Autor Tópico: Ubuntu e a rede Microsoft  (Lida 4152 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Ubuntu e a rede Microsoft
« Online: 04 de Janeiro de 2010, 14:03 »
Até onde posso usar o Ubuntu? Essa não é uma pergunta fácil de responder, principalmente para quem é iniciante como eu. Para quem instala o Ubuntu, fica perplexo com o tempo de instalação (meia hora contra cinco horas do Windows 7). Depois de instalado, o Ubuntu leva 1 minuto para disponibilizar os recursos do micro ao usuário, enquanto que o Windows7 precisa de 3 minutos, no mínimo.

Para instalar uma impressora nova no micro, o Windows precisa de 30 minutos, enquanto que o Ubuntu faz em alguns milésimos de segundos, e assim muitos fíéis do Linux batem no peito com muito orgulho e afirmam que o Ubuntu é muito melhor que o Windows. Isso é pura besteira. Veja o exemplo do HP 4300. O Ubuntu realmente consegue instalar a impressora em poucos segundos, mas o Windows instala não só a impressora, mas o fax e o serviço de digitalização, isso porque o HP 4300 tem muitos mais recursos, mas que o Ubuntu não é capaz de disponibilizar para o usuário,pelo menos em poucos segundos.

Eu era e ainda sou usuário do Windows Vista. Mas depois que um dos micros entrou em pane, e o safado do técnico fez o favor de reinstalar tudo com contas novas, sofri bastante para a rede funcionar novamente, e descobri que o Windows Vista Edição Premium não tem o privilégio de consertar senhas de usuário, isso só é possível na versão Professional ou Ultimatum; mas na hora de procurar a versão mais avançada do Windows, eis que encontrei na prateleira o Windows 7, mas como a grana é curta só consegui comprar o Windows 7 Premium, onde ele promete gravar senhas de rede para conectar automaticamente no grupo de trabalho. Isso preciso conferir ainda.

Hoje, testei o Ubuntu na rede, e ele não conseguiu fazer a conexão, seja pelo VPN, seja forçando o Nautilus a entrar no IP da máquina Windows. Aqui nesse fórum, não há nada que fala sobre redes franksteins, qualquer tópico desse tipo, o moderador manda o pobre colaborador ler as regras do forum, como se fosse sacrilégio falar de Windows por aqui. Eu também participo do fórum do Babboo e, graças a Deus, eles abriram um novo espaço naquele fórum, chamado Off-Topic, e assim é possível falar de Linux onde o fórum foi projetado para o Windows. Num dos itens das regras desse forum, ficou claro que não é permitido discutir religião por aqui. Isso eu discordo e muito. Para fazer o Ubuntu conectar na rede Windows só benzendo, só benzendo.

Como não existe um tópico sobre O que eu não consegui com o Ubuntu, assim eu tomo a iniciativa: além de não conectar o Ubuntu na rede Microsoft, eu também não consegui conectar a impressora térmica da Daruma. Ou seja, ainda é muito cedo jogar o Windows na cesta do lixo. Finalizando, nem o Windows nem o Ubuntu são melhores ou piores, eles tentam agradar o usuário da melhor forma possível, mas nada obriga a Apple a criar um celular que seja compatível com o sistema da Microsoft ou da Linux, e assim o usuário precisa ser alertado de quem nem tudo é possível no mundo da informática, assim como o Padre Magalhães sempre alerta que nem sempre Deus atende as nossas preces. Amém.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ubuntu e a rede Microsoft
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2010, 14:17 »
Por partes:

Não entendi se este seu tópico é um 'desabafo' ou está pedindo ajuda com seus problemas. Caso seja de ajuda, especifique qual a versão do Ubuntu que está usando, eu só vi referência à versão beta que você instalou por 'falta de conhecimento', isso você citou em um outro tópico, mas aqui não diz se continua com esta versão ou se optou por uma estável.

Quanto ao Ubuntu conectar em redes windows há vários tópicos aqui no fórum, só precisamos que você seja mais específico, dando mais detalhes de sua rede, etc, etc, etc... E quanto a trancarmos tópicos e avisarmos sobre as regras isso acontece sim, quando o(s) usuário(s) procura(m) ajuda específica para outros Sistemas Operacionais e/ou distribuições.

Aguardamos mais detalhes para que possamos lhe ajudar.

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a rede Microsoft
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2010, 14:33 »
Obrigado por responder. Mas nesse fórum, só achei uma mensagem de um desesperado querendo fazer o notebook dele conectar na rede Windows (o mesmo problema que o meu), mas o moderador mandou ler as regras de uso, o que deu origem ao meu desabafo. Já que você afirma que há tópicos que orientam a conectar o Ubuntu (eu uso o beta 10.4) com a rede Windows (a máquina em que está conectada a impressora que quero compartilhar é Windows Vista), gostaria que indicasse apenas dois links, nesse forum, e como você conseguiu arranjá-los, já que pelo mecanismo de busca eu não achei. Grato pela atenção.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ubuntu e a rede Microsoft
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2010, 14:44 »
Você pediu somente dois links, mas como o número é grande, aqui estão alguns a mais como exemplo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,60950.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61101.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,60840.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,60477.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,59987.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58840.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58545.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58008.0.html

Na página inicial do fórum, simplesmente fui em Pesquisa e procurei por "rede windows", foram apresentados mais de 10 páginas de resultados, claro que nem tudo servirá para o seu problema, mas isso foi só para mostrar que não somos 'tão radicais' assim e que há muita informação sobre redes mistas com outros SO's aqui no fórum.

Agora a respeito deste problema específico, eu mesmo infelizmente não posso lhe ajudar, pois ainda estou com o Ubuntu 9.10 aqui, e na verdade recomendo ele para você, justamente por ser uma versão estável; enquanto que o 10.4 justamente por ser uma versão Beta ainda não é recomendada para ambientes de produção, justamente por possuir ainda diversos bugs a serem corrigidos.

Mesmo assim espero que consiga resolver seus problemas com o Ubuntu. Boa sorte, e qualquer dúvida pergunte aí...

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a rede Microsoft
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2010, 14:49 »
Olá Frank, tudo bem? Por que você está usando o 10.04 que está em alpha, não em beta? Seria melhor usar a 9.10 ou 9.04 ou aguardar a 10.04 LTS ficar estável.
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a rede Microsoft
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2010, 15:02 »
Agradeço bastante a sua ajuda, e andei vendo em alguns tópicos que é possível sim a conexão Ubuntu-Windows, e obrigado pela aula do localizador. Isso reforça a velha tese de que a única peça que não funciona é aquela que fica na frente do micro. Vou tentar a todo custo manter o 10.4, não conseguindo, ai vou apelar para a versão estável. Tenha um bom 2010, e mais uma vez obrigado pela atenção.

Offline AndreUbuntuGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a rede Microsoft
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:25 »
Eu resolvi meu problema assim: instalei o firestarter depois tentei acessar a rede mas como eu esperava deu erro ai eu abri o firestarter e fui na guia eventos lá eu vi que ele identificou a tentativa de acesso como ataque ai foi so autorizar a conexão clicando com o botao direito e selecionando permitir conexoes a partir da origem pronto acesso a rede normalmente.
"Meu sistema não precisa de janelas afinal ele não tem paredes"

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e a rede Microsoft [Resolvido]
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2010, 08:02 »
Finalmente, consegui conectar o Ubuntu com a rede Microsoft. Eu desisti da versão beta do 10.4, eliminei a partição, e reinstalei o 9.10. Todas as dicas que aparecem aqui no fórum funcionam, principalmente aquela que sugere usar o mecanismo de localização ("smb:\\(ip do servidor)") no navegador de arquivos, inclusive até instalei a impressora da rede. Com o kit básico, agora posso ir bem mais além com o Ubuntu.

--------------------------------

Outra coisa que descobri nas cabeçadas que eu dei. Há um momento em que o Ubuntu pede o nome do domínio, e eu não estava conseguindo conectar. Imagine que temos uma rede chamada Workgroup, onde temos três micros com o nome de João, Maria e José. Ao invés de colocar o nome do grupo do trabalho, por domínio coloque o nome do computador que você quer conectar com o Ubuntu, ou seja, ao invés de Workgroup, o correto é domínio = João, se João é o computador que você quer ver conectado na rede compartilhada do Windows.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2010, 18:30 por Frank K Hosaka »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Ubuntu e a rede Microsoft
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2010, 09:33 »
Opa Frank, ficamos contente que tenha conseguido resolver seus problemas até aqui. Só pedimos que edite o título deste seu tópico então acrescentando um: "[Resolvido]", assim outros podem se beneficiar com esta sua questão e as respostas aqui propostas também.