai entender o que esses chineses fazem não é mesmo???

E vai entender porque a Microboard colocou uma placa tão Xing-Ling nesse laptop...

[]'s

Offline ghspt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Microboard Ultimate Black (MUB) x Wireless/Bluetooth x Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2010, 17:11 »
Encontrei uma solução para problemas de kernel do linux.
O pessoal da 3DSP tem disponibilizado uma versão em código aberto, daí dá pra instalar em qualquer kernel (inclusive no Lucid Lynx).
Segue um tutorial elaborado pelo colega eritonb:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65307.0.html
Abraços.

EDIT: Recentemente (20/08) colocaram uma versão mais nova (3.0.4) do arquivo em código aberto, basta instalar conforme o readme. A versão antiga (2.0.0) ainda está lá para baixar.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 20:19 por ghspt »