Autor Tópico: [ Resolvido ] Ubuntu 9.10 não abre disquete .  (Lida 3297 vezes)

Offline RAA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
[ Resolvido ] Ubuntu 9.10 não abre disquete .
« Online: 10 de Janeiro de 2010, 23:49 »
    Instalei o Ubuntu 9.10 , à primeira vista me parece uma grande promessa pois é um sistema muito rápido para iniciar e estar pronto para uso .
    Ao término da instalação e atualização baixei os programas que necessito e ao começar a testar não consegui montar o disquete , consultei a internet , tentei vários comandos para montá-lo e nada , tentei editar "fstab" e "mtab" . Só consegui abrir o disquete quando abri o /etc como root , mesmo assim não conseguia fazer nada no disquete , apenas ver o conteúdo e ao tentar desmontá-lo para colocar outro , abria uma tela informando que esta era uma ação de root . No desespero tentei colocar o fstab e mtab do Ubuntu 9.04 no lugar dos originais do 9.10 . Nada funcionou .
    Continuando a minha tentativa de ativar o disquete voltei às pesquisas e encontrei um site em inglês que informa ser um "bug" do sistema e que a solução seria aguardar uma atualização para resolver o problema ou uma nova versão corrigindo o problema .
    Após muitas tentativas acabei por desinstalar o 9.10 e reinstalando o 9.04 , que para mim é um dos melhores Ubuntus já lançados pois tudo que preciso em Linux funciona em modo gráfico exceto abrir pastas como root , aí sim , só com linha de comando .
    Gostaria de ter este problema sanado pois o 9.10 parece ser um excelente sistema operacional .
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2010, 23:39 por RAA »

Offline RAA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 não abre disquete .
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2010, 21:55 »
    Parece que o problema é com relação à propriedade pois consigo montar e desmontar o disquete com os seguintes comandos respectivamente ( não abre se não for como root ) :
sudo mount /dev/fd0    /media/floppy0
sudo umount /devfd0  /media/floppy0

Mas não consigo fazer nada com o disquete depois de aberto nem colar um arquivo , nem apagar . Ao consultar em propriedades as permissões do disquete  , lá cita como proprietário "root" e não me autoriza fazer mais nada .
    Olhei estas permissões num BigLinux que tenho instalado no mesmo computador e que abre disquetes normalmente e lá consta como proprietário o usuário e libera para que possa fazer o que quiser no disquete .
    Não sei se a solução passa por aí , como alterar este proprietário do disquete no Ubuntu 9.10 ? Ou me ajudem com a solução para este problema de disquetes no Ubuntu 9.10 .

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Ubuntu 9.10 não abre disquete .
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2010, 08:21 »
Bom dia RAA
estou usando o ubuntu 9.04 com o lxde e o PcmanFm abre todas as pastas como root tranquilamente.
experimente pelo menos instalar o pcmanfm e utiliza-lo no lugar do nautilus, ele é bem mais rápido que o nautilus.
um unico senão,  o pcmanfm não tem lixeira, assim cuidado ao deletar pastas e arquivos
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline RAA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 não abre disquete .
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2010, 02:01 »
    Por enquanto não quero fazer grandes alterações no sistema pois o meu interesse é quando tudo estiver funcionando fazer uma remasterização com tudo que preciso instalado . Ainda aguardando uma solução . obrigado .

Offline RAA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.10 não abre disquete .
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2010, 23:38 »
    Depois de esperar por uma solução simples para o problema e não ter esta solução com o sistema como está , resolvi testar a sugestão do "abdo" e instalei o "PcmanFm" , apesar de acusar alguns erros consegue abrir e permite usar o disquete normalmente . Valeu "abdo" pela dica , vou incluir este programa na minha remasterização , obrigado .
    Aproveito para colocar a forma como estou conseguindo formatar disquete : desmontar disquete > terminal > sudo fdformat /dev/fd0 > senha > aguarde até dar concluído > nesta etapa nenhum sistema operacional reconhece o disquete > sudo /sbin/mkfs /dev/fd0 1440 -t msdos > aguarde e pronto - disquete formatado e abrindo no "PcmanFm" .  
    Nem perca tempo em instalar kfloppy ou Kmformat , simplesmente não funcionam .
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2010, 23:33 por RAA »

Offline RAA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: [ Resolvido ] Ubuntu 9.10 não abre disquete .
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2010, 23:13 »
Pode instalar o Dolphin que resolve também e sem acusar erro .