Downloads usam toda a banda. Navegação lentíssima.

Iniciado por bidut, 08 de Janeiro de 2010, 01:24

tópico anterior - próximo tópico

bidut

Galera, eu tenho 2MB de adsl e quando eu baixo alguma coisa da net usando o ubuntu os downloads sempre acontecem na velocidade máxima (cerca de 230Kb/s), sendo assim consomem toda a largura de banda e tornam a navagação impossível. Como arrumar isso? Queria dar prioridade a navagação e deixar os downloads rolando no talo quando nao estiver usando nenhum browser. Abraços.

PRSC

Somente instalando um gerenciador de downloads, tipo o downthemAll, que fica direto no firefox, ai sim vc pode colocar limite de down.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Andreson Goveia

Citação de: PRSC online 08 de Janeiro de 2010, 11:21
Somente instalando um gerenciador de downloads, tipo o downthemAll, que fica direto no firefox, ai sim vc pode colocar limite de down.

Abraço.
Existe varias formas sim, uma delas é essa:
CitarLimitar banda de um aplicativo no linux

As vezes você quer fazer um download mas não quer que ele consuma toda a sua banda, alguns softwares permitem isto, outros não, como limitar a banda destes aplicativos? A resposta é trickle.

O trickle é um gerenciador de banda em espaço de usuário, qualquer programa que faça uso da system call socket pode ser capturado pelo trickle. As taxas de download e upload podem ser configuradas independentemente.

Para instalar o trickle no Ubuntu faça:
sudo apt-get install trickle

O trickle pode ser usado no modo standalone e no modo server. Para usar no modo mais simples (standalone) é só chamar:
trickle -s [-d <maximo-download-kb>] [-u <maximo-upload-kb>] <programa> [args...]

A opção -s é para forçar o modo standalone, caso o servidor do trickle (trickled) esteja rodando, o padrão (sem a opção -s) é primeiro tentar usar o modo server depois o modo standalone. Então ela é opcional caso não exista servidor.

Exemplo para fazer o download do firefox usando o wget e limitar ele a 20KB/s faça:
trickle -s -d 20 wget 'http://download.mozilla.org/?product=firefox-3.0.5&os=linux&lang=en-US'

O trickle é muito útil para fazer uma atualização do Ubuntu e limitar a taxa de download, para não sobrecarregar o link de internet :
sudo apt-get update && sudo trickle -s -d 20 apt-get -y --force-yes upgrade
Fonte: http://blog.igdium.com/2009/01/limitar-banda-de-um-aplicativo-no-linux.html

Espero ter ajudado.

marcoc2

Também acho isso meio chato..

O trickle funciona, mas se vc usar com o Firefox por exemplo deixa o programa com uns bugs (pelo menos na época que testei dava).
Você pode tentar o wget também com o parâmetro --limit-rate
Problema que os Megaupload e Rapidshare não funcionariam com ele.
..   , - O
.. O (_) )
..   `- O

bidut

Porque no windows isso não existe? Quando eu estou baixando algo e começo a navegar a taxa de transferência automaticamente cai.

PRSC

Citação de: bidut online 08 de Janeiro de 2010, 15:00
Porque no windows isso não existe? Quando eu estou baixando algo e começo a navegar a taxa de transferência automaticamente cai.

Sempre preferi baixar pelo linux, justamente por causa de vir mais rápido e aproveitar bem a banda.
O Trickle não deixa de ser um gerenciador de certa forma, já que pode limitar banda, mas citei o dowthem por ser mais prático.
Cada sistema tem suas vantagens e desvantagens, para mim isso é vantagem, já que programa os downloads quando pegam toda banda.
É só questão de se adaptar e não ficar comparando sistemas, isso vai acabar te aborrecendo, tanto que vai ter coisa que vc faz no linux e vai tentar no windows e não vai funcionar também.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Dinei

Olha, pra linux eu ainda não conheço um limitador de banda.

Mas pra Windows existem 2 que me ajudaram tanto no trabalho quanto em casa:

Net Limiter (30 DIAS) http://www.baixaki.com.br/download/netlimiter.htm

Traffic Shapper (FREE) http://www.baixaki.com.br/download/traffic-shaper-xp.htm

Em casa tenho 2 computadores, o meu (Ubuntu) e o da minha irmã (Windows XP). Ela vivia fazendo donwloads de filmes, músicas, clipes e um monte de coisas. Optei por instalar o Traffic Shapper no PC dela homologando somente 1MB para download. (O upload também pode ser configurado). Foi uma mão na roda!

Não tentei rodar eles pelo Wine...
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS