Autor Tópico: [Resolvido] Diretórios e pastas não abrem. Estão lá mas não abrem  (Lida 7008 vezes)

Offline Meire Rebouças

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Estava trabalhando normalmente no meu laptop (ubuntu 9.10 que trava horrores) e depois de mais um travamento, eis que a minha área de trabalho está sem os ícones de atalhos. Vou ver se abro então as minhas pastas de trabalho pelo menu e eis que não abrem nada: computador, home, diretórios... nada. Abri um dos programas que estava trabalhando antes e o arquivo abriu, também achei o arquivo pela busca de arquivo, mas se pedir para abrir não abre nenhum arquivo... nada, nada. Vou perder meus dados todos? O que pode ser isto?
Já liguei e desliguei várias vezes depois disto e nada.
O que será? Por favor alguém me ajude ao pelo menos conseguir fazer um backup do que aqui tenho, pois o meu último está muito destualizado pois hoje trabalhei muito.
Help!!!
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 11:36 por Meire Rebouças »

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Help! Arquivos, diretórios e pastas não abrem... estão lá mas não abrem.
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2010, 16:35 »
Citar
Estava trabalhando normalmente no meu laptop (ubuntu 9.10 que trava horrores) e depois de mais um travamento, eis que a minha área de trabalho está sem os ícones de atalhos.

Já havia tomado alguma providência relacionada aos travamentos?

Citar
Vou ver se abro então as minhas pastas de trabalho pelo menu e eis que não abrem nada: computador, home, diretórios... nada. Abri um dos programas que estava trabalhando antes e o arquivo abriu, também achei o arquivo pela busca de arquivo, mas se pedir para abrir não abre nenhum arquivo... nada, nada. Vou perder meus dados todos? O que pode ser isto?

Sem nos determos na integridade dos arquivos, como está sua estrutura de partições?
Raiz (/), pessoal (/home) e swap?
Se você possui uma partição /home e precisar reinstalar o linux, seguindo os passos de maneira correta, não corre o risco de perder seus arquivos.

Citar
Já liguei e desliguei várias vezes depois disto e nada.
O que será? Por favor alguém me ajude ao pelo menos conseguir fazer um backup do que aqui tenho, pois o meu último está muito destualizado pois hoje trabalhei muito.

O sistema está apresentando alguma mensagem de erro?

Pelo que entendi os arquivos abriam e agora não abrem mais, porém ainda estão no sistema é isso?

Já tentou copiá-los e usá-los em outro micro?

Posta mais algumas dicas para a turma do fórum de auxiliar...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Meire Rebouças

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Arquivos, diretórios e pastas não abrem... estão lá mas não abrem.
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2010, 16:44 »
Olá,
Pra começo de conversa... não entendo muito do Linux e comandos.
Quanto aos travamentos até já pedi ajuda aqui mas nada me valeu, assim vou esperando uma atualização salvadora.
Como disse os icones do Desktop sumiram todos. Assim vou através do menu e tento acessar a home ou o computador ou os diretórios dos documentos por exemplo e simplesmente não abrem.
Mas se for pelo Gimp por exemplo e abrir a imagem que estava trabalhando até agora a pouco, ela abre normal. E se se fizer pesquisa pelas pastas elas aparecem também, só que se carregar para abrir... nada!
Não tenho idéia do que seja.
Fui no terminal e fiz um list e aparece lá o nome das pastas todas... mas como sou muito mal em comando e coisas assim não arrisco mais.
Estou em pânico pois tenho aqui trabalho de muitas horas que não posso perder.
O que poderá ser?
Respondi tudo?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 11:36 por Meire Rebouças »

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Help! Arquivos, diretórios e pastas não abrem... estão lá mas não abrem.
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2010, 16:49 »
Já tentou copiar os arquivos e usá-los em outra máquina?

Você tem atualizado seu ubuntu? Vamos começar do começo (atualizando)
Faz o seguinte:
a) pelo terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) use os comandos:
Citar
sudo dpkg --configure -a
Citar
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Alguma mensgem de erro foi apresentada até aqui...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Meire Rebouças

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Diretórios e pastas não abrem... estão lá mas não abrem.
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2010, 16:52 »
Já vi que através da busca dos arquivos pela pesquisa de arquivos, se clicar eles abrem normalmente. Coisa que não acontece com as pastas e nem com os diretórios.
O problema é mesmo só com as pastas e diretórios. O que poderá ser?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 11:36 por Meire Rebouças »

Offline Meire Rebouças

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Arquivos, diretórios e pastas não abrem... estão lá mas não abrem.
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2010, 16:54 »
Sempre faço as atualizações solicitadas pelo gestor de atualizações.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 11:37 por Meire Rebouças »

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Help! Arquivos, diretórios e pastas não abrem... estão lá mas não abrem.
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2010, 16:56 »
Pode ser permissão de acesso.
Digita o seguinte no terminal:
Citar
sudo nautilus

Pelo gerenciador de arquivos que será apresentado selecione seu arquivo / pasta e clique com o botão direito sobre o mesmo e escolha a opção propriedades.

Lá encontrará uma aba de permissões e faça a atribuição de permissão para o arquivo / pasta desejado.

Feche o gerenciador de arquivos e tente acessar os arquivos pela maneira que está dando problemas.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Meire Rebouças

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Arquivos, diretórios e pastas não abrem... estão lá mas não abrem.
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2010, 17:07 »
Usando o sudo nautilus
apareceu este erro no terminal:
(nautilus:1804): Eel-CRITICAL **: eel_preferences_get_boolean: assertion `preferences_is_initialized ()' failed
Initializing nautilus-gdu extension

** (nautilus:1804): WARNING **: No marshaller for signature of signal 'UploadFinished'

** (nautilus:1804): WARNING **: No marshaller for signature of signal 'DownloadFinished'

** (nautilus:1804): WARNING **: No marshaller for signature of signal 'ShareCreateError'
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 11:37 por Meire Rebouças »

Offline Meire Rebouças

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Arquivos, diretórios e pastas não abrem... estão lá mas não abrem.
« Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2010, 17:09 »
tentei novamente e

home:~$ sudo nautilus

(nautilus:1868): Eel-CRITICAL **: eel_preferences_get_boolean: assertion `preferences_is_initialized ()' failed
Initializing nautilus-gdu extension

** (nautilus:1868): WARNING **: No marshaller for signature of signal 'UploadFinished'

** (nautilus:1868): WARNING **: No marshaller for signature of signal 'DownloadFinished'

** (nautilus:1868): WARNING **: No marshaller for signature of signal 'ShareCreateError'
Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: 'net usershare' devolveu o erro 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error Ficheiro ou directoria inexistente
Please ask your system administrator to enable user sharing.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 11:37 por Meire Rebouças »

Offline Meire Rebouças

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Arquivos, diretórios e pastas não abrem... estão lá mas não abrem.
« Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2010, 17:18 »
Numa terceira tentativa a mensagem de erro continuou a mesma, mas apareceu uma janela com "navegador de ficheiros" e ví que aparecia a minha home. Como garantia estou agora fazendo um backup dos dados mais essenciais para um disco externo. Mas como não tenho muita memória nele não vou poder salvar tudo.
Já pode ver do que se trata com estes acontecimentos?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 11:38 por Meire Rebouças »

Offline Meire Rebouças

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
[Resolvido] Arquivos, diretórios e pastas não abrem...
« Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2010, 18:58 »
Resolvido.
Fiz uma varedura na google com o erro que mencionei antes e a busca caiu nesta página https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gvfs/+bug/461418
"To quote from 'teh_lukes' linked post:
"the folder ~/.local/share/gvfs-metadata became corrupted. deleting it solved the problem. don't know which file exactly."

After upgrading to Karmic Koala, I had noticed that my desktop icons had disappeared. That fix worked for myself (and 2 people on ubuntuforums)."
Deletei o gvfs-metadata pelo terminal, reinicei e tudo voltou ao normal.
Despois deste grande susto, neste fds vou fazer um bis backup e vou re-instalar a versão anterior do Ubuntu, pois com ela tudo era só paz.
Valeu pela ajuda.  ;)
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 11:38 por Meire Rebouças »