Ubuntu 9.10 - Não inicializa após atualização

Iniciado por ACRibeiro, 11 de Dezembro de 2009, 11:39

tópico anterior - próximo tópico

ACRibeiro

Olá Amigos
Ontem (10/12) o meu sistema informou atualizações e, como sempre faço, baixei os pacotes e atualizei. Vi que nas atualizações havia arquivos ligados ao Kernel, de modo que o sistema pediu a reinicialização. Fechei todos os aplicativos e cliquei "sim" para reinicializar.
A partir daí não houve mais resposta. O sistema não mais inicializa e me dá uma simples tela preta.
Tentei a opção do Grub e tentei entrar pelo Kernel anterios (recovered) e o resultado foi:

ALERT! /dev/disk/by-uuid/ ... does not exist. Dropping to a shell!
BusyBox v1.13.3 (Ubuntu 1:1.13.3-1ubuntu7) built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.
(initramfs)

Encontrei aqui no fórum uma série de informações, mas ainda não consegui colocar em prática nenhuma delas, mesmo entrando pelo LiveCd. A propósito, entrei pelo LiveCd a partir da opção de testar o sistema sem alterar o computador.

Se algum amigo puder ajudar, antecipadamente agradeço pois sou um usuário que conheço muito pouco de computador.

Minha máquina é um Amazon Notebook e só tenho o Ubuntu instalado, nenhum Windows.

ACRibeiro

Completando a informação: também não consegui dar um boot a partir do LiveCd.

Alyscom

Citação de: ACRibeiro 1mesmo entrando pelo LiveCd. A propósito, entrei pelo LiveCd

Citação de: ACRibeiro 2Completando a informação: também não consegui dar um boot a partir do LiveCd.
???
O álcool é o photoshop da vida real

ACRibeiro

Desculpe-me Alystom, se não expliquei direito.
Eu consigo entrar pelo LiveCD mas somente no modo "testar". Quando eu tento inicializar o HD, não há resposta.

ACRibeiro

gjgrobe

E ai mano vei..
hehe, então cara, olha soh o que eu fiz, nao resolveu ainda, mas temporariamente...

eu acho que deu pau nos negocio do Gnome Display Manager....

why? (porque?), porque eu fiz dois comandinhos e a tela preta do meu saiu e entrou a interface grafica novamente...

primeiro, da um CTRL + ALT + F1 ok?! vai abrir a shell de comando

Depois, entra como ROOT e senha...

Ai tu da o seguinte comando... gdm-stop e depois gdm restart ...

Soh que isso nao resolve o problema, quando reinicia volta a tela preta, mas vai ajuda, ao menos vc pode mexer e fuçar mais um pouco...

eu tbm estou com esse problema, e bem apos a atualizacao do S.O. (sistema operacional), mas enfim.. eh a vida, quem meche com linux sempre tem esses divertimentos pra resolver... hehehe..

vlw.. espero ter ajudado... se tiver alguma solucao envia ai.. que vou estar acompanhando..

ACRibeiro

Olá Gjgrobe

Pois é, amigo. Tentei várias receitas postadas aqui mesmo e em outros fóruns e não consegui muita coisa. Mas, pelo menos, vi que esse problema aconteceu com muita gente. Mas, felizmente, consegui resolver. Não sei se é o meio mais correto, mas, para mim, deu certo.

Lá vai.
Como eu havia relatado antes, ao reiniciar o computador após uma atualização automática, o Ubuntu não mais iniciou e ficou apenas uma tela preta, sem qualquer caracter ou cursor. Pelo Grub tentei usar versões anteriores do Kernel, mas eu só conseguia chegar no Initramsf e não conseguia sair dele. Usei um LiveCD mas só conseguia abrir o Ubuntu com o comando de testar sem alterar o computador, o que não resolvia, pois eu não tinha acesso aos arquivos do HD. Tentei várias outras formas de iniciar o HD e nenhuma deu resultado.

Já meio conformado em perder arquivos, tentei o recurso de instalar novamente o Ubuntu 9.10 pelo LiveCD e escolhi a opção de instalá-lo paralelamente ao antigo. E deu certo!

Primeiro, porque a instalação dessa forma permitiu-me manter a partição anterior e o Ubuntu "novo" conseguia ler os arquivos normalmente, o que me deu a chance de atualizar os backups e não perder nada. Depois, com a criação de um novo Grub, foi possível iniciar o "antigo" Ubuntu, com todas as configurações anteriores e, assim, aprimorar as cópias dos arquivos (usei para isso uma rede local e copiei todos os arquivos em outra máquina).

Um detalhe é que no momento da nova instalação, a partição anterior SDA1 informava que não havia OS, mas, depois da instalação, o sistema foi recuperado.

Depois de recuperar todos os arquivos do HD, instalei novamente o Ubuntu 9.10, mas desta vez usei a opção de formatar todo o HD e fazer a instalação "limpa". Depois, usando novamente a rede doméstica, copiei de volta os arquivos e refiz as configurações, temas e instalei os programas novamente.

O meu computador é um Note Amazon (1 M de Ram e HD 80 Gb) que uso há 3 anos e sempre com Ubuntu (comecei com o 7.04), sempre atualizado pelo gerenciador de atualizações. Com essa nova instalação "limpa", ele ficou bem mais rápido e estável e eu pude refazer as configurações de moto a manter a mesma aparência anterior, reinstalei os programas que costumo usar e tudo está funcionando perfeitamente.

Afirmo que este problema deve ter sido causado por algum "acidente" do gerenciador de atualizações e continuo sendo um fã do Ubuntu, pois minha máquina só tem este OS. É admirável o trabalho dos desenvolvedores e dos amigos deste fórum que apresentam várias opções de ajuda a usuários leigos como eu.

Agradeço a todos e espero que esta minha (longa) narrativa possa ser útil a outros usuários.

Antônio C Ribeiro

gjgrobe

Pois então, eu ainda estou com o problema, eu já tinha feito algo semelhante anteriormente, mas como eu particionei o hd, os meus dados ficam intactos no /home ...

Só que estou intrigado e o fato de formatar a máquina uma terceira vez não me anima heheh..

Então, enquanto isso, estou pesquisando uma forma de resolver, pois o ruim eh, ter que reinstalar tudo novamente...

Ai vem a questão, e se eu atualizar, vai dar pau denovo?

Foi o que aconteceu..., eu atualizei o SO e pifo, ainda bem que achei aquele método, senão eu iria apelar novamente para a formatação...

Aqui no meu pode ser uma incompatibilidade com a placa de vídeo SIS 661/741/760 onboard do meu notebook Acer Aspire 5000.

Até venho percebendo na instalação que fica tipo umas listras azuis sabe... Eu tinha o Debian nele e funcionava que nem um relógio, passei pro Ubuntu por ser mais fácil e rápido na hora de pegar alguns codecs, pois o Debian exige um pouco mais de conhecimento.

Enfim... se alguém ai conseguir resolver isso, favor mandar uma resposta, a galera vai agradecer.

Um abraço

luiz8411

Pessoal, consegui resolver esse problema no meu lap...

é só iniciar pelo grub no modo de recuperacao...

depois vai aparecer a mesma msg...

dai digita exit e depois vai abrir uma tela...

escolha iniciar normalmente...

depois vai iniciar, mas nao com a parte grafica...

dai é só reiniciar normalmente.

valeu

antoniomiquelini

Mesmo problema resolvido da seguinte forma.

Tentei todos as dicas informadas em "Mil e uma maneiras de recuperar Grub 2 e Grub", inicialmente sem sucesso talvez por diferenças em comandos de linha algumas vezes pediam detalhes que desconheço.

Acredito que a solução se deu inicialmente quando consegui executar corretamente o comando mount indicando o tipo de partição, no caso só aceitou ext4, isso permitiu resolver, todos os comandos foram dados com o Ubuntu em modo de instalação sem alteração do sistema.

- A solução ocorreu quando

Depois de várias tentativas resolvi reinstalar o sistema. O boot foi dado com o CD de instalação 9.10 utilizado em 06/2010. Iniciei a instalação normal mas abortei (sim para sair da instalação ) depois dele ter reconhecido as partições,  finalizando o processo de instalação ele entrou pelo CD direto (Instalar sem modificar), isso fez com que reconhecesse todas a partições em modo gráfico. Utilizei o comando de linha sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda que foi aceito sem problemas, até então isso não havia ocorrido, reiniciei a máquina e ela reconheceu tudo normalmente, voltando a situação de uso habitual de minha instalação.

Obs. Dual boot com vista, mesmo com problemas no Ubuntu 9.10 o Vista sempre entrou.

Agora uso o sistema exatamente como antes.