gnome não funciona (ubuntu 9.10)

Iniciado por hugofonseca, 07 de Janeiro de 2010, 08:12

tópico anterior - próximo tópico

hugofonseca

boas,
Tentei aceder ao ubuntu 9.10 em ambiente remoto com o programa FreeNX (desde um pc com o windows xp).
O processo de ligação corria bem mas quando a janela do ambiente de trabalho do ubuntu aparecia no pc com xp, fechava-se imediatamente.
Para instalar o FreeNx no ubuntu segui este manual : https://help.ubuntu.com/community/FreeNX
No troubleshooting deste manual refere este problema # At the client, the !M logo window appears, but after a few seconds that window just closes, even without showing any error message. #Solution: In the server, access your home directory and run this command, sudo rm .Xauthority* followed by touch .Xauthority and finally chmod 600 .Xauthority . This issue is due custom VNC configuration.

Mesmo aplicando estes comandos na janela terminal não consegui por a funcionar a ligação do ambiente de trabalho remoto. Desisti. (Acrescento que anes do FreeNX, tentei utilizar a aplicação de ambiente de trabalho remoto do ubuntu com o realvnc e o tightvnc contudo a imagem no pc com xp não actualizava. Vi num forum que o problema era da placa gráfica ATI.E efectivamente testei com a placa gráfica ATI desligada e o realvnc já funcionava, mas a qualidade da imagem era muito má.)

Entretanto desliguei o pc.
No dia seguinte quando liguei o ubuntu no processo de arranque, depois da imagem com o "logo" do ubuntu devia aparecer a janela de autenticação do utilizador. No entanto aparece uma mensagem de erro que é muito imperceptivel pois está com muito má resolução. Sei que tem lá escrito Xauthority. Quando fecho esta mensagem de erro aparece outra a dizer que o gnome não consegue criar as pastas do utilizador e de seguida aparece a imagem (em tons de laranja) do ambiente de trabalho e não aparece mais nada.o cursor do rato funciona, o teclado também. Quando faço Ctrl+Alt+Del aparece uma mensagem de erro a dizer que o utilizador não tem permissões. Quando clicko no botão do pc para desligar aparece uma janela com as opções "desligar pc", "reiniciar pc", "suspender" e "hibernar".

Já tentei iniciar o ubuntu no modo recovery. Neste caso aparece a janela de autenticação do utilizador. depois de colocar a minha password e aparece apenas a imagem (laranja) de fundo do ambiente de trabalho e mais nada.

Será que se fizer o boot ao ubuntu para a linha de comandos posso reparar o problema do Xauthority??
Qual é o comando que tenho de por no grub para o ubuntu ir directamente para a linha de comandos (terminal), ou seja, sem iniciar o modo de ambiente gráfico?

Hugo