Autor Tópico: Remover GRUB - problema especifico  (Lida 2257 vezes)

Offline miniTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Remover GRUB - problema especifico
« Online: 04 de Dezembro de 2009, 20:04 »
olá amigos, eu estou com um problema bem especifico sobre o GRUB. Eu tenho dois HD's, um SATA com windows e outro IDE com o Ubuntu. Na versão antiga do Ubuntu 9.04, ao instalar o ubuntu, ele instalou o GRUB no HD SATA, assim para dar o boot com o grub eu tinha que dar o boot pelo HD SATA do windows:

--> HD SATA Maxtor 80 gb (GRUB e windows)
|--> HD IDE Sangsung 40 gb (Ubuntu 9.04)

Só que ao atualizar para a versão 9.10 do Ubuntu, ele instalou o GRUB no HD IDE (do Ubuntu). Assim agora para rodar o GRUB, minha nova sequencia de boot ficou:

-->HD IDE Sangsung 40 gb (GRUB e Ubuntu 9.10)
|-->HD SATA Maxtor 80 gb (GRUB e windows)

Só que o GRUB do HD SATA não foi apagado, e agora eu tirei o HD IDE com o ubuntu da maquina, ficando apenas o HD SATA com windows, mas quando eu dou o boot, o GRUB do HD SATA retorna erro 15.
Então para poder rodar o windows eu preciso recolocar o HD IDE (com o ubuntu), com o GRUB que funciona, para poder selecionar o HD SATA e 'pular' o GRUB antigo qua ainda está lá, no HD SATA.

Se me entenderam, o que eu quero é remover um GRUB antigo, que não está em uso, do HD SATA com windows, mas não quero remover o GRUB novo, que está em uso (como ultimo recurso uso ele para poder acessar o windows) que está no HD IDE com ubuntu.

Eu ainda posso usar o HD linux na maquina, mas daqui alguns dias vou ter que levar ele de vez, e aí o windows vai ficar inacessivel, por isso eu preciso remover o GRUB do HD SATA (do HD com windows). Mas insisto, que não gostaria de mexer no GRUB que está no HD IDE ( por que se não funcionar, eu ainda tenho esse recurso para acessar o windows).

Apenas reafirmando o que eu preciso fazer: Remover o GRUB legacy, que está no HD do windows, mas sem alterar o GRUB 2 que está no HD do Ubuntu. Sem o HD do Ubuntu eu não consigo entrar no windows, por que o GRUB legacy que está no HD do windows não está mais funcionando, e daqui alguns dias eu vou ter que tirar o HD do linux definitivamente, então eu preciso remover o GRUB legacy do HD windows para que o windows entre normalmente, quando o HD SATA do windows estiver sozinho.

É um pouco confuso né? se precisarem posso tentar explicar melhor....

Grato pela ajuda de todos.


Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Remover GRUB - problema especifico
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2009, 22:17 »
Você vai precisar do cd do windows, entrar no modo recovery e executar o comando fixmbr. Isso resolve o problema.

Offline miniTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Remover GRUB - problema especifico
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2009, 23:00 »
grato pela ajuda, realmente resolveu o problema ;D