Autor Tópico: Resolução em 1024x768  (Lida 1759 vezes)

Offline 652mga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Resolução em 1024x768
« Online: 19 de Janeiro de 2010, 16:46 »
Viva.

Instalei o Ubuntu 9.10 para começar no Linux e desde aí problemas não me faltam com a máquina... é que não percebo nada de Linux e vindo com hábitos do Windows é um mar de problemas.

O PC possui uma gráfica Nvidia 9300 com o driver 173.14.20 para Linux-x86. Vou às configurações da gráfica e coloco a resolução para 1024x768 mas, da próxima vez que ligo o PC ele volta para "auto" com uma resolução 1680x1050.

Executo "gksudo nvidia-settings", mudo a resolução e clico em "save to X Configuration File" e sou confrontado com o erro:"failed to parse existing x config file '/etc/x11/org.conf'!"

Preciso de ajuda, sff. Mas eu não percebo absolutamente nada do Ubuntu, estes comandos foram me dados noutro lado e não deram...

Cumprimentos.





Offline Stilgar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Resolução em 1024x768
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2010, 21:14 »
Olha, eu estou tendo problemas faz tempo para configurar o vídeo no meu computador e agora em um outro de um amigo. O Linux, seja Ubuntu ou Fedora, sempre joga uma frequência mais alta do que a suportada pelo monitor para a resolução que eu quero. As únicas que funcionam são 800x600 e 640x480. Se tento 1024x768 o monitor entra em espera porque a frequência fica muito alta (87Hz e deveria ser 60Hz).
Já alterei xorg.conf, inseri modelines, pesquisei muito na Internet e nada. Está complicado. Uma coisa eu sei, no mundo Linux os arquivos de configuração mudam. Vi esses dias que o xorg.conf já não é tão usado. Só que não sei o que alterar para corrigir o problema. O único que conheço é o xorg.conf e parece que o Linux não dá nem bola para ele.

Offline dezt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Dezt - Escape From This World!
    • Ver perfil
    • Escape From This World!
Re: Resolução em 1024x768
« Resposta #2 Online: 19 de MAR?O de 2010, 23:43 »
Aqui também, segui várias dicas que até me possibilitaram a alterar para sempre entrar em 1024x768, mas o grande problema é que as bordas das janelas desapareceram e o terminal (algumas outras janelas também) ficaram em branco, sem nada, sem texto, sem botões, etc.

Tudo volta ao normal quando eu deixo sem efeitos no Ubuntu, mas aí eu perco algumas facilidades, como terminal semi-transparente, alguns efeitos de zoom, etc.

Enfim, fucei até não poder mais, virei até a madrugada na net, mas não encontrei nada que solucionasse o problema também.

Lembrando que após alterar o Xorg.conf, tudo fica normal, só quando ocorre a próxima reinicialização é que dá para perceber o estrago feito.