Montar RAID de servidor estragado [Resolvido]

Iniciado por romulocarlos, 04 de Dezembro de 2009, 12:40

tópico anterior - próximo tópico

romulocarlos

Olá senhores. Vou direto ao ponto, para não consumir o tempo de vocês.

Preciso "puxar" os dados de um servidor com 3 HDs: o primeiro é de 40Gb, continha o boot e o Linux em si (não sei qual era). Os outros dois são de 80Gb, estão em RAID (não o espelho, e sim o que usa os 2 HDs como 1).

Como o linux deste serivdor não mais dá boot (defeito no HD de 40Gb), coloquei o CD do Ubuntu para puxar os arquivos da matriz RAID para algum micro na rede. O problema é que não estou sabendo montar a matriz, e estou com medo de apagar alguma coisa.

Quando clico em "Locais", o Ubuntu reconhece 2 HDs, o de 40Gb e um chamado "Unidade", que suponho ser a matriz. Ao clicar nele, aparece a mensagem "Não foi possível varrer Unidade por alterações na mídia. Device is not active".

Lá no Palimpsest há a menção ao RAID, aparece a tal "Unidade", mas o estado está "Parado, sem componentes suficientes para iniciar". Encontrei a opção para montar a matriz, mas tenho medo de montar uma matriz apagando a antiga.

Como posso proceder? Não tenho muito conhecimento no linux, mas sei trabalhar em linha de comando, caso necessário.

Agradeço antecipadamente.

romulocarlos

Consegui acesso! Foi até simples, apesar de trabalhoso. Umas pesquisas no Google ajudaram muito! Acabei descobrindo que o RAID ali era espelho mesmo... e que tinha uma partição com um tal LVM2. Daí...

Fui no gerenciador de pacotes e instalei o dmadm e o lvm2

Com eles instalados, montei as partições que precisei (mdadm /dev/md0 particaodohd1 particaodohd2). fiz isso pra cada partição, e fiz cópia.

Pra partição LVM2, tive que usar o comando vgchange -a y. Com isso, pude acessar as outras 2 partições dentro do volume avançado.

Estou nesse instante fazendo a cópia!

Abraço a todos!