Qual o número de pessoas que usam Ubuntu no Brasil

Iniciado por clodoaldops, 17 de Janeiro de 2010, 16:15

tópico anterior - próximo tópico

clodoaldops

É comum eu ler que o Ubuntu é o linux mais usado em desktops.
Mas existe uma estimativa de qual é esse número no Brasil?
Na minha casa tenho o jaunty em dual-boot num desk e em dois notes.

rjbgbo

é uma pergunta difícil, ñ sei de pesquisas nesse sentido, até tomará que tenha.
mas o melhor parâmetro é percorrer os sites nacionais referentes a Linux, p/ se ter uma certa noção.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

alineri

Acredito eu (não sei...) a própria Caninical deve ter dados referentes ao numero de usuários. Uma vez que todas as bases instaladas se conectam ao servidor da Canonical para atualização, serviços e etc. Quem sabe eles não teem esses dados?
É só uma teoria.  ???
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

junniox

Uma estimativa, bem baixa por sinal, pode ser encontrada aqui

Mas esses são só os usuários registrados no Launchpad, acredito que o número de usuários do Ubuntu no Brasil seja muito maior.

[]'s

P.S. Usando o Google Trends fiz uma pesquisa por Ubuntu selecionando somente o estado de São Paulo e constatei que a cidade que mais pesquisa e provavelmente usa Ubuntu é a minha cidade, São Carlos. Vamo que Vamo !!!!!

Polaco

Há uma estimativa da Canonical de aproximadamente 8 milhões de usuários.

http://www.thevarguy.com/2008/09/04/canonicals-ubuntu-linux-tops-8-million-users/

No Brasil, acredito que não chegue nem perto de 500 mil.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Chakal.tec.info

Boa tarde,
testei varios S.O, inclusive na faculdade utilizam o Suse, não sei por que? Particularmente o suse e muito pesado, e muitas funções desapossarias. Testei outros, para trabalhar com segurança prefiro o FreeBSB, para estação o Ubuntu de longe e o melhor ... Creio que por muito que tenho lendo a quantidade e muito grande, porém estatística e bem complicado, pois tem muitas fontes não confiáveis levo para mim, como estatística valida a da Canonical.

A Canonical poderia lançar versões mais customizadas, assim como a LTS, lançar uma versão voltada para desenvolvimento, outra para Rede e Segurança uma para Designer, penso que assim a popularização ficaria mais fácil e rápida.

Dinei

Citação de: Polaco online 18 de Janeiro de 2010, 14:26

http://www.thevarguy.com/2008/09/04/canonicals-ubuntu-linux-tops-8-million-users/

Esses dados são de 2008.

Há cerca de 13 milhões de usuários ou mais... e grande parte são brasileiros. Acho que passa sim desses 500 mil...e com facilidade...
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Polaco

Citação de: Dinei online 18 de Janeiro de 2010, 18:37
Citação de: Polaco online 18 de Janeiro de 2010, 14:26

Esses dados são de 2008.

Há cerca de 13 milhões de usuários ou mais... e grande parte são brasileiros. Acho que passa sim desses 500 mil...e com facilidade...

Foi mal, não tinha reparado neste "detalhe" e espero que você esteja correto, mas sinceramente, não acredito que o Brasil tenha um número tão grande de usuários.  :-\
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Chakal.tec.info

Bom dia galera,
então por gostaria muito que o open source estivesse muito mais difundido do que agora, acredito que com o apoio do governo, colocando S.O free, nas escolas e em seus órgãos, isso vai cada vez mais longe. Acredito que para o open source tomar o lugar do win no brasil vai demorar, temos muitos leigos de tudo que possuem computador em casa, e so usam ele para acessar o orkut, e o msn, e o caso da minha mae e meu irmão. Acho que isso pode complicar um pouco, afinal os open sources em geral, ja estão quase igual a um win, porém a algumas coisas que para fazer funcionar e necessário um pouquinho mínimo de conhecimento.

Leonardo C

Mais estatísticas:

Só aqui no fórum são 44048.

sboorbou

existe um site, onde você se registra como usuário de linux... e ele faz uma amostragem por região, mas ele não é exato por que a maioria dos usuario brasileiros não sabe da sua existencia, mas a ideia do site é justamente esta.....

http://counter.li.org/

se cadastrem e recebem um "user registered number" e vamos organizando  para termos estas estatisticas.........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

GustavoReis

Segundo o Linux Counter, Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do Linux, cujo total é quase 100 mil, só perdeu para os EUA com quase 130 mil e está na frente da Alemanha, o terceiro país.
No mundo inteiro, há 126 mil usuários do Linux, mas se não me enganei, li uma notícia de jornal de The New York Times reportando que havia 13 milhões de usuários do Ubuntu.

Agora, sou o 528204º usuário do LInux.

GustavoReis

Continuando...

Segundo o Google TRands, no caso de Ubuntu, a Rússia é o primeiro país que usa mais o Ubuntu, Indonésia, o segundo e a Itália, o terceiro. Outros países que usam mais o Ubuntu são Noruega, Finlândia, Espanha, França, Grécia, Suécia e Chile.

Milão é a primeira cidade com o maior número de usuários de Ubuntu, Jakarta (Indonésia), a segunda e Augusta (Itália), a terceira.
Outras cidades que usam mais o Ubuntu são Madri, São Francisco (EUA), Santiago, Paris, Cidade do México, Frankfurt (Alemanha) e Viena (Áustria).

No caso de Linux, no ano 2010, Índia é o primeiro país com o maior número de usuários de Linux, Taiwan, o segundo e a Rússia, o terceiro. Brasil é o 9º país que perde para a Alemanha e está na frente da Finlândia.
Pequim é a primeira cidade com maior número de usuários de Linux, Xangai (China), a segunda e Mumbai (Índia), a terceira. São Paulo é a 7ª cidade que perde para Tóquio (Japão) e está na frente de FRankfurt (Alemanha).

fatecano

Booom, já que tocaram de novo nesse assunto...

Fiz essa busca no Brasil e Portugal, em todas as sub-regiões, na categoria computadores e entre 2004 até o presente para a palavra Ubuntu:
http://www.google.com/insights/search/#cat=5&q=ubuntu&geo=BR%2CPT&cmpt=geo

Legal para ver o interesse regional e termos de pesquisas por estados (Brasil) ou distritos (Portugal), e mostra também uma previsão para 2011.

Edit:

Carambaaa!!!
O Acre ficou logo após São Paulo no interesse por região!!  :o
O Acre existeee!!! rsrs

agente100gelo

Impossível mensurar, mas vamos brincar com números :)

As estatísticas mais próximas da realidade são dos sistemas de estatísticas de sites que englobam uma grande quantidade de clientes.
Mas aí só conta quem usa internet nestes sites.

Dados no StatCounter: 0,7% usam Ubuntu.

Segundo o br-linux, 55% dos usuários Linux usam Ubuntu.

Segundo pesquisa recente, existem 51.000.000 de usuários de Internet no Brasil. Considerando que seja este o valor de usuários que tenham acesso a um sistema operacional.

51.000.000 x 55% x 0,7% = 218.790 pessoas.

Este é o pior cenário.

Como acho que os usuários que respondem o br-linux são mais avançados, e tendem a não representar a quantidade real, imagino que a porcentagem de Ubuntu seja maior.... vamos imaginar que seja 75%.

Tenho um site de Direito com muitos acessos, não sendo portanto um site técnico. Lá a quantidade de usuários que acessam com Linux é 1,39%.

51.000.000 x 75% x 1,39% = 531.675 pessoas.

Acho que é um cenário razoável.

Ou seja, deve variar de 250.000 a 500.000 usuários.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson