Autor Tópico: Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)  (Lida 7314 vezes)

Offline wencesbanger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)
« Online: 22 de Dezembro de 2009, 16:30 »
Boa tarde a todos.
Sou um "curioso" no mundo Linux e estou, aos poucos, adentrando neste mundo.
Eu tenho instalado no meu HD, em dual-boot, o XP e o Ubuntu 8.04.
Estava tudo bem até eu ter que formatar o XP então perdi o Grub e o Ubuntu ficou para trás.
Quando consegui recuperar o Grub ele não consegue encontrar a partição/caminho para inicializar o Ubuntu.
Assim,depois de um tempo, que decidi resolver este problema minha placa-mãe 'pifou'...(depois de uma chuva!)
Era uma Asus p5vdc-x a qual foi substituída pela Asus p5klp-am http://br.asus.com/product.aspx?P_ID=xs6iinKxu0y5agcg
Agora vem o problema: instalei a dita cuja e nem precisei formatar o XP (incrível vcs não acham?hihi) mas ela não roda nenhum Live-CD de nenhuma distro Linux!!!!
Sendo assim nem tentei 'arrumar' o Grub para inicializar o Ubuntu que está instalado aqui.
Será que se eu arrumar o Grub (como faço isso pois o Grub já me apresenta as opções de boot porém ele não encontra o Ubuntu) o Ubuntu apresentará problemas com a nova placa-mãe?
Por que os Live-CDs não rodam nesta placa-mãe?
Eu já estou com o Ubuntu 9.10, vale a pena formatar o antigo e instalar este novo?
Alguma sugestão? Obrigado pessoal.
Wenceslau

Offline anjopinguim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
  • Conhecimento é um Luxo ao Qual vivo Buscando
    • Ver perfil
Re: Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2009, 01:48 »
pessoal só uma ressalva uma andorinha só não faz verão quando vocês forem comprar periférico opte pelo que tem suporte para Ubuntu/Linux assim as derma desta empresas tipo ASUS/Via/Sis/ Epson lexmar tirando amd e ati claro não comprar perifericos sem suporte ao Linux entendeu ai quero ver essa merdinha não criar drivers para linux/ubuntu he he linux user desde 2000 passei hoje para ubuntu 9.10 meu dvd do ubuntu é de quase 1,5 gb baixei em um server do proprio ubuntu aqui estou rodando perfeito ainda quebro um pouco a cabeça para instalar o driver de som porque o que esta instalado é um generico e não Realtek
Conhecimento é um Luxo ao qual vivo Buscando
Linux User 2000

Offline wencesbanger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2009, 16:49 »
E enquanto ao Grub, vc não tem alguma idéia?
Ele já está funcionando porém eu não sei como indicar para ele o caminho onde está o Ubuntu...

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2009, 17:56 »
Cacetada, kd a pontuação??  ;D


pessoal só uma ressalva uma andorinha só não faz verão quando vocês forem comprar periférico opte pelo que tem suporte para Ubuntu/Linux assim as derma desta empresas tipo ASUS/Via/Sis/ Epson lexmar tirando amd e ati claro não comprar perifericos sem suporte ao Linux entendeu ai quero ver essa merdinha não criar drivers para linux/ubuntu he he linux user desde 2000 passei hoje para ubuntu 9.10 meu dvd do ubuntu é de quase 1,5 gb baixei em um server do proprio ubuntu aqui estou rodando perfeito ainda quebro um pouco a cabeça para instalar o driver de som porque o que esta instalado é um generico e não Realtek
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline wencesbanger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2009, 14:54 »
E a dica para o Grub? ::)

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2009, 17:38 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Vandré

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2009, 11:47 »
Só uma observação:

Tenho a mesma placa mãe em meu pc. Instalei o Ubuntu normal e funcionou bem sem eu fazer nenhum ajuste (só o som, mas foi bem fácil).

Offline wencesbanger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2010, 01:19 »
Pois é amigo, mas aqui não está funcionando.
Nenhum live-cd funciona e eu fico restrito ao 'ruindows'...
Quando tento rodar o live-cd dá o seguinte erro:

udev_event [1489] : run_program: '/sbin/modprobe' abnormal exit
busybox(debian v1.1.3-5ubuntu12) built_in shell (ash)
(initramfs)_


E agora? O que podemos fazer?

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)
« Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2010, 02:41 »
Já conferiu no bios da placa como a ordem de arranque dos dispositivos está configurada?

Se estiver marcado para iniciar com o disco rígido não rola Live-CD mesmo e nem CD de instalação do Windows. Se for isso mesmo marque para iniciar pelo CDROM e depois pelo disco rígido.

Se isso não resolver instale via drive USB.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline wencesbanger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Problemas com a placa-mãe asus p5kpl-am (>_<)
« Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2010, 11:55 »
Valeu galera pela dica do Grub.
Consegui recuperá-lo e pelo seu menu de escolha entre os 2 Sistemas Operacionais consegui editar o caminho onde o Ubuntu está.
Agora já estou usando de novo ele e nem tentei usar o Live-cd, afinal o objetivo era consertar o Ubuntu.
Depois tento resolver esta questão pois agora outra coisa me tira a paciência: a placa de video on-board.. :(
Ele sempre inicia em modo 'de baixa qualidade gráfica'. A resolução fica só em 800x600; tem uma opção de configurar manualmente a placa mas eu não consigo fazê-lo.
Minha placa mãe já está no 1° post.
Valeu!