Autor Tópico: Grafico nao funciona na inicialização  (Lida 4175 vezes)

Offline goulartte

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Grafico nao funciona na inicialização
« Online: 19 de Janeiro de 2010, 02:52 »
Caros amigos,

Tenho o Ubuntu 9.10 em dual com Vista em um not HP pavilion dv6000. Esta é minha primeira experiência com linux e estou muito satisfeito, apesar de não entender. Acontece que fui desinstalar uns jogos (que vem na instalação original) e acabei desinstalando algum sistema que controla o grafico (X?). Desta forma, quando ligo a máquina aparece a mensagem:

Ubuntu is running in low-graphics mode: your screen, graphics carrd, and input device settings could not be detected correctly. You will need to configure these yourself.

Aparentemente  está funcionando normal, mas nao consigo acessar a parte gráfica. Tenho muitos arquivos e nao gostaria de formatar. Li todos os foruns a respeito, mas nada. Alguém pode me ajudar?
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2011, 21:00 por goulartte »

Offline antoniodosantosor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Grafico nao funciona na inicialização
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2010, 12:27 »
Tenho dois HD's - e não consigo abrir o Ubuntu no segundo, surgindo uma tela com login - mensagem "há um problema com o servidor de configuração (/usr/Lib/Libconf2-4/gconf.Sanity-check 2 - Saiu com Status 256 - Também - Problemas de Instalação - Os Padrões do config...... Tudo começou após atualização onde o sistema pasou a utilizar o Grub beta. Tive que instalar o Ubuntu no HD 0 onde acesso normalmente o Ubuntu.

Offline entaotoloko

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2010, 17:23 »
Caros amigos,

Tenho o Ubuntu 9.10 em dual com Vista em um not HP pavilion dv6000. Esta é minha primeira experiência com linux e estou muito satisfeito, apesar de não entender. Acontece que fui desinstalar uns jogos (que vem na instalação original) e acabei desinstalando algum sistema que controla o grafico (X?). Desta forma, quando ligo a máquina aparece a mensagem:

Ubuntu is running in low-graphics mode: your screen, graphics carrd, and input device settings could not be detected correctly. You will need to configure these yourself.

Aparentemente  está funcionando normal, mas nao consigo acessar a parte gráfica. Tenho muitos arquivos e nao gostaria de formatar. Li todos os foruns a respeito, mas nada. Alguém pode me ajudar?

Como não informou o modelo da sua placa de vídeo, vou falar sobre algo que pode resolver, para uma solução definitiva, poste aqui o modelo caso não consiga resolver com a dica a seguir:
vá em: Sistema->Administração->Drivers de Hardware
O Sistema irá buscar por hardware que não está com o driver instalado corretamente, selecione a opção recomendada, ou a que tiver uma numeração mais alta (exemplo: se for a nVidia, poderá ter vários drivers - versão 96, 85, 101, etc...) selecione a opção que o Ubuntu recomenda ou a numeração mais alta, assim que ele fizer o download do driver, ele solicitará a reinicialização do sistema. Reinicie e tente alterar as configurações gráficas. se não resolver, no terminal, digite:
lspci ou lsusb
Esses comandos listam o hardware presente no seu micro... informe pra gente para uma solução mais detalhada.
Amazon PC
Optimum - Turion X2 1.60Ghz 4GB de RAM HD de 250GB

Offline goulartte

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2010, 20:28 »
Gostaria de fazer os comandos desta maneira, pois é a maneira que conheço o Ubuntu, mas só consigo acessar via recovery mode no terminal para digitar comandos no prompt do shell.
Ao digitar "lspci" retorna a seguinte mensagem (além de outras): VGA compatible controller: Intel Corp. Mobile 945GM/GMS 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03).
Tentei digitar "dpkg-reconfigure xserver-xorg" no meu usuário e pede para fazer o comando como root. Acessei com root e fiz o comando, mas nao retorna nada, como se faltasse alguma coisa, nao avisa nada, fica o prompt esperando outro comando.
Qual a linha de comando devo digitar para resolver o problema?
Tem uma maneira de atualizar os driver por comando no prompt? Pelo que vejo, está conectado a internet (minha internet é via wi-fi).

Offline antoniodosantosor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2010, 12:13 »
Não consigo acessar o Ubuntu pois não passa da mensagem - "Ubuntu is running in low graphics mode. The following error was encontered. You may need to update your configuration to solve his - (EE) Failed to initialize extension (compatible NVidiax
(EE) Config/hal - couldn't initialize context unknown error (null).
Tudo isto aconteceu na reinicialização do sistema sem que eu alterasse drivers restritos. Tive que reinstalar o Ubuntu em outro HD, recuperei os arquivos, somente não conseguindo até agora a recuperação dos favoritos do Firefox, uma vez que não fiz backup.

Offline goulartte

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2010, 21:27 »
Amigos,

Tem uma maneira de reinstalar o Ubuntu sem afetar o Windows e mantendo o Grub para facilitar o dual-boot? Necessito muito do Ubuntu, que é o que mais uso, mas ainda nao posso abrir mão do Windows.

Offline goulartte

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2011, 01:09 »
Minha solucao foi formatar todo o HD...

Offline carcarah

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 23:51 »
Caros camaradas,

estou com o mesmo problema, mas o meu driver da NVidia nao é o do Ubuntu, é o da própria fabricante.

Procedo da mesma forma?

abraço.