Até onde posso usar o Ubuntu? Essa não é uma pergunta fácil de responder, principalmente para quem é iniciante como eu. Para quem instala o Ubuntu, fica perplexo com o tempo de instalação (meia hora contra cinco horas do Windows 7). Depois de instalado, o Ubuntu leva 1 minuto para disponibilizar os recursos do micro ao usuário, enquanto que o Windows7 precisa de 3 minutos, no mínimo.
Para instalar uma impressora nova no micro, o Windows precisa de 30 minutos, enquanto que o Ubuntu faz em alguns milésimos de segundos, e assim muitos fíéis do Linux batem no peito com muito orgulho e afirmam que o Ubuntu é muito melhor que o Windows. Isso é pura besteira. Veja o exemplo do HP 4300. O Ubuntu realmente consegue instalar a impressora em poucos segundos, mas o Windows instala não só a impressora, mas o fax e o serviço de digitalização, isso porque o HP 4300 tem muitos mais recursos, mas que o Ubuntu não é capaz de disponibilizar para o usuário,pelo menos em poucos segundos.
Eu era e ainda sou usuário do Windows Vista. Mas depois que um dos micros entrou em pane, e o safado do técnico fez o favor de reinstalar tudo com contas novas, sofri bastante para a rede funcionar novamente, e descobri que o Windows Vista Edição Premium não tem o privilégio de consertar senhas de usuário, isso só é possível na versão Professional ou Ultimatum; mas na hora de procurar a versão mais avançada do Windows, eis que encontrei na prateleira o Windows 7, mas como a grana é curta só consegui comprar o Windows 7 Premium, onde ele promete gravar senhas de rede para conectar automaticamente no grupo de trabalho. Isso preciso conferir ainda.
Hoje, testei o Ubuntu na rede, e ele não conseguiu fazer a conexão, seja pelo VPN, seja forçando o Nautilus a entrar no IP da máquina Windows. Aqui nesse fórum, não há nada que fala sobre redes franksteins, qualquer tópico desse tipo, o moderador manda o pobre colaborador ler as regras do forum, como se fosse sacrilégio falar de Windows por aqui. Eu também participo do fórum do Babboo e, graças a Deus, eles abriram um novo espaço naquele fórum, chamado Off-Topic, e assim é possível falar de Linux onde o fórum foi projetado para o Windows. Num dos itens das regras desse forum, ficou claro que não é permitido discutir religião por aqui. Isso eu discordo e muito. Para fazer o Ubuntu conectar na rede Windows só benzendo, só benzendo.
Como não existe um tópico sobre O que eu não consegui com o Ubuntu, assim eu tomo a iniciativa: além de não conectar o Ubuntu na rede Microsoft, eu também não consegui conectar a impressora térmica da Daruma. Ou seja, ainda é muito cedo jogar o Windows na cesta do lixo. Finalizando, nem o Windows nem o Ubuntu são melhores ou piores, eles tentam agradar o usuário da melhor forma possível, mas nada obriga a Apple a criar um celular que seja compatível com o sistema da Microsoft ou da Linux, e assim o usuário precisa ser alertado de quem nem tudo é possível no mundo da informática, assim como o Padre Magalhães sempre alerta que nem sempre Deus atende as nossas preces. Amém.