Servidor de Instalação Automático Ubuntu para Windows e Linux [resolvido]

Iniciado por Fernando Jonathan, 03 de Dezembro de 2009, 22:59

tópico anterior - próximo tópico

Fernando Jonathan

Pessoal, para a conclusão do curso foi lançado este ultimo trabalho daí do título, e tenho exatos 21 dias para entregá-lo a partir de hoje.
Gostaria que vcs me passassem alguma dica, fontes (se possível oficiais) em PT ou EN, palavras chaves, ou até mesmo algum trabalho similar.
Logo estarei passando a vcs um servidor de instalação Linux interativo via internet, sendo que meu objetivo agora é automático sendo Windows e Linux.
Vlw a todos, e qualquer informação é válida.

** Quem for ler, se possível leia até o fim do tópico, pois já foi avançados alguns passos. Para que você também possa ajudar. VLW
** Já consegui instalar o ubuntu pela rede e automático, breve postarei aqui o passo-a-passo
* Postado lá em baixo...

alexportalgyn

Não entendi direito a pergunta, voce procura por algum automatizador de instalação para Ubuntu? Linux? ou Windows?
por favor reformule a pergunta para sabermos como podemos ajudar

Fernando Jonathan

Desculpe-me se não fui claro, mas lá vai:
1) Montar um servidor de instalação automática (sem interação) utilizando o SO ubuntu

Objetivo:
Instalar nas máquinas clientes SO's Windows XP e Linux (mais especifico o SO Ubuntu) dando o boot pela rede e sem precisar configurar a instalação, ou seja, uma instalação automática.

O que eu sei:

* Eu já possuo um servidor de instalação só que por enquanto tenho que interagir com o cliente, ou seja instalação não é automática,
porém
* Existe um programa chamado "kick start", sei configurá-lo, porém não sei o que fazer com o arquivo que ele gera. Eu Descobrindo onde devo colocar este arquivo eu concluirei a parte do SO linux, faltando apenas a parte de instalar o Windows.

sboorbou

não tenho conhecimento para te ajudar, mas to interessado no topico, deixo aqui minha marca para ser avisado das respostas.........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Fernando Jonathan

Relatório Parcial:
- Unindo informações de configuração "básica" em : https://help.ubuntu.com/community/Installation/LocalNet  .Sendo o tópico "Basic: Hands-On Interactive Network Server Edition Install"
Consegui instalar e configurar o servidor e instalar o cliente via internet e interagindo com as opções. Mas ainda não é isto.

- Lendo por aí (não consegui achar a referência): Consegui configurar o kickstart e colocá-lo no lugar certo. Com isto consigo dar boot, e ele já não pede mais algumas opções, isso mostra que está funcionando, só que ele esbarra no seguinte erro:  O espelho do repositório Ubuntu especificado não está disponível ou não possui um arquivo 'Release' válido. Por favor tente um espelho diferente.

Aí fica a dúvida, que gostaria que vcs me ajudassem:
No kickstart tem uma opção que eu tenho que setar onde se encontra um arquivo ou uma pasta que eu não sei por certo qual é. Pergunto: Onde está localizado o arquivo que o preciso setar no kickstart para que não apareça esta mensagem e a instalação prossiga normalmente?

Fernando Jonathan

UHUUUUUUU,
Aí pessoal, encontrei qual pasta deveria setar e a instalação passou linda, e instalou o ubuntu pela rede sem precisar de utilizar internet. Só que como alegria de aprendiz dura pouco... A imagem que devemos utilizar para fazer este tipo de instalação (que é conhecida como PXE) tem que ser do ubuntu alternate, e ele não tem modo gráfico!!! Se tem eu não sei ativar!

Estou quase que na reta final e preciso saber como ativar o modo gráfico do ubuntu. Alguem sabe? Tipo, temos o ubuntu server, como é que eu faço para me acessá-lo em modo grafico?

Eu fiz o seguinte teste:
     sudo apt-get install gdm 
     sudo update-rc.d gdm defaults
E quando a máquina reiniciou aparaceu a tela de login normalmente mas ao logar ele fica em modo texto e o mouse fica ativo (estranho).

E agora? Ideias? hein? ouvi alguem dizer alguma coisa? hehehe. Me de esta força.
Eu estou anotando os procedimentos e assim que concluir a parte de instalar o ubuntu automático via rede eu posto aqui.

VLW

asghan

Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Fernando Jonathan

Pessoal, Tá Pau o negócio aqui! Consigo instalar o Ubuntu tranquilamente pela rede sem precisar de internet e sem interagir, totalmente automático, só que fica em modo texto igual a servidor...

*  Ouvi dizer que instalar os pacotes para o ubuntu ficar em modo gráfico, quando ele está em modo texto, o Sistema Oper. não fica muito legal! Isto é verdade?
*  Alguem sabe dizer se o alternate só instala em modo texto?
*  O que eu posso fazer para o kickStart instalar o SO em modo gráfico?

Eu ainda sou muito leigo no mundo linux e domino pouquissimas coisas.

Fernando Jonathan

Aí pessoal, Enfim cheguei no meio do caminho! Instalei o ubuntu com gráfico e totalmente automático!
Agora vou parar e respirar um pouco e pretendo postar aqui com printscreen.
Para alguns de vocês até aqui está bom e irá ajudar muito. Só que para mim ainda resta fazer um dual boot com o XP, e aí eu pergunto:
** Como é que eu faço para instalar um cliente XP com utilizando um servidor ubuntu? Vale qualquer coisa, palavras chaves, dicas, sei-lá...
VLW

Fernando Jonathan

** Configuração Servidor Ubuntu 9.04

- Instalar o serviço DHCP
jonathan@ubuntu:~$sudo apt-get install dhcp3-server

- Alterar o arquivo /etc/dhcp3/dhcpd.conf e alterar as seguintes opções:
jonathan@ubuntu:~$ cat /etc/dhcp3/dhcpd.conf
##Informação do dominio
option domain-name "ifal.com";
option domain-name-servers 192.168.0.1;
##Informação da Rede
subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 {  
 range 192.168.0.10 192.168.0.250;
 option routers 192.168.0.1;
}
##Obrigatório. Acrescente esta linha pois ela indica o arquivo de inicialização na rede
filename="ubuntu/jaunty/alternate/install/netboot/pxelinux.0";

- Alterar o IP da máquina
jonathan@ubuntu:~$ sudo ifconfig eth0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0

- Reiniciar o serviço DHCP
jonathan@ubuntu:~$ sudo /etc/init.d/dhcp3-server restart

- Instalar o pacote tftpd-hpa
jonathan@ubuntu:~$ sudo apt-get install tftpd-hpa

- Alterar o arquivo de configuração do tftpd conforme a descrição abaixo
jonathan@ubuntu:~$ cat /etc/default/tftpd-hpa
RUN_DAEMON="yes"
OPTIONS="-l -s /var/lib/tftpboot"

- Imagem do Ubuntu Alternate
Jogar no diretório /var/lib/tftpboot/ubuntu/jaunty a imagem do ubuntu alternate 9.04

- Montar a imagem
jonathan@ubuntu:/var/lib/tftpboot/ubuntu/jaunty$ sudo mount -o loop ubuntu-9.04-alternate-i386.iso alternate/

- Instalar o serviço apache
jonathan@ubuntu:~$ sudo apt-get install apache2

- Criar um link no diretório padrão do apache
jonathan@ubuntu:~$ sudo ln -s /var/lib/tftpboot/ubuntu/  /var/www

- Remover a página padrão do apache
jonathan@ubuntu:~$ sudo rm -rf /var/www/index.html

- Teste
Digite no browse do navegador http://192.168.0.1
Se caso aparecer as pastas do CD do ubuntu está tudo ok.

- Breve descrição do Kickstart
   Ele é um programa em modo gráfico, para que seja configurada as respostas das perguntas que são feitas durante a instalação. Resumindo ele é o responsável por oferecer um gráfico para a criação do arquivo que faz a instalação do Ubuntu ficar automática, no final da configuração você deverá gerar o arquivo que será chamado de ks.cfg .
   Se caso você quiser fazer um teste, aqui vai um cat do arquivo ks.cfg que utilizei para fazer o teste em máquinas virtuais.
* CUIDADO: o arquivo a seguir tem a seguinte configuração para a instalação:
- Ele formatará o HD a qual será feito a instalação e deixará assim:
-- 4 GB para a partição HOME
-- 1 GB para a SWAP

- Usuário = aluno
-- Senha do usuário = aluno

jonathan@ubuntu:~$ cat /var/lib/tftpboot/ubuntu/ks.cfg
#Generated by Kickstart Configurator
#platform=x86

#System language
lang pt_BR
#Language modules to install
langsupport pt_BR
#System keyboard
keyboard br
#System mouse
mouse
#System timezone
timezone America/Maceio
#Root password
rootpw --disabled
#Initial user
user aluno --fullname "Aluno" --iscrypted --password $1$cX3Lcfnn$ydj3H8t/xdOebhQFNyUeC.
#Reboot after installation
reboot
#Install OS instead of upgrade
install
#Use Web installation
url --url http://192.168.0.1/ubuntu/jaunty/alternate/
#System bootloader configuration
bootloader --location=mbr
#Clear the Master Boot Record
zerombr yes
#Partition clearing information
clearpart --all --initlabel
#Disk partitioning information
part / --fstype ext4 --size 4000
part swap --size 999
#System authorization infomation
auth  --useshadow  --enablemd5
#Network information
network --bootproto=dhcp --device=eth0
#Firewall configuration
firewall --disabled
#X Window System configuration information
xconfig --defaultdesktop=GNOME --startxonboot --resolution=800x600 --depth=32

#Pacotes do Gráfico Gnome pois por padrão o kickstart não dá esta opção
%packages –resolvedeps
@ ubuntu-desktop
@ ubuntu-minimal
@ ubuntu-standard

- Salve este arquivo com o nome de ks.cfg   e coloque-o na pasta /var/lib/tftpboot/ubuntu e depois:

jonathan@ubuntu:/var/lib/tftpboot/ubuntu$ sudo chmod 777 ks.cfg
jonathan@ubuntu:/var/lib/tftpboot/ubuntu$ sudo chown jonathan:jonathan ks.cfg

- Instalando o kickstart
jonathan@ubuntu:~$ sudo apt-get install system-config-kickstart

-- Configurando o Kickstart para que seja gerado um arquivo ks.cfg .
- Menu principal > Sistema > Kickstart
- OBS: Esta descrição abaixo, foi feita para a execução em máquinas virtuais, portanto, configure-o conforme sua necessidade.

----Descrição de opções
--Configuração básica:
- Idioma Default=> Portuguese (Brazil)
- Teclado =>Brasil
- Mouse => Probe for Mouse
- Fuso horário => America/Maceió (pois é sou daqui!! Belas praias, só alegria!)
- Suporte a Idiomas => Portuguese Brazil (somente)
- Arquitetura alvo => x86
- Marcar =>  [ x ] Reiniciar sistema após instalação
                     [ x ]  Performance Instalation in text mode

--Método de instalação
[ x ] Executar nova Instalçao
[ x ] HTTP
- Servidor HTTP: 192.168.0.1
- Diretório HTTP: /ubuntu/jaunty/alternate/

--Informações de Particionamento
[ x ] Limpar o Master...
[ x ] Remover todas as partições...
[ x ] Inicializar a etiqueta...

Obs: ao clicar em Adicionar você irá definir as partições, lembre-se de definir a partição SWAP pois caso não, durante a instalação a tela será pausada e você tera que passar informação sobre ela.

-- Configuração da Rede
defina como é o funcionamento da rede, se via DHCP etc...

-- Autenticação
[ x ] Utilizar senhas ocultas
[ x ] Utilizar o MD5
Obs: Caso havendo na sua rede algum tipo de autenticação, você poderá definir agora

-- User Configuration
[ ] Enable the root account (por padrão o ubuntu não força a definição da senha para o root, então se caso você quiser, sinta-se a vontade)
- Full Name => Aluno (nome completo do usuário)
- Username=> aluno (nome de login)
- Senha => tá meio logico esta aqui né!! hehehe
- Confirmar senha => sem comentários!
[ x ] Encrypt user password (é bom!)

-- Configuração do Firewall
Desabilitar  o firewall (por padrão o ubuntu deixa desabilitado)

-- Configuração da Aparência (Display)
[ x ] Configuração o sis....
- resolução de Cores=> 32
- Resolução = 800x600
- Área de trabalho ... => GNOME
[ x ] Iniciar o sistema...
No primeiro boot... => Inativo

-- Seleção de pacotes
Obs: Se não aparecer nada aqui você terá que

Tem mais algumas opções só que não utilize. Para mais informações consulte a palavra chave kickstart redhat.
-------------------------------------------------

- Depois da configuração do arquivo, clique em Arquivo > Salvar Arquivo   e salve-o com o nome de ks.cfg    .

- altere o arquivo ks.cfg e adicione lá no final, as seguintes linhas abaixo:
%packages --resolvedeps
@ ubuntu-desktop
@ ubuntu-minimal
@ ubuntu-standard

- Mova o arquivo salvo para a seguinte pasta= /var/lib/tftpboot/ubuntu/
--------------------------------------------

** Cliente
- inicie dando boot pela rede
- quando aparecer a tela de instalação do ubuntu pressione tab e digite
ks=http://192.168.0.1/ubuntu/ks.cfg

-- Após instalado o Sistema
- Alterar o arquivo /etc/apt/sources.list  ou ir no gerenciado de pacote e na opção de repositórios e alterar tirando a parte do CD e adicionando os repositórios do ubuntu no brasil.

Fernando Jonathan

Mas para mim ainda fica a pergunta:
Como instalar o xp usando o pxe linux?

gontijobh

Eu nunca fiz isso mais provavelmente vai ser dividido em 2 partes uma e criar uma imagem(iso) do windows de instalação automatica usando o Nlite ele modifica o cd do Windows criando uma instalação sem interação.

a outra parte seria um RIS (Remote Installation Service) essa parte eu não procurei como instalar no ubuntu ai você procura.

Boa sorte.

Edit: meu inglês é fraco, mais me parece que esse tutorial ensina a fazer : http://sites.google.com/a/promodus.net/www2/linuxris

Achei mais dois links olha também : http://oss.netfarm.it/guides/ris-linux.php , http://oss.netfarm.it/guides/pxe.php .

Ps : Gostei da ideia quando eu tiver mais tempo vou testar.

Estou esperando o feedback, se der certo seria bom você criar um tutorial ensinando fazer no Ubuntu passo a passo :).

E boa sorte mais uma vez.
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

Fernando Jonathan

Pessoal, conversei com o professor, e ele me explicou que para instalar o XP via rede, ele quer um servidor windows.
Já apresentei o trabalho e só alegria.
Tenho este tópico por "resolvido", visto que fiz a instalação do ubuntu via rede. Mas ainda estarei pesquisando sobre RIS nos links que nosso colega gontijobh postou.
VLW a todos