OpenOffice: quase perdi o Windows 7

Iniciado por Frank K Hosaka, 08 de Janeiro de 2010, 07:01

tópico anterior - próximo tópico

Frank K Hosaka

Ontem,  instalei o programa OppenOffice Banco de Dados através do Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu > Obter Software Livre > Escritório > OpenOffice Banco de Dados 3.1.

Eu sou um desses desastrados que levou quase duas semanas para instalar o Ubuntu 9.10 aqui no Tablet da HP, e eu presumo que daqui a dois meses conseguirei instalar o OpenOffice Banco de Dados.

No fórum Religião do Terra, o Católico ficou espantado com as dificuldades que passei até agora. Para ele, o Ubuntu instalou a rede, a Internet, o teclado e o mouse sem fio automaticamente, sem ele precisar digitar um só comando no Terminal. Ele desconfia que a minha cópia do Ubuntu é pirata.

A instalação do OpenOffice Banco de Dados é bem demorada, tudo indica que ele pega o aplicativo lá na Internet, mas o Ubuntu faz quase tudo de forma automática para mim. O meu problema é como fazer o OpenOffice abrir um banco de dados do MS Access. Navegando a esmo pela Internet, fui orientado a instalar o MDAC 2.8 na página http://www.microsoft.com/downloads/en/confirmation.aspx?familyId=6c050fe3-c795-4b7d-b037-185d0506396c&displayLang=en

Eu achei isso um absurdo. Como é que alguém que usa o Ubuntu pode baixar um aplicativo do Windows? No meu caso que sou um desastrado, basta apenas clicar no link do download, é que eu tentei instalar o Internet Explorer no Ubuntu, e não consegui, mas consegui instalar sem querer o tal do Wine, uma espécie de emulador do Windows dentro do Ubuntu. Depois que baixei o MDAC 2.8, como era de esperar, o OpenOffice continuava a reclamar que não dá para abrir um arquivo .mdb

Voltando à Internet, encontrei essa página: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=59802

Como o meu inglês é péssimo, eu entendi que era para pegar o arquivo msvcrt.dll da pasta Windows\System 32 para a pasta Windows\System, o que eu fiz através do Navegador de Arquivos, o que não mudou em nada a situação para o OpenOffice.

Assim, procurei outra ajuda na página http://www.openoffice.org/FAQs/ms-access/ms-access.html, onde outro texto em inglês me fez entender que preciso abrir um driver OBCD do Access lá no Windows para depois o OpenOffice usar aqui. Achei a ideia ótima, reinicializei e pedi para o Grub botar no ar o Windows 7.

Apareceram aqueles vagalumes da Microsoft, e a tela ficou toda escura. Tentando entrar novamente no Windows 7, autorizei o pobre coitado a restaurar os arquivos. Ele não conseguiu. E mais duas vezes, o Windows 7 só conseguia mostrar os vagalumes morrerem no frio da escuridão.

Nesse momento, lembrei do Padre José e comecei a rezar para Santa Tereza de Ávila, pedindo a ela mostrar o que eu fiz de tão errado para merecer tamanho castigo - por que o Ubuntu de todo mundo funciona, só o meu que não? Foi aí que Santa Tereza me lembrou que mexi em coisa sagrada, o tal do mscvrt.dll - pelo Navegador de Arquivos, eu devolvi o arquivo à sua devida pasta.

Através do Grub, voltei para o Windows 7, e, graças a Santa Tereza de Ávila, as borboletas mostraram o imponente Windows 7 entrar no ar, só que o Norton pediu para esperar, ele precisou puxar da Internet uma atualização de 41 mb. Demorou para burro, mas, sim, eu mereci esse castigo. Quando o Norton terminou o serviço, fui lá no Painel de Controle do Windows 7 para abrir um novo driver OBCD. O Windows 7 também mudou tudo, não é mais como nos bons tempos do Windos 95, mas com o serviço de auto-ajuda consegui montar o driver.

E voltando novamente no Ubuntu, eis que o OpenOffice continuou a reclamar que não dava para abrir o arquivo do MS Access. Os comandos que aparecem nas janelas de orientação não tem nada a ver com as janelas que o OpenOffice me apresenta aqui. O Católico tem razão, além do Ubuntu o meu OpenOffice também é pirata. Como é que eu faço para conseguir um Ubuntu e OpenOffice original?

rjbgbo

Que aventura!
Mas seu post seria melhor na parte de inciantes ou aplicativos, devido sua dúvida.

Seguinte nem o Ubuntu e nem o OpenOffice podem ser piratas eles são distribuídos por licença de software livre - http://pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7a_de_software_livre

O que pode estar sendo fruto de tantos problemas p/ vc é o fato de sua cópia ñ ser de um local oficial.
Sugiro vc baixar a cópia do site oficial do Ubuntu - http://www.ubuntu.com/getubuntu/download
E prefira escolher a versão de 32bits.

Depois siga esses 2 passos:
Confira o md5sum do arquivo baixado - http://wiki.ubuntu-br.org/ConferindoMd5
Veja como gravar o liveCd - https://help.ubuntu.com/community/BurningIsoHowto

também te sugiro apostilas sobre o ubuntu - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47927.msg294450.html#msg294450

Qto a arquivos Ms-Access acho que hj em dia abrem sim no OpenOffice, inclusive ele vem instalado por padrão junto ao OpenOffice no livecd.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Frank K Hosaka

Agradeço sua resposta, RJ.

Eu também sou de opinião de publicar os meus comentários lá no tópico dos iniciantes, mas o Sr Felix acredita que isso iria desorganizar a estrutura lógica do fórum, e prejudicar a vida de milhões de usuários do Linux no Brasil e no mundo, e assim muito do que escrevi ele joga para cá. Logo, para não aborrecer o Sr Felix é que já venho direto para cá; é como o padre José sempre me ensinou, contra a vontade de Deus, ninguém pode. E obrigado pelas dicas. Um abraço,

alarcon

#3
Lendo todo o histórico do seu problema, pareceu-me que vc entendeu errado a dica que leu e ao invés de copiar o arquivo msvcrt.dll da pasta Windows\System 32 do seu windows 7 para a pasta /home/seu_usuário/.wine/drive_c/windows/system32 no Ubuntu vc fez foi mover, ou seja, removeu o determinado arquivo do seu windows e colou o mesmo no Ubuntu e o que deveria ter feito era apenas uma cópia (deixando o original no seu devido lugar) dele da determinada pasta do windows para uma determinada pasta do seu Ubuntu. Por isso que ao entrar no seu windows ele deve ter sentido a falta de tal arquivo .dll no devido lugar que vc removeu (e não copiou) para o Ubuntu.

Alguns problemas de programas windows rodando no Ubuntu via wine se resolvem assim, copiando determinadas .dll do windows para a pasta /home/seu_usuário/.wine/drive_c/windows/system32 do seu Ubuntu, mas não em todos os casos.

Só não sei se seu caso se resolveria deste modo.