Autor Tópico: Claro 3G com modem Sony Ericsson MD300no Ubuntu 9.10  (Lida 2276 vezes)

Offline super_riqueee

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Viva os sistemas GNU/Linux e Softwares Livres!!!
    • Ver perfil
Claro 3G com modem Sony Ericsson MD300no Ubuntu 9.10
« Online: 14 de Janeiro de 2010, 13:42 »
Alguém pode me ajudar? Rodando o Ubuntu direto do CD eu consigo conectar direitinho, como estou fazendo agora. Mas, ao instalar, as mesmas configurações não são mais aplicáveis. Ele para de detectar como flash drive, mas não vê modem 3G. Quero instalar e mexer na Internet!
Viva a Sociedade Alternativa!

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Claro 3G com modem Sony Ericsson MD300no Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2010, 13:50 »
crie o arquivo "/etc/udev/rules.d/50-md300modem.rules" com o conteúdo abaixo.

Código: [Selecionar]
#
ACTION!="add", GOTO="3G_End"
SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idProduct}=="d0cf", ATTRS{idVendor}=="0fce", RUN+="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/bConfigurationValue'"
LABEL="3G_End"

Reinicie o serviço udev (ou o computador), e o seu modem passará a ser reconhecido como tal.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline super_riqueee

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:45 »
crie o arquivo "/etc/udev/rules.d/50-md300modem.rules" com o conteúdo abaixo.

Código: [Selecionar]
#
ACTION!="add", GOTO="3G_End"
SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idProduct}=="d0cf", ATTRS{idVendor}=="0fce", RUN+="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/bConfigurationValue'"
LABEL="3G_End"

Reinicie o serviço udev (ou o computador), e o seu modem passará a ser reconhecido como tal.

Se meu problema fosse tão simples estaria resolvido a tempos, mas infelizmente não. Esqueci de informar, mas eu conseguia conectar rodando em LiveCD já criando este arquivo, com exatamente o mesmo texto. Mas o que ocorre é que, ao utilizar o Ubuntu instalado, o arquivo não muda nada. Ou melhor, ele para de reconhecer o modem como unidade de arquivos, mas não o reconhece como modem. Resumindo: crio o arquivo com esse texto e conecto o modem, e a ÚNICA coisa que acontece é que não há mais um "pen-drive" pra colocar arquivos. Por mais que eu configure manualmente a conexão 3G, ele não conecta na internet e nem ao menos reconhece o dispositivo como modem. Se continuar desse jeito vou acabar ficando com o Windows 7 mesmo. Tem jeito?

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2010, 00:47 »
Talvez você deva ficar com o Windows 7, mesmo. :-\
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline super_riqueee

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Claro 3G com modem Sony Ericsson MD300 no Ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2010, 01:08 »
Será mesmo?... Bom, por enquanto eu vou ficando no 7, mas espero que ainda algum outro usuário aqui do fórum tenha a resposta do meu problema, possibilitando a minha permanência no mundo GNU/Linux. Obrigado pela ajuda zekkerj e, se souber de algo novo, me diga o que for.

Offline leobarros

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2010, 21:58 »
Tenho esse modem e o que você estava correto. Creio que você deve rever os passos.
Tem um site que pode te ajudar: http://leo3g.blogspot.com/2009/01/primeiramente-eu-digo-que-esse-modem.html ou então um discador por terminal: http://leo3g.blogspot.com/2009/07/open3g-discador-para-modem-3g.html
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2010, 22:00 por leobarros »

Offline super_riqueee

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2010, 19:48 »
Pra mim que sou iniciante, parece difícil pra caramba, mas juro que vou seguir as instruções direitinho e assim que obtiver um resultado, postarei aqui. Obrigado pela ajuda também!