Instalação lado a lado: Como redimensonar partições instaladas?

Iniciado por malvescardoso, 01 de Janeiro de 2010, 14:56

tópico anterior - próximo tópico

malvescardoso

Olá.

Seguinte: na opção de instalação lado a lado, o instalador limita o redimensionamento, de modo que a partição com o sistema instalado não pode ter menos que 22GB. Quero diminuir essa partição, pois ela não precisa mais que 10 ou 15GB, enquanto precisarei do máximo de espaço para o Karmic rodar.

Outra questão: nunca fiz esse processo de instalação; sempre fiz do "zero", formatando o disco e criando as partições. Só vi processo semelhante usando o wubi, numa instalação do Windows. Tem algum risco de eu perder informações da partição existente?
:: Acima de tudo, Deus! ::

Alyscom

O álcool é o photoshop da vida real

clodoaldops

Eu uso o Parted Magic live-cd p/ particionar meu hd...Dá pra redimensionar qualquer partição.../.../home...fat32...etc
http://www.guiadohardware.net/analises/parted-magic4/

Antes de particionar o hd faça backup de seus arkivos por segurança... Eu nunca perdi nada...Mas é bom se precaver

Eu sugiro
10gb.../raiz
2gb...swap
20gb.../home
restante do hd em fat32 para backup dos arkivos

malvescardoso

Fiz o backup (graças a Deus), respirei, tomei coragem e fiz a instalação lado a lado, redimensionando a partição. Resultado: Não estou conseguindo acessar o sistema que já estava instalado no modo normal, apenas pelo recovery mode (e mesmo assim, apenas um dos usuários). No modo normal, não passa do KDM: após digitar a senha e dar "enter", o "x" não carrega.
Tem como corrigir isso?
:: Acima de tudo, Deus! ::