Autor Tópico: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!  (Lida 8191 vezes)

Offline tutakamon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Online: 12 de Dezembro de 2009, 02:48 »
   Eu queria instalar um programa de modo que ele não ocupasse espaço em meu hd, sendo instalado em uma pasta compartilhada(winxp) da rede, tem como ? o máximo que ficaria no meu computador seria as configurações na minha pasta "home".

alexportalgyn

  • Visitante
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2009, 06:45 »
Para que isto seja possível creio que o programa em questão seja cliente/servidor como por exemplo algum software de gerenciamento empresarial de preferência com banco de dados MySQL ou SQLite que são suportados pelo Linux, ou até mesmo via Wine para bancos proprietários, mas caso a intenção seja instalar um CorelDraw da vida  desta forma esqueça...... :'(

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2009, 07:08 »
se voce esquecer o win xp (a pasta), pode rodar seu linux quase inteiro, ou literalmente inteiro a partir de um servidor

pesquise por thinclient na net para ter uma idéia de como funciona

você poderia postar aqui qual a arquitetura de sua rede e quais aplicativos pretende rodar

em função destes parâmetros, boas idéias devem surgir

[],s

alexportalgyn

  • Visitante
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2009, 15:03 »
Lembrando que ele citou "HD" no post Tota, creio que um thin não  se aplicará neste cenário, mas, mesmo assim é uma dica válida e vamos acompanhar os posts seguintes do mesmo para ficar mais claro a necessidade do mesmo.

Offline tutakamon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2009, 16:40 »
Não posso tirar o xp da outra máquina só pra isso! tudo o que eu quero é poupar espaço em meu hd entende ? instalar mais programas no hd computador remoto e não no meu, é uma rede doméstica. no windows xp quando vc instala um programa vc escolhe a pasta certo ? no winxp eu ja instalei em pasta da rede(claro que alguns arquivos podem ir pra pastas do windows) no linux sempre vai pras pastas fixas do sistema de arquivo local, ou não ? eu procurava uma forma de instalar qualquer pacote .deb de modo que os arquivos instalados fossem armazenados numa pasta de rede(não sei se é o termo certo). eu já fiz gambiarras pra isso usando o comando mount, por exemplo instalei o wine e jogos com ele e troquei a pasta ...lib./wine e a pasta program files por uma pasta contida no computador remoto com o mount --bind, tudo funcionou perfeitamente, mas isso dá trabalho, vc tem que fazer manualmente pra cada programa que vc instalar, e eu achei que tinha uma solução geral pra instalar qualquer pacote de instalação automaticamente  em determinado local que vc escolhe, mas pelo visto não tem. mas agradeço qualquer esclarecimento

vlw!
Tuta

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2009, 18:36 »
Boa tarde,

Quando eu preciso desse tipo de solução uso ssh com o parametro -X. Considerando que são duas máquinas linux. Instalo o programa no servidor normalmente. No computador cliente faço a autenticação via ssh por chave, e rodo:

Código: [Selecionar]
ssh -X usuario@ip-servidor caminho/do/programa
Com isso abre o programa na maquina cliente de forma transparente, ms tudo fica gravado no servidor, vc pode criar um usuario específico para controlar as conf no home desse usuario no servidor. Funciona muito bem e transparente, so com rede via wifi fica um pouco lento e uso chaves para autenticar para nao digitar senha do ssh sempre.

Espero q ajude.


Abs

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2009, 19:36 »
Citar
Considerando que são duas máquinas linux.
Esse que eu acho que é o problema: mesmo que ele consiga acessar o compartilhamento hospedado na máquina XP, esse tipo de compartilhamento não vai disponibilizar a execução de programas linux, pois provavelmente vai ser montado com a opção "noexec".

E ainda há a grande possibilidade que nosso amigo esteja querendo, com essa montagem, compartilhar os programas que já estão instalados, mas para o XP. Essa, então, não vai rolar de jeito nenhum... :(
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2009, 20:01 »
os EXE talvez rolem com o wine depois de montar o compartilhamento, e talvez, dependendo da maquina vale a pena rolar um maquina virtual

Offline tutakamon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2009, 20:23 »
  Não tem como montar compartilhamentos xp sem que seja como "noexec" ? sim eu rodo todos os .EXE sem problema nenhum, talvez porquê o executável do wine continua no meu computador(/usr/bin eu acho), somente os arquivos .SO(quase todos os megabytes) ficam na máquina com o xp, rodo jogos pesados como o half-life 2(também está no compartilhamento) com tudo no máximo até programas instalados através do próprio windows xp por exemplo o jogo trackmania eu instalei lá e jogo aqui simplesmente clicando no "game-launcher".exe ele cria um arquivo de configurações para o usuário como faria no xp, só os pra entrar nos menus fica meio lento, depois não, claro que isso não funciona em todos os programas, mas dá-se um jeito. Eu sei que posso fazer isso, uma espécie de programa instalador genérico eu mesmo com scripts sh ou em até em c++, eu achava é que já existia algo pronto pra isso, não estou muito disposto a fazer eu mesmo, se  eu sair da preguiça e conseguir fazer um instalador genérico pra isso,  posto aqui, mas ainda achoque existe algum mecanismo pronto pra isso, por exemplo, por exemplo quando vc usa um livecd do linux e carrega configurações  e até programas num pendrive(instalados em uma sessão anterior), vc faz exatamente o que eu quero a diferença é que isso se faz somente durante a inicialização do sistema e localmente(com o pendrive).

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2009, 02:42 »
Olha, que dá pra fazer dá, afinal não existe impossível na informática.

Eu só não consigo ver motivo pra gastar tempo com isso. Afinal, são sistemas diferentes...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2009, 14:25 »
você pode montar uma partição que esteja na rede, e ela aparece como sendo "local", ai fazendo uma instalação os pacotes vão para lá.... mas isso mata processamento e banda de rede....tem como fazer isso, mas vale apena?...

tambem acho que não atende suas necessidades atuais........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline tutakamon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Instalar programa em no hd de outro computador da rede!
« Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2009, 16:27 »
Citar
você pode montar uma partição que esteja na rede...
  uma partição linux lá no outro computador ?(o  windows vai ter que enxergá-la)  parece interessante, isso não significa que eu tenha que carregar o linux inteiro via rede, certo ? o problema é que eu não tenho escolha se quiser instalar mais coisas, o hd lá é enorme e aqui no meu micro não tenho mais espaço, isso é temporário até eu arranjar um hd novo. Talvez isso seja exatamente o que eu preciso, se vc puder me dar mais detalhes de como se faz... acho que só ficaria lento quando acessar os programas que estão lá, lembrando que já faço isso com o wine e dá pra tolerar a lentidão  que as vezes acontece. A banda de rede(10/100) normalmente só é usada mesmo uma pequena parte, só 3 máquinas com internet compartilhada de 600k, ninguém usa muito a rede além disso.