Qual Ubuntu instalar?

Iniciado por Nelson Quintanilha, 27 de Dezembro de 2009, 09:15

tópico anterior - próximo tópico

Nelson Quintanilha

Olá pessoal,

Acabei de comprar um netbook, ou um notebook estou em duvida, porem é da marca Novadata, ele veio com o sistema KeeP-OS baseado também no Debian.
Porem, contudo, todavia eu uso o Ubuntu desde a versão 7.04 e estou extremamente acostumado a ele, eu só não, a dona patroa também, e ai sim, nós fomos surpreendidos novamente, desta forma estou em busca de resposta a uma pergunta fatídica que não quer se calar:

Qual ubuntu instalar com essa configuração???

A configuração do net:
Processador: Atom Intel
tela 10,2" WXGA 1024 X 600
HD, 160GB Sata
RAM 2GB DDR II

Outra pergunta, ele é net ou note?

Obrigado

Luciano Gardim

Dê um lshw -short no terminal o cole aqui pra gente analisar melhor.

Se for note, recomendo o 9.10, se for net, recomendo o Remix.
Um dia eu faço um blog... um dia.

Nelson Quintanilha

Olá colega,

Comando pedido, comando dado:
keep@KeeP-OS:~$ lshw -short
bash: lshw: command not found

De outra maneira, mesma resposta:
root@KeeP-OS:/home/keep# lshw -short
bash: lshw: command not found

Alyscom

Esse comando lshw -short é para Ubuntu e não para KeeP-OS!!
Sobre qual sistema instalar... Recomendo o Ubuntu normal, pois a tela dele não é assim tão pequena e tem bastante memória!! ;)
Você não falou quanto d raw tem nele... Mas mesmo assim deve ser suficiente!!!

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

RamonB

Quintanilha,

Eu tenho um eeePC da Asus, com processador Intel Atom de 1.6 GHz, 1 GB de RAM, 80 GB de HD e tela de 10" (e também não sei se ele é notebook ou netbook... hehehe... mas acho que está mais para net).

Eu já usei nele o eeeBuntu 2.0 e o 3.0 e, desde o 9.10, uso o Ubuntu 9.10 UNR. (Já cheguei a usar o 8.10 Desktop mas achei que não ficava muito legal na minha telinha.) Minha decisão pelo UNR foi, basicamente, porque acho que ele faz um aproveitamento melhor da tela de 10" (além de gostar do visual dele).

E, para aproveitar ainda melhor a tela, usei algumas dicas que pincei aqui e ali. Algumas delas:

• no Firefox, uso o complemento Hide Menubar. Ele faz com que a barra de menu não apareça (aquela em que aparecem as opções Arquivo, Editar, Exibir, etc.). Com isso eu ganho mais uma linha na tela. Aí, nas poucas vezes em que preciso dessa linha, é só teclar <Alt> uma vez que ela aparece. Faço o que preciso fazer, teclo <Alt> mais uma vez e ela desaparece.
  • instalei a fonte droid (acho que é ttf-droid no Synaptic). Depois da fonte instalada, fui a Sistema > Preferências > Aparência e, na aba Fontes, escolhi "Droid Sans" no tamanho 8 para todas as opções exceto na última e "Droid Sans Mono" na última. Ele é mais compacta que a Sans, que vem por default, e aproveita também de forma melhor o espaço (no tamanho 9 também resolve bem).

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Rvos

Amigo Nelson, é net sim... essas especs são padrão para net... o seu, o do amigo RamonB e o meu.

Eu tenho o 9.10 desk instalado, coloquei o chrome, que ocupa menos espaço na tela, coloque o awn, pois quando estou navegando, o chrome sobrepõe ao awn, já se ganha mais um espaço legal...

Mas assim, vc não vai sentir muito falta de espaço, exceto se utilizar uma grande quantidade de ícones.

Dá uma olhada:

Abraços.

Rafael Oliveira
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Nelson Quintanilha

Olá colegas,

Falha minha não ter colocado a quantidade de ram, já acertei la em cima.

RAM 2GB DDR II

Luciano Gardim

Nelson, foi mal.

Esqueci de dizer que era pra fazer o comando com um live-CD...

I'm sorry...  ;)
Um dia eu faço um blog... um dia.

luiscarlos

A meu ver é melhor instalar a versão indicada para Netbook.

[]'s

Alakazan

Gente, se é Atom, é netbook, então UNR :)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Nelson Quintanilha

Gente, instalei o Ubuntu Remix, é uma gracinha, visual bonito, é rápido no boot e para desligar e funcionou tudo, sem excessão,  e ainda tem a segurança do Linux.
Valeu pessoal,
Abraços e excelente ano novo a todos.

profluizfilo

aproveitando a dúvida do colega:

existe alguma diferença de consumo de memória e de processador entre a versão desktop e a UNR?
Instalei a 9.10 no meu netbook e, aparentemente, está tudo ok. Será que com a UNR ficaria melhor?
"O Mundo é um belo livro, mas é pouco útil a quem não o sabe ler" Carlo Goldoni