Me desculpe, mas na verdade triste é você não entender como funciona e além de chamar de bug seu problema, também ter que formatar para corrigi-lo.
Existem muitos motivos que levariam a esta situação, e causados pela troca dos HD's. Muito provavelmente tenha mudado a sequencia como são reconhecidos, talvez outro erro, mas provavelmente algo fácil de corrigir.
Na próxima vez detalhe seu problema no fórum antes de formatar, quem sabe assim possamos ajudá-lo com seus "bugs".
Entenda que linux não é windows, que cada um funciona de um jeito diferente, e também que normalmente os problemas do Linux são passíveis de correção, sem que para tanto precise formatar.
Sendo curto e grosso que nem você foi então, pois disse que agora só uso windows e não precisei formatar, retirei o sda e coloquei outro no lugar dele, e isso afetou o que já estava instalado sem eu mudá-lo de lugar, entendeu?
no Utilitário de Unidades, ele considerava o sda como sda1 e quando eu abria o sdb estava como sda1. Eu tentei "setar" na mão colocando-o como sdb1, mas não adianta!
Isso é triste, mas não quer dizer que eu esteja menosprezando e sequer eu o comparei com o windows....
Espero que possa saber como responder e interpretar algumas formas e opiniões de ver diferentes. E sou nordestino, minha forma de falar é acida mesmo, mas não quer dizer que tomei tais atitudes citadas acima.
Um abraço.
PS:. acho que de tanta raiva por tamanha grosseria escrevi windows ao invés de
ubuntu. Porque, sinceramente....