Autor Tópico: Ubuntu em notebook LG...  (Lida 14054 vezes)

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Ubuntu em notebook LG...
« Online: 19 de Janeiro de 2010, 08:25 »
Vendi meu velho PC (saudades... rsrsrsrsrs) e me aventurei no mundo dos notebooks. Iniciei, pois, uma exaustiva pesquisa de preços, qualidade de hardware e recursos e, principalmente, compatibilidade com o Linux (em especial com minha nova "menina dos olhos": Ubuntu). A marca era o que menos importava... Logicamente, não ignorei a relação "marcas consagradas=mais confiabilidade". Não compraria um equipamento montado na venda de “Seu Zé”, por exemplo . Mas, entre as marcas mais conhecidas, não fazia distinção, desde que conseguisse uma máquina que me atendesse e que tivesse qualidade. Cheguei então aos finalistas: Itautec W7655 e Lenovo G530 (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61381.0.html). Mas, graças a Deus, achei o anúncio do LG R510 (http://www.walmart.com.br/Site/Produto.aspx?idProduto=81810). Atestada, por depoimentos, a qualidade, comprei.

Eis, então, o equipamento: http://www.lge.com/br/informatica/notebook/LG-R510-L.BP42P13300.jsp.

Vi, então, as vantagens do chipset Intel para quem usa Linux. Hardware detectado completamente, funções do teclado (combinação da tecla “Fn” com outras) funcionando sem conflitos. Só houve um “porém”: nesse note, há uma função de melhoria de som (Tecnologia SRS Trusurround HD e WOW HD), que não consegui ativar no Ubuntu. No Rwindows, funciona pela combinação de função. Senti (muita) falta disso, pois o volume e a qualidade de som são requisitos em que os notebooks deixam a desejar. Alguém tem idéia de como fazer funcionar?
Outra coisa que ainda não testei foi a câmera. Qual é o melhor programa para gerenciar a webcam no Ubuntu?

Fiquem com Deus.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, 09:48 por malvescardoso »
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2010, 08:46 »
Citar
Qual é o melhor programa para gerenciar a webcam no Ubuntu?
http://wiki.ubuntu-br.org/Cheese
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2010, 09:32 »
Obrigado.
A câmera está funcionando perfeitamente com o Cheese. Pena que ele ainda tem poucos efeitos... Mas é muito bom e simples de usar.
Indicaram-me também o Camorama, mas ele não detectou a câmera.

Falta só o som...

Fique com Deus.
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 14:58 »
Depois de fuçar um pouco numa curiosidade de menino, descobri que ainda é possível ter aquele "mega" volume sem a necessidade dos aplicativos de Som citados. Nas configurações de volume, o Ubuntu permite que ultrapassemos a barreira dos 100%. Como as "caixinhas" do meu note têm uma potência fora do comum para um equipamento desses, volume não falta. A única coisa que não tenho, é a diferença de ambiente no som.

Fiquem com Deus.
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2010, 23:25 »
Só houve um “porém”: nesse note, há uma função de melhoria de som (Tecnologia SRS Trusurround HD e WOW HD), que não consegui ativar no Ubuntu.



Tive a mesma tristeza, meu note é um lg r580 com tela de 15.6 e veio com windows 7 home , eu o deixei em dual boot com ubuntu e o uso como sistema padrão e o windows uso para rodar alguns programas da faculdade, descobri tbm que dá pra avançar os 100% do volume, mesmo assim é uma pena que ainda não possamos usar o recurso SRS Trusurround que melhora muito a qualidade do som, espero que numa próxima atualização do sistema possamos usar o recurso e tbm o controle de brilho da tela que tbm não funciona, necessitando ser alterado com a função xgamma, mas mesmo assim vale muito a pena usar esse sistema que fica cada dia melhor...
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2010, 07:45 »
...e tbm o controle de brilho da tela que tbm não funciona, necessitando ser alterado com a função xgamma...
Como assim? Vc. está falando da combinação (no meu caso) Fn+tecla up/down? Comigo, funciona. Como o modelo do seu é mais novo, vai que tem diferença no reconhecimento do hardware...

Obrigado pelo depoimento.

Fique com Deus.
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2010, 12:36 »
...e tbm o controle de brilho da tela que tbm não funciona, necessitando ser alterado com a função xgamma...
Como assim? Vc. está falando da combinação (no meu caso) Fn+tecla up/down? Comigo, funciona. Como o modelo do seu é mais novo, vai que tem diferença no reconhecimento do hardware...

Obrigado pelo depoimento.

Fique com Deus.
O meu é o LG R480, comprado a menos de um mês. E o controle de brilho também não funciona.

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2010, 13:11 »
O meu é o LG R480, comprado a menos de um mês. E o controle de brilho também não funciona.
Pois é... O seu só difere do de jfulber quanto ao tamanho da tela (o seu é de 14" e o dele é de 15"), mas são da "mesma série": R*80. O meu é R510 e funciona.

Um abraço.
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2010, 16:20 »
Já experimentaram criar atalhos de teclado para isso? Vcs. vão em (no painel superior) em Sistema/Preferências/Atalhos de teclado e procuram a opção para ajuste de brilho. Achando, é só substituir a tecla padrão pela combinação de quiserem. Vejam se funciona.
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2010, 21:08 »
Já experimentaram criar atalhos de teclado para isso? Vcs. vão em (no painel superior) em Sistema/Preferências/Atalhos de teclado e procuram a opção para ajuste de brilho. Achando, é só substituir a tecla padrão pela combinação de quiserem. Vejam se funciona.
O pior é que o problema não é bem no atalho do teclado. Ele até é reconhecido, aparece o controle do brilho na tela quando acionado, mas não muda para mais nem para menos.

E mesmo onde é possível mudar percentual de brilho da tela, como nas configurações de energia, por exemplo, nada acontece. Você sobe, desce, mas a tela sempre brilha no máximo.

O único jeito até então foi mexer na gamma.

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2010, 23:21 »
Isso aí, o problema não é de atalho de teclado, mas agora achei estranho saber que no 510 funciona, ja tentei de tudo até instalei um programa chamado "display calibrator", mas tbm não funcionou, ele até mexe no brilho porém no meu caso só para cima, ele não consegue diminuir, é como se fosse o xgamma -rgamma 10.000.....fica aí meu pedido se alguém souber como fazer funcionar a calibragem do brilho no lg r580 dá um toque aí....valeu....abraços para todos.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2010, 08:49 »
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2010, 12:31 »
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em notebook LG...
« Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2010, 13:03 »
Que pena :-\! Tá de rosca!

Tente este comando:
Código: [Selecionar]
echo -n 100 > /proc/acpi/video/GFX0/DD03/brightness
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, 13:11 por malvescardoso »
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Achei!
« Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2010, 12:31 »
PulseAudio Equalizer: é esse o nome do bicho. Com essa ferramenta, consegui os efeitos de som que queria. Caso encerrado, finalmente.

Obrigado pela atenção de todos.

Fiquem com Deus.
:: Acima de tudo, Deus! ::