Autor Tópico: A realidade de algumas distribuições...  (Lida 6474 vezes)

Offline Usuario_Leigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • Não sei de nada, tô aqui pra aprender.
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #15 Online: 13 de MAR?O de 2010, 06:53 »
Muito do que se comentou nos posts anteriores é a realidade.

Mas a coisa mais importante é a liberdade de se criarem novas distros.
Não adianta e não faz sentido criar restrições de qualquer natureza para as distros.
Deste que seja uma distro legal (no sentido jurídico) e não atente aos bons costumes (da comunidade linux) é válido.
E acima de tudo é o princípio básico do open-source em ação, dispor do código fonte e fazer o que quiser.
E o linux tem isto no seu espírito.

Viva a liberdade.

concordo plenamente...

e também concordo com o que o web2000 disse... é melhor concentrar mais esforços para .deb/.rpm e kde/gnome... tgz só para casos bem específicos e olhe lá...
Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #16 Online: 13 de MAR?O de 2010, 12:51 »
E se juntassem tudo de melhor em uma só distribuição?? To falando de um modo geral, creio que melhoraria uns 500%, oque vocês acham?? :)


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #17 Online: 13 de MAR?O de 2010, 13:43 »
E se juntassem tudo de melhor em uma só distribuição?? To falando de um modo geral, creio que melhoraria uns 500%, oque vocês acham?? :)


[]'s


Alyscom

Complicado . . .
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #18 Online: 13 de MAR?O de 2010, 16:13 »
E se juntassem tudo de melhor em uma só distribuição?? To falando de um modo geral, creio que melhoraria uns 500%, oque vocês acham?? :)


[]'s


Alyscom

É o ideal, na minha opinião. Mas pelo jeito que as coisas andam, é uma coisa impossível. O Ubuntu seria o que há de melhor juntando todas as distros?
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #19 Online: 13 de MAR?O de 2010, 20:29 »
To com a opinião de alguém ai de traz.

O código é livre, você tem liberdade de alterar, criar, e vai ter que ficar numa distro só?

Eu normalmente uso só o gnome, mas se precisar usar linux em uma máquina mais velha porque não usar algo mais leve?

É bom ter opções, pois para cada caso temos um conjunto ideal, além do que meu conjunto ideal é diferente de muitos. Se você quer algo rígido, um só ambiente, uma só forma de instalar você tá procurando é windows, que dentro do que ele pretende oferecer ele o faz com muita propriedade.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #20 Online: 14 de MAR?O de 2010, 10:06 »
"O fato de existirem tantas distribuições Linux e tantas versões diferentes do sistema, permite que o Linux seja usado nas mais diversas áreas, de um PC doméstico a um supercomputador. O grande problema é que com tanta variedade, até mesmo os mais experimentes acabam se sentindo perdidos, o que dizer então dos novos usuários. Muitos acabam então se limitando a usar uma única distribuição e a dominar seus recursos na medida do possível, enquanto outros preferem simplesmente continuar no Windows, onde as coisas parecem mais simples".

A árvore genealógica das distribuições Linux.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #21 Online: 14 de MAR?O de 2010, 10:38 »
Essa mesma 'diversidade' do Linux que permite que ele seja usado em tão diferentes áreas é a mesma que afasta muitos usuários que compram máquinas com Linux pré-instalado ou mesmo que experimentam distribuições que pegam na internet e outros meios. Por exemplo, a Acer faz uns netbooks com Limpus Linux, só que em vez de aparecer a parte gráfica do sistema qdo o aparelho é ligado aparece um prompt 'localhost' sem utilidade nenhuma. Ou seja, o usuário que se exploda e descubra como fazer pra fazer o sistema funcionar (atenção, não adianta 'startx' e outros comandos); o quê vai acontecer? Óbvio, mais um usuário que vai odiar o Linux e vai colocar Windows na máquina. Ou então o cara tem que ter uma banda larga direta pra poder conectar ao servidor e baixar mais de 1GB de arquivos pra talvês funcionar...

Que tenham 300 mil distros, mas que funcionem sem que o usuário normal arranque cabelo por isso...


"O fato de existirem tantas distribuições Linux e tantas versões diferentes do sistema, permite que o Linux seja usado nas mais diversas áreas, de um PC doméstico a um supercomputador. O grande problema é que com tanta variedade, até mesmo os mais experimentes acabam se sentindo perdidos, o que dizer então dos novos usuários. Muitos acabam então se limitando a usar uma única distribuição e a dominar seus recursos na medida do possível, enquanto outros preferem simplesmente continuar no Windows, onde as coisas parecem mais simples".

A árvore genealógica das distribuições Linux.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Comunista

  • Visitante
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #22 Online: 15 de MAR?O de 2010, 11:26 »
Essa mesma 'diversidade' do Linux que permite que ele seja usado em tão diferentes áreas é a mesma que afasta muitos usuários que compram máquinas com Linux pré-instalado ou mesmo que experimentam distribuições que pegam na internet e outros meios. Por exemplo, a Acer faz uns netbooks com Limpus Linux, só que em vez de aparecer a parte gráfica do sistema qdo o aparelho é ligado aparece um prompt 'localhost' sem utilidade nenhuma. Ou seja, o usuário que se exploda e descubra como fazer pra fazer o sistema funcionar (atenção, não adianta 'startx' e outros comandos); o quê vai acontecer? Óbvio, mais um usuário que vai odiar o Linux e vai colocar Windows na máquina. Ou então o cara tem que ter uma banda larga direta pra poder conectar ao servidor e baixar mais de 1GB de arquivos pra talvês funcionar...

Que tenham 300 mil distros, mas que funcionem sem que o usuário normal arranque cabelo por isso...


"O fato de existirem tantas distribuições Linux e tantas versões diferentes do sistema, permite que o Linux seja usado nas mais diversas áreas, de um PC doméstico a um supercomputador. O grande problema é que com tanta variedade, até mesmo os mais experimentes acabam se sentindo perdidos, o que dizer então dos novos usuários. Muitos acabam então se limitando a usar uma única distribuição e a dominar seus recursos na medida do possível, enquanto outros preferem simplesmente continuar no Windows, onde as coisas parecem mais simples".

A árvore genealógica das distribuições Linux.

É por isso que existem distribuições para usuários iniciantes... Mas quem não é iniciante gosta de usar uma distribuição avançada, se juntasse tudo ficaria uma tremenda porcaria...

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #23 Online: 15 de MAR?O de 2010, 12:43 »
Comuna, o exemplo que eu citei dos netbooks da Acer é para mostrar que os fabricantes deveriam facilitar a vida dos usuários, como disponibilizar produtos funcionais e não 'meio-funcionais'. O iniciante não escolhe o Linux que vai usar, vai mas no preço e modelo de aparelho que pode pagar, aí pega uma dessas distros pré-instaladas requengas, onde não dá pra fazer nada, é um 'desserviço' (se é assim que se escreve...) que os fabricantes fazem com as distros de Linux. Não poderiam colocar o Limpus (ou outra cagada dessas) já com a (ou uma) interface gráfica instalada pro usuário não se decepcionar ao chegar em casa e dar de cara com uma tela preta inútil?


Essa mesma 'diversidade' do Linux que permite que ele seja usado em tão diferentes áreas é a mesma que afasta muitos usuários que compram máquinas com Linux pré-instalado ou mesmo que experimentam distribuições que pegam na internet e outros meios. Por exemplo, a Acer faz uns netbooks com Limpus Linux, só que em vez de aparecer a parte gráfica do sistema qdo o aparelho é ligado aparece um prompt 'localhost' sem utilidade nenhuma. Ou seja, o usuário que se exploda e descubra como fazer pra fazer o sistema funcionar (atenção, não adianta 'startx' e outros comandos); o quê vai acontecer? Óbvio, mais um usuário que vai odiar o Linux e vai colocar Windows na máquina. Ou então o cara tem que ter uma banda larga direta pra poder conectar ao servidor e baixar mais de 1GB de arquivos pra talvês funcionar...

Que tenham 300 mil distros, mas que funcionem sem que o usuário normal arranque cabelo por isso...


"O fato de existirem tantas distribuições Linux e tantas versões diferentes do sistema, permite que o Linux seja usado nas mais diversas áreas, de um PC doméstico a um supercomputador. O grande problema é que com tanta variedade, até mesmo os mais experimentes acabam se sentindo perdidos, o que dizer então dos novos usuários. Muitos acabam então se limitando a usar uma única distribuição e a dominar seus recursos na medida do possível, enquanto outros preferem simplesmente continuar no Windows, onde as coisas parecem mais simples".

A árvore genealógica das distribuições Linux.

É por isso que existem distribuições para usuários iniciantes... Mas quem não é iniciante gosta de usar uma distribuição avançada, se juntasse tudo ficaria uma tremenda porcaria...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #24 Online: 18 de MAR?O de 2010, 07:26 »
To com a opinião de alguém ai de traz.

O código é livre, você tem liberdade de alterar, criar, e vai ter que ficar numa distro só?

Eu normalmente uso só o gnome, mas se precisar usar linux em uma máquina mais velha porque não usar algo mais leve?

É bom ter opções, pois para cada caso temos um conjunto ideal, além do que meu conjunto ideal é diferente de muitos. Se você quer algo rígido, um só ambiente, uma só forma de instalar você tá procurando é windows, que dentro do que ele pretende oferecer ele o faz com muita propriedade.
Cristiano, juntar tudo que a de melhor em uma só distribuição não iria lhe impossibilitar de alterar as coisas e sim deixa-las mais fácil de utiliza-las, entende? Pois haveria uma só forma de faze-las, já que os desenvolvedores teriam que se concentrar em uma só distribuição e não em varias como ocorre hoje!
Tipo... Se pudéssemos instalar rpk, etc.. Da mesma forma que se instala um deb sem problema algum!

É por isso que existem distribuições para usuários iniciantes... Mas quem não é iniciante gosta de usar uma distribuição avançada, se juntasse tudo ficaria uma tremenda porcaria...
Porcaria? Quem é iniciante não sabe qual é a distribuição fácil e qual é a difícil, ter o modo fácil e o difícil juntos em uma única distribuição não iria facilitar as coisas?

Só p citar, a uns 2 dias atrás eu indiquei o Ubuntu p um amigo meu, ele baixou e detestou!! Porque? Porque baixou uma versão "baseada" no Ubuntu, resultado disso? nunca mais vai usar linux!! :P
Se parassem de fazer novas distros baseadas nas já tão famosas, talvez o numero de utilizadores seria maior!


[]'s


Alyscom
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2010, 07:33 por Alyscom »
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #25 Online: 18 de MAR?O de 2010, 08:36 »
Alyscom você ainda é novo por aqui. Só existem muitas distros porque existem muitas ideias diferentes, é querer demais que uma distro só agrade a todos.

Com o tempo você vai ver que esse assunto vive sendo ressucitado aqui, mas no mundo open source é algo difícil (diria impossível) de acontecer.

Este é um ambiente feito na diversidade, onde ganha frutos com ela. Existem muitas distros? Sim, concordo que existe, mas as menores irão acabar com o tempo, prevalecendo aquelas mais sólidas e conhecidas.

Além do que linux não é windows, não tem isso de impor uma coisa, dizer que tem que funcionar assim, e se rumarem para esse caminho muitos dos antigos participantes/usuários/colaboradores iriam migrar para outro lugar, criando novamente desvios, lembre-se que o código é livre, e eles tem a liberdade disso.

Além do que não tem como juntar tudo de melhor em uma só distribuição. Como ela será? Leve para máquinas antigas? Com mais recursos para máquinas novas? Com a interface gráfica que o usuário gosta? Não sei não, a instalação/configuração de algo tão complexo vai ser um retrocesso em relação as instalações de hoje em dia.

Quanto aos desenvolvedores, bem, isso de ter muitas distros ser um problema para mim é balela. Basta criar pacotes para os principais instaladores (.rpm, .deb....) e deixar os fontes para serem compilados por aqueles que usam esquemas de pouca representatividade. Opera é assim (de oferecer pacotes para mais de um tipo de pacote), e outros softwares também.

O que deseja é uma utopia, vai por mim, é uma discussão até legal, mas bastante repetitiva, sempre com os mesmos prós e contras. Isso é quase igual a discussão sobre religião/futebol, algo totalmente improdutivo.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2010, 08:38 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #26 Online: 18 de MAR?O de 2010, 08:36 »
O que os usuários dos "janelas" não perceberam ainda é que no linux existe a personalização, vc tem a liberdade de criar uma distro sua ou para suprir a necessidade da sua empresa. Criar uma distro não significa que alguem irá usa-lá, talvez só vc use.
Se limitar as 3 grandes ou a 1 grande, estará limitando a liberdade de escolha... então pra que usar linux, se que ser "amarrado" uso o janelinhas.

E existem mais usuários para MAC por causa dos grandes softwares, se houvesse esses mesmos softwares para linux, com certeza o linux teria mais usuários que o MAC.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #27 Online: 18 de MAR?O de 2010, 09:13 »
Era só uma idéia!  :)
Mas falar em liberdade..  Hoje isso já não vale mais(Tática ultrapassada)!!
Liberdade qual? A mesma que eu tenho com o meu xispezinho aqui? :P É isso o que a maioria pensa, pelo menos os que conheço! Das pessoas que conheço (e não são poucas) Só estão preocupadas em manter os mesmos aplicativos que elas já tem instaladas no PC delas(e que funcione a maioria com o mouse, teclado é só para msn e orkut!! "isso é o que eles mais me falam quando vou instalar os aplicativos para eles")

bom.. Nem vou continuar senão já viu...  ;D ;D ;D rs

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #28 Online: 18 de MAR?O de 2010, 09:19 »
Eu gosto dessas conversas, e não sei porque continuar vai dar em algo, afinal é só um bate papo.

Quanto aos seus amigos que querem orkut, msn e estão mais que felizes com os pc's delas eu recomendo (vão me bater por isso) que fiquem onde estão, usando windows  e sendo felizes, pois para que mudar se estão plenamente satisfeitos?

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: A realidade de algumas distribuições...
« Resposta #29 Online: 18 de MAR?O de 2010, 09:40 »
hehehe deixar eles mudarem por vontade própria é legal, e com o desenvolvimento rápido que o linux tem, não é de se admirar que em pouco tempo eles já estejam utilizando o mesmo, até para os gamers de plantão, já que uma das maiores distribuidoras de games do mundo "não" está "ainda" funcionando no linux, mais em breve com certeza ira funcionar, ai sim..  Ai sim meu irmão, veremos a m$ despencar de vês!! ;D ;D rsrsrs


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real