Autor Tópico: pedir senha ao digitar sudo su [esclarecido]  (Lida 3500 vezes)

Offline Drica

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
pedir senha ao digitar sudo su [esclarecido]
« Online: 03 de Janeiro de 2010, 01:40 »
Olá pessoal,

Migrei a pouco tempo para o linux, especificamente para o Ubuntu 9.10 e, mexendo nas permissões de uma pasta acabei alterando o q nao devia. Acontece q o comando sudo su nao pede mais senha, entra direto. Se alguém puder me ajudar a colocar senha novamente ao entrar com esse comando, ficarei agradecida.

« Última modificação: 03 de Janeiro de 2010, 19:31 por Drica »

Offline raidicar

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: pedir senha ao digitar sudo su
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2010, 08:37 »
Fica meio dificil sem saber onde mexeu, por acaso não foi no sudoers, foi?
de um cat no /etc/sudoers e veja se existe alguma linha tipo:
drica ALL=NOPASSWD: /bin/su
drica ALL=NOPASSWD: /usr/bin/sudo

Isso pode explicar o por que do comando sudo su não pedir senha.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

alarcon

• Visitante
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2010, 10:35 »
Olá pessoal,

Migrei a pouco tempo para o linux, especificamente para o Ubuntu 9.10 e, mexendo nas permissões de uma pasta acabei alterando o q nao devia. Acontece q o comando sudo su nao pede mais senha, entra direto. Se alguém puder me ajudar a colocar senha novamente ao entrar com esse comando, ficarei agradecida.

Olha só, quando vc usa o comando sudo su, ou até mesmo sudo, no terminal ele tem um tempo determinado para que ao se usar novamente o comando logo em seguida ele não peça a senha, isso foi feito, penso eu, para evitar ficar digitando a senha a todo momento, principalmente no caso daqueles que usam uma senha enorme.

Não sei por quanto tempo ele fica sem pedir a senha, só sei que por pouco tempo, então espere um pouco aí e veja se não foi isso que ocorreu com vc. Sei que tem um arquivo de configuração que muda (diminui ou aumenta) esse tempo que se pode usar o sudo ou sudo su sem pedir a senha quando vc já usou uma vez e digitou a senha.

Offline Drica

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2010, 12:16 »
Realmente,

Observei que tem um tempo para pedir senha novamente. Hoje abri o terminal e pediu a senha.Bom, sou nova no pedaço (Ubuntu e Fórum), e espero aprender um pouco mais e ajudar quando tiver ao meu alcance.

Obrigada, valeram as dicas!!!