Autor Tópico: Librix x Ubuntu  (Lida 11324 vezes)

Offline marcc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Librix x Ubuntu
« Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:53 »
Comprei um note da itautec com o librix instalado. Nunca usei o Linux, mas pelo que tenho lido, vejo muitas críticas quanto ao Librix e muitos comentários a favor das distribuições como Ubuntu, Debian, Fedora....Já coloquei um tópico aqui sobre a instalação do Ubuntu e me parece fácil, me informaram também que o sistema deverá reconhecer todo o hardware. Gostaria de saber se o Ubuntu já vem com programas como o Office do Windows, navegador, se posso usar o MSN, se é fácil a instalação de outros programs ? E se é um sistema fácil para quem nunca usou o Linux...

Desde já agradeço !  ;)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2009, 12:01 »
O pacote Office é o OpenOffice.
Dá pra acessar a rede MSN por um programa chamado Empathy (e outros AMSN, Mercury, Pidgin).
Navegador vem com o Firefox.

A instalação de programas nativos é feito diretamente por uma centra de programas.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline marcc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2009, 12:11 »
Ok. O openoffice já vem instalado ? Dos programas para acessar o MSN, algum já vem instalado ?

Desculpe pelas perguntinhas básicas e chatas, mas sou iniciante no Linux.

Obrigado.  ;)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2009, 12:16 »
O OpenOffice vem instalado sim.
Vem o Empathy na versão 9.10. Ele acessa a rede MSN como outras.

Se preferir um específico para MSN, sugiro o emesene. Basta procurar na Centra de Programas.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2009, 12:20 »
Ok. O openoffice já vem instalado ? Dos programas para acessar o MSN, algum já vem instalado ?

Desculpe pelas perguntinhas básicas e chatas, mas sou iniciante no Linux.

Obrigado.  ;)

Sim, tanto o Openoffice quanto o Empathy (para acessar redes como a do msn).

Te sugiro dar uma olhada no fórum, ler alguns tutoriais, não que o Linux seja difícil, mas para quem está acostumado com Windows, existem diferenças.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2009, 15:25 »
Algumas considerações para você que está começando.

Em primeiro lugar, o Open Office não é exatamente igual ao MS-Office. Eu, particularmente, gosto mais do o do que do MS-Office e já o usava no tempo em que era usuário do Windows (estou no Ubuntu há um ano) mesmo porque era de graça e eu não precisava piratear nada.

Em segundo lugar, o que vem instalado é o Open Office. A versão mais adequada para nós é o BrOffice, que é o Open Office já adaptado ao Brasil (inclusive com o corretor ortográfico já na nova ortografia). Para instalar o BrOffice é bem fácil: depois que instalar o Ubuntu, o o já vai estar instalado. Então, vá ao Synaptic (um programa simples de usar que você encontra em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic) e procure por BrOffice. Marque para instalar (com o botão direito do mouse) e clique em Aplicar. Pronto! Ele vai instalar o BrOffice por cima do o que já veio instalado.

Outro ponto com relação ao o (ou BrOffice): o formato padrão de arquivos dele não é lido pelo MS-Office (ou seja, os arquivos que você gerar nele como padrão não serão processados pelo Word, pelo Excel ou pelo PowerPoint). Mas, antes de mais nada, ele processa, numa boa, os arquivos gerados no MS-Office e também pode gerar arquivos no formato padrão do MS-Office. Para fazer isto, é muito simples:
(1) ao abrir o o (ou BrOffice) pela 1a. vez, vá a Ferramentas > Opções.
(2) na janela que se abre, clique em Carregar/Salvar e em Geral
(3) na caixa que se abre, ao lado, escolha os padrões em Tipo de Documento. O padrão que eu uso é o seguinte:
        Documento de Texto: Microsoft Word 97/2000/XP
        Documento de Planilha: Microsoft Excel 97/2000/XP
        Apresentação: Microsoft PowerPoint 97/2000/XP
E pronto: depois disto, cada vez que você salvar um arquivo ele já será salvo, automaticamente, no formato do MS-Office 97/2000/XP. Eu uso estes padrões porque todas as versões do MS-Office conseguem ler os arquivos gerados. Mas, se preferir, você pode escolher as opções para o MS-Office 2007. Só que, neste caso, o MS-Office 97/2000/XP não poderá processar estes arquivos (e isto não é uma limitação do Open Office mas do próprio MS-Office que não processa versões superiores nem geradas no próprio MS-Office).

Em terceiro lugar, a instalação de programas no Ubuntu é mais que fácil. É só usar o Synaptic ou a Central de Programas do Ubuntu. Há uma infinidade de programas para você escolher. E o melhor de tudo: todos gratuitos e nenhum pirata, ou seja, com atualizações automáticas conforme eles forem evoluindo.

Também não há segredos no uso do Firefox (o equivalente ao Internet Explorer).

O Empathy (ou qualquer um dos outros que acessam a rede MSN) também é bem simples. Mas, como através dele você pode acessar "n" outras redes além do MSN, quando você o executar na primeira vez ele vai te perguntar qual serviço você quer usar (e, é claro, vai escolher MSN) e daí para a frente é só configurar tua conta informando e-mail (aquele do Hotmail que você usa no MSN) e a senha (a mesma do MSN).

Mas, para você não se iludir, tem alguns senões: ao que eu saiba (se eu estiver enganado, alguém aí me ajude), ele não permite comunicação via voz ou via vídeo com o MSN. Só via texto mesmo. Parece que há outros (se não me engano, o Emesene) que permitem comunicação via voz e vídeo. Para instalá-lo, é só ir ao Synaptic e procurar por "emesene" e instalá-lo da mesma forma que o BrOffice que eu expliquei ali em cima. Mas nunca o usei desta forma (vídeo/voz) e não sei se, realmente, funciona.

E bem-vindo ao Ubuntu, se você optar por ele. No próximo dia 30/12 eu completo um ano de Ubuntu e estou mais que satisfeito. Além do mais, o pessoal aqui do fórum é altamente receptivo com calouros como você e eu.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Cmgiasson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2009, 16:21 »
Olha, posso responder essa dúvida pq acabei de receber o meu W7650 da Itautec. Tentei utilizar o Librix por alguns dias, inclusive fazendo alterações e atualizações nos programas (firefox, OOffice), mas não adiantou, o visual "anos 90" e a falta de versões atuais no repositório do sistema, além de uma atualização "oficial" que desconfigurou o som e o wireless, me fizeram abandonar o librix e procurar uma alternativa melhor.
Por indicação de um amigo, instalei o Linux Mint, que é baseado no ubuntu, mas com todos os codecs de áudio e vídeo já habilitados. É outra coisa, mais bonito, amigável, e reconheceu "quase" todo o hardware do Itautec. No meu caso, ficou faltando reconhecer a webcam, que o Librix reconheceu sem problemas. Já pesquisei um pouco sobre essa "bisoncam" que vem instalada nele e ainda hoje vou tentar fazer ela funcionar. Se der certo a receita eu posto no local adequado do forum.
Boa sorte com o note novo, ele tem uma configuração excelente.

Offline marcc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2009, 16:54 »
Amigos, muito obrigado mesmo !!!

As dicas de vcs são excelentes para quem está iniciando e não conhece nada de Linux, como eu...rsrr

Amigo "Cmgiasson", devo ter o mesmo problema quanto a Webcam pois temos o note do mesmo fabricante, se conseguir resolver, por favor me avise...rsrs

Quanto os codecs para audio e video, eles já vem instalados no Ubuntu ou eu terei que baixá-los ?

Mais uma vez muito agradecido !!!  ;)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2009, 17:34 »
Ola

Citar
Quanto os codecs para audio e video, eles já vem instalados no Ubuntu ou eu terei que baixá-los ?

Sim, vai ter que baixar.

Vá na central de programas e localize e instale o ubuntu-restricted-extras

Quanto a sua cam, voce deveria ter visto com o comando lsmod qual modulo o librix estava usando para ela

Existem basicamente tres modulos para cams=> gspca, v4l e v4l2

se funcionava no librix deve funcionar no Ubuntu,

Use o comando lsusb como root e veja o ID xxx:xxx de sua cam

com este ID xxxx;xxxx use o google para encontrar qual modulo ela usa, aproveite e vá no site do v4l(video for linux ) que existe uma extensa lista de cams suportadas.

[],s

Offline marcc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2009, 17:58 »


Ola

Citar
Quanto os codecs para audio e video, eles já vem instalados no Ubuntu ou eu terei que baixá-los ?

Sim, vai ter que baixar.

Vá na central de programas e localize e instale o ubuntu-restricted-extras

Quanto a sua cam, voce deveria ter visto com o comando lsmod qual modulo o librix estava usando para ela

Existem basicamente tres modulos para cams=> gspca, v4l e v4l2

se funcionava no librix deve funcionar no Ubuntu,

Use o comando lsusb como root e veja o ID xxx:xxx de sua cam

com este ID xxxx;xxxx use o google para encontrar qual modulo ela usa, aproveite e vá no site do v4l(video for linux ) que existe uma extensa lista de cams suportadas.

[],s


Ok. Tota...mas eu ainda não instalei o Ubuntu, o librix continua no note....Como o amigo "Cmgiasson" teve problemas com a Web e o meu note é do mesmo fabricante, acho que talvez tenha o mesmo problema.....

De qualquer maneira sua ajuda é importante, caso tenha problemas na hora da instalação....me diga como faço e onde uso esse comando Ismod ? Depois quando souber o modulo, o que faço ?


Valeu pela ajuda ! Um abração !
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2009, 18:02 por marcc »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2009, 21:55 »
entre em terminal ( procure pois eu não uso o librix )


digite

Código: [Selecionar]
sudo lsmod
( ele esse eme o de ) => voce postou i maiusculo e não é, então para entender eu soletrei.

Saem listados os modulos instalados, voce vai poder ver ou cole aqui.

Outro comando bom é o dmesg
Código: [Selecionar]
sudo dmesg mas use com a camera ligada para ver a saida tipo dev/video0

deve dar para saber se estara usando gspca, v4l ou v4l2

[],s

Offline Cmgiasson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2009, 00:54 »
entre em terminal ( procure pois eu não uso o librix )


digite

Código: [Selecionar]
sudo lsmod
( ele esse eme o de ) => voce postou i maiusculo e não é, então para entender eu soletrei.

Saem listados os modulos instalados, voce vai poder ver ou cole aqui.

Outro comando bom é o dmesg
Código: [Selecionar]
sudo dmesg mas use com a camera ligada para ver a saida tipo dev/video0

deve dar para saber se estara usando gspca, v4l ou v4l2

[],s
Caro Tota
Estou acompanhando as tuas dicas com atenção. Na verdade o não funcionamento dessa webcam está me deixando um pouco preocupado, já que pelo pouco que entendo de inglês, não será assim tão simples de configurá-la.
O modelo dela é 0402:5602 Ali Corp. e não encontrei nenhum tutorial para instalar esse driver. No Librix simplesmente funcionou, por isso pensei que ele funcionaria no Mint também, mas estou vendo q terei q reinstalar o sistema para descobrir o módulo usado.
Se tiver alguma outra dica, eu agradeço.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2009, 07:16 »
Como postei eu não tenho esta cam, logo estou tentando ajudar pelo que é generico ao linux

[],s

Offline Cmgiasson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2009, 09:08 »
Bom, para evitar o off-topic sobre a câmera, estou abrindo um tópico na área de hardware. O que adianto é que ela funcionou ontem, mas apenas usando o kopete, e a imagem ficou granulada e de cabeça para baixo.
Obrigado a todos

Offline marcc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Librix x Ubuntu
« Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2009, 17:49 »
caros amigos...também terei que instalar os plugins flashplayer, java e etc...

abração !