Autor Tópico: Minha rede "parou" do nada [Resolvido]  (Lida 5136 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Minha rede "parou" do nada [Resolvido]
« Online: 10 de Dezembro de 2009, 02:49 »
Que coisa estranha...  :o

Cheguei em casa hoje da aula, larguei a pasta do note em cima da cama, quando voltei o note estava em outro lugar, desligado (eu normalmente deixo o note dormindo, "suspend to ram"). Tenho quase certeza de que foi meu caçula que pegou pra tentar brincar e desligou [esse moleque é fogo].

Liguei ele de novo, quando loguei, estava sem rede... o NetworkManager dizia "gerenciamento de rede desabilitado".

Vi que tinha algumas atualizações pendentes (inclusive kernel), pluguei ele na rede cabeada, e atualizei, não resolveu. :o

Olhei a saída do comando "nm-tool", deu algo assim:

Código: [Selecionar]
NetworkManager Tool

State: asleep

(blablabla)

comecei a fuçar o NM, vi de alguma forma que ele lê o arquivo /var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state, que estava assim:
Código: [Selecionar]

[main]
NetworkingEnabled=false
WirelessEnabled=true  

Editei esse arquivo, mudei pra "NetworkingEnabled=true" e rebootei a máquina... não é que a rede subiu???

Essa foi muito, muito, muito estranha... primeiro a forma como parou, depois, o fato de eu ter mexido num arquivo em "/var/lib", e ele ter aceito a alteração...

E, por mais que isso seja uma opção de configuração, nunca poderia estar guardada em "/var/lib", tinha sim que estar em "/etc"...
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, 12:11 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Minha rede "parou" do nada
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2009, 06:50 »
Sera que não foi macumba!?!? ;D


[],s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Minha rede "parou" do nada
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2009, 11:04 »
Sera que não foi macumba!?!? ;D


[],s


Alyscom


Ih, deve ter sido mesmo... ou inveja. Inveja é uma... deixa pra lá...
 :D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline acfborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Minha rede "parou" do nada
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2010, 22:27 »
Amigo zekkerj,

Me registrei aqui no fórum somente para agradecer seu post e dizer que passei pelo mesmo problema.
Desliguei minha maquina(note) enquanto estava entrando em sleep e quando religuei, o NetworkManager exibia a mesma mensagem: "gerenciamento de rede desabilitado".
Já estava disposto a reinstalar o kubuntu 10.04 quando esbarrei no teu tópico. Fiz a alteração, rebootei e pronto, funcionando como de costume.

E é realmente muito estranho um arquivo de config. no var/lib....

Fica a dica pra quem precisar! E obrigado pela informação!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Minha rede "parou" do nada
« Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2010, 00:14 »
E aí rapá, belezim?

Depois disso, eu conversei com o desenvolvedor e me explicou que esse arquivo é alterado quando você põe o computador para dormir ("suspend to ram") ou hibernar ("suspend to disk"), de forma a desativar o NM.

Ao retornar da soneca, o próprio NM se reativa. E aí é o problema, se o computador trava durante a suspensão e é reiniciado, o NM continua travado, e tem que ser destravado manualmente.

Se não me engano, há planos de mudar esse esquema pras próximas versões do NM.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lgustavotau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Minha rede "parou" do nada
« Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2010, 03:17 »
zekkerj, vc acha estranho oq aconteceu com vc? leia meu caso,...

ontem de noite eu estava com dois messengers aberto,
fui dormir, e deixei o notebook ligado(não está programado para dormir, apenas desliga a tela)
acordei, usei os dois messengers denovo, apenas isso, nada mais! mandei o notebook desligar
para ir trabalhar, desliguei o estabilizador que estão ligados o notebook, minha wireless(netgear)
e meu modem. tirei o cabo de rede que liga o modem ao wireless para que nao haja perigo de algum
raio ou algo queimar, o notebook terminou de desligar, sai e fui trabalhar, a noite fui na faculdade,
cheguei em casa, (na sequência) liguei o notebook, pluguei o cabo de rede de volta no modem, liguei o
estabilizador(que automaticamente ligou o modem e o wireless).

Ao logar no Ubuntu, pediu a senha da rede(mesmo depois de salvar), até ai, tudo bem, coloquei a senha e
nada, ai pediu a senha mais uma vez, pensei comigo, será q eu to colocando a senha errada, mandei exibir os
caracteres, estava certo, e nada mais uma vez. Então peguei outro cabo de rede e liguei o roteador a minha placa
de rede do notebook, funcionou a rede normalmente! saí do ubuntu e fui pro windows, no windows, funcionou perfeitamente
o wireless, nao sei oq fazer!
alguem pode me dar uma luz?


detalhe,... meu note encontra todas as redes wireless disponíveis do prédio, inclusive a minha, mas nao quer conectar!


valeu, abraço!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Minha rede "parou" do nada
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2010, 09:48 »
lgustavotau , sem querer ser chato e já sendo, se você está com um problema, abra um tópico pra você.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Minha rede "parou" do nada
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2013, 11:25 »
Cara , poderia explicar como vc fez sua rede voltar a fuincionar de forma mais didática, pois não entendi esses comandos...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Minha rede "parou" do nada
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2013, 12:06 »
Não, não posso. Cada caso é um caso, e como eu disse há três anos atrás (quatro desde que o tópico foi aberto), o Gerenciador de Redes (vulgo "NetworkManager") ia mudar o esquema de funcionamento. Os trẽs anos vieram, o NM mudou, e esse esquema não existe mais.

Se vc ainda tem esse problema, é pq provavelmente não atualizou seu Ubuntu quando deveria.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, 12:09 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D