Pc travando, será que é vírus?

Iniciado por Nightlinux, 21 de Janeiro de 2010, 17:43

tópico anterior - próximo tópico

Nightlinux

Olá!
Com uma certa frequência, o Firefox, o Pidgin, o Gerenciador de pacotes Synaptic e o Totem (são os programas que mais uso e não testei com outros...) travam e aparece aquela janela perguntando se quer forçar a saída. Acredito que não estou com vírus, pois não baixei nem executei um .exe, mas também não descarto que seja. Pode ser que seja um vírus de Linux. Eu baixo muitos vídeos e mp3. Isso começou ocorrer de uma, duas semanas para cá.
O que devo fazer?

Muito Obrigado.

HugoSalvador

ggui,

pode ser um problema de dependência ou pacotes com problema. Faz o seguinte, executa no termina:

sudo apt-get autoremove

Esse comando vai remover pacotes sem uso de seu sistem. Depois dá o comando:

sudo apt-get check

Esse comando vai verificar se tem pacote corrompido. Por último executa:

sudo apt-get -f install

Esse vai corrigir problemas de dependência.

Depois vê como se comporta o sistema.

Nightlinux

Ontem fiz esses procedimentos. O 'autoremove' já tinha feito então limpou muito pouco ou nada, não lembro. O comando que vasculha pacotes defeituosos também não pegou nada e nem o outro. Deve ser outra coisa, o problema continua.
O que será que é? O que devo fazer?

Obrigado.

agente100gelo

Tá com cara de problema no Gnome.
Pra testar, eu instalaria um gerenciador diferentes (um fluxbox - só pra testar) e veria se o problema persiste.

Teu sistema tá atualizado?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

pigdin

Se muitos aplicativos estiverem travando, eu arriscaria que é hardware talvez hd.

Meu hd com menos de um ano deu problema.

Mas isso é só especulação.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Leonardo C

Citação de: pigdin online 22 de Janeiro de 2010, 16:48
Se muitos aplicativos estiverem travando, eu arriscaria que é hardware talvez hd.

Meu hd com menos de um ano deu problema.

Mas isso é só especulação.

Pensei na mesma coisa!
Aproveita e verifica a temperatura. Quando esquenta o pc tende a travar.

AndreUbuntuGV

Linux não pega virus mas se vc quiser testa esses anti virus pra linux: http://www.baixaki.com.br/busca.asp?so=3&q=antivirus e vc tem algum firewall tipo firestarter? pode ser má configuração.
"Meu sistema não precisa de janelas afinal ele não tem paredes"

clodoaldops

Virus...não é!
O problema na minha opinião de novato abelhudo se chama Karmic Koala.
O Jaunty parecia ser mais estavel, tanto que eu continuei com ele.
Eu faria o seguinte: atualizaria e removeria pacotes quebrados pelo synaptic.

asghan

Eu sugiro dar uma olhada nos logs e verificar se quando trava tudo como está o consumo do uso do processador. Vc fez a instalação do zero ou atualizou da 9.04? Problema muito estranho. Há, rode o memtest q tem no Livecd, pode ser pau na memória !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Nightlinux

É assim: já aconteceu do Firefox travar, mas não tem acontecido mais, acho que era muitas coisas abertas. O problema ocorre na hora de fechar os programas, aparece aquela janela perguntando se quer esperar ou forçar a saída.
Meu Ubuntu é o 9.10, instalei do zero, meu sistema está limpo, não tem nenhum resíduo de programa. Tenho o Firestarter há muito tempo, não sei mexer, configurar, e o problema é de agora. Segundo o utilitário de unidades Palimpsest está tudo 'bom', a temperatura está agora em 41ºC. Minha memória de 2GB é nova, só tem alguns meses. Não tenho muitas coisas instaladas. O notebook é velhinho. Eu não sou muito bom, sou iniciante.

00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 661FX/M661FX/M661MX Host (rev 11)
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS963 [MuTIOL Media IO] (rev 25)
00:02.1 SMBus: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS961/2 SMBus Controller
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE]
00:02.6 Modem: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Modem Controller (rev a0)
00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:05.0 Network controller: RaLink RT2500 802.11g Cardbus/mini-PCI (rev 01)
00:07.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 661/741/760 PCI/AGP or 662/761Gx PCIE VGA Display Adapter

Obrigado.

deusdara

Olá

Esta informação inicial é só para posicionar melhor a minha informação:
Moro a uma quadra da praia e de 06 em 06 meses tenho que abrir o meu PC
retirar as placa dos encaixes e limpar com borracha e usar spray limpa-contato.

As placa as quais me refiro são: memórias, placa de vídeo, placa de som, placa de rede.
Também uso o spray limpa-contato nas conexões na traseira do gabinete.

Após esta operação tudo funciona muito bem.

Em um notebook não sei como seria esta limpeza.

Virus no Sistema Operacional GNU/Linux não passa de paranóia de usuário do Windows.

Abraços

Deusdará
[Mobo: Asus B85M-E/BR   ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: onboard Intel HD Graphics 4600][HD:Seagate 1,0 também SATA II][Fonte: Corsair CX 750 W][Ubuntu Gnome ]