Resolvido - Tendo só o Ubuntu instalado, preciso manter o grub?

Iniciado por shuffle, 10 de Janeiro de 2010, 16:57

tópico anterior - próximo tópico

shuffle

Olá, sou iniciante em linux, e gostaria de saber se tendo somente o Ubuntu na máquina (apaguei a porcaria do Vista), se mesmo assim eu preciso do Grub instalado, tenho o Ubuntu 9.10, e estou achando o carregamento do Grub um pouco lento, tenho um notebook hp dv9548us, com dualcore, realmente acho que hardware não é a causa. Gostaria de deixar a inialização mais rápida, caso não de para remover o grub, vou tentar mudar as configurações, mas o grub está demorando uns seg na em uma tela escrito loading.

Obrigado pela ajuda. E desculpe se a pergunta for repetida, mas eu não encontrei a resposta em nenhum lugar. Aparentemente não posso apagar o grub, mas como ele é um gerenciador de boot, e tendo só um sistema na máquina, talvez não fosse necessário, me desculpem se a pergunta foi muito ignorante.

jeflui

rjbgbo

shuffle, a resposta do jeflui é correta.
Me parece que vc desinstalou o Windows Vista, já c/ o dual-boot existente. Daí estar o Grub estar se inicializando p/ a escolha dos dos SOs, te sugiro ver o tópico - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57895.0.html - lá vc poderá ver como remover a entrada do Windows Vista do Grub.

No meu notebook, que só tem o Ubuntu, instalado por padrao e c/ o Grub, mas ele direta/ no Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Iagohsf

Quanto ao tempo de inicialização você poderá zerar esses segundos que tem que esperar para iniciar seu sistema. Procure pelo arquivo grub.cfg em /boot/grub, feito isso, abra-o com o gedit(ou outro editor de textos) digite Ctrl + f, e tente encontrar algo com GRUB_TIMEOUT='10'(Não estou lembrado no momento, mas tenho certeza que irá achar), logo basta alterar o valor 10 para 0, e o GRUB iniciará automaticamente em seu sistema padrão(No caso o Ubuntu).

Obs: É preciso ser root para efetuar essa operação, portanto abra o terminhal e digite:

sudo gedit /boot/grub/grub.cfg

clodoaldops

Instale o SUM, startupmanager, e gerencie seu grub em modo grafico sem dificuldades.
Eu uso desde a versão 8.04 numa boa.

shuffle

Obrigado por todas as respostas! E viva a comunidade Ubuntu!