Autor Tópico: Instalar Karmic NO pendrive  (Lida 3255 vezes)

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Instalar Karmic NO pendrive
« Online: 26 de Novembro de 2009, 16:38 »
Boa tarde a todos!

Gostaria de saber se alguém já encontrou algum bom tutorial mostrando como instalar o Ubuntu em um pendrive...
Todos os que encontrei são "instalar o Ubuntu pelo pendrive", técnica que consiste em transformar o pendrive em questão em um livecd do Ubuntu, não satisfazendo assim o que quero fazer ;)

Quero instalar o sistema no pendrive, para assim, quando quiser bootar pelo mesmo, tenha salvo todas as minhas preferências e outros ;)

Desde já agradecido
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar Karmic NO pendrive
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2009, 01:11 »
Ola

Boa tarde a todos!

Gostaria de saber se alguém já encontrou algum bom tutorial mostrando como instalar o Ubuntu em um pendrive...
Todos os que encontrei são "instalar o Ubuntu pelo pendrive", técnica que consiste em transformar o pendrive em questão em um livecd do Ubuntu, não satisfazendo assim o que quero fazer ;)

Quero instalar o sistema no pendrive, para assim, quando quiser bootar pelo mesmo, tenha salvo todas as minhas preferências e outros ;)

Desde já agradecido

Bem, no 9.10 o persistent mode esta bem seguro e maduro para uso como "live pen"

Ok, não é o que quer mas é uma alternativa.
 
Para instalar o Linux num pen drive é só formatar o pen em ext3 ou 4

Desligue seus hds, deixe so o pendrive e instale o Linux em partição nativa ( ext2, 3 ou 4 ) Recomendo a 4 que é uns 20% mais rapida.

Até aí tudo bem, o problema é depois na hora de configurar o grub.

Se voce vai usar o linux no pendrive apenas numa maquina, beleza, é só acertar o grub na mão, mas se pretende usar o Linux em varias maquinas, podem surgir problemas, pois dependendo do que estiver instalado em midia ( hds, etc ) o seu pendrive vai receber um ID device diferente ( sdc1 ou sdc2, ou sdd1, etc ) e o grub não vai encontrar. Voce pode tentar o Lilo, mas os resultados podem decepcionar.

Outro problema a ser considerado é o proprio pendrive, pois alguns não aceitam ser formatados em extX ou mesmo não permitem varias partições, caso queira uma /home separada. Isto sem contar que pendrives têm um ciclo de leitura/gravação finitos, o que ira "desgastar" o pen até ele não mais funcionar ( é longo mas existe ) e seus dados.... Babau....

Então fica a seu criterio, mas eu tentaria no 9.10 primeiro tentar o live com persistent mode. depois tentaria a instalação com extX

No persistent ele roda em Fat32 ( nativo dos pens ), carrega o Linux na Ram e só grava as configurações no final, aumentando a vida util do pen.

como a taxa de transferencia das portas USB não é lá uma maravilha, acredito ( nunca comparei ) que haverá pouco aumento de desempenho entre o uso de ExtX e Fat32 pelo gargalo da porta USB

[],s

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Instalar Karmic NO pendrive
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2009, 08:23 »
Olá!

Obrigado pelas respostas ;)

No modo persistent, os dados que eu gravo, como configurações e eventuais aplicativos instalados ficam gravados para a próxima vez que eu der boot no sistema ?!

Obrigado ;)
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar Karmic NO pendrive
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2009, 12:01 »
No 9.10 é o que afirmam. eu ainda não precisei usar. faça um teste, para instalar o 9.10 no pen via unetbootin demora uns 10 minutas apenas.

[],s

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Instalar Karmic NO pendrive
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2009, 12:58 »
Ok... Obrigado ;)
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Instalar Karmic NO pendrive
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2009, 09:54 »
Olha só... Fiz o que foi recomendado...
Instalei utilizando o software do Ubuntu 9.10 e ativado também o persistent.
Vi que pelo menos a resolução da tela ficou do jeito que deixei anteriormente...

Mas uma coisa que me incomodou é que o Ubuntu não se comportou como deveria. Eu explico.

Os menus do Gnome não aparecem. Para eu poder acessar os aplicativos e configurações do sistema, eu tenho que dar o comando Alt+F1 para que seja mostrado os menus.

Parece também que não é instalado o Nautilus, e se é, é muito estranho o comportamento das janelas.
Alguém pode me dizer se este comportamento é normal, ou se foi algum problema na hora que fiz a instalação?

Queria muito ter a distro aqui, mesmo que live, com persistent, mas que apresentasse a mesma interface do Ubuntu instalado, ou até mesmo do liveCd, onde tudo é o que veremos ao fazer a instalação ;)

Agradeço desde já ;)
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar Karmic NO pendrive
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2009, 15:44 »
100% de certeza ter sido problema da instalação.

Eu uma vez gravei num pen o netbook remix que não instalava na minha maquina.
Troquei por outro pen e fuincionou uma maravilha ( sem persistent )

Experiente outro pen ou baixe a ISO de novo.

[],s

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Instalar Karmic NO pendrive
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2009, 21:27 »
ok ... obrigado Tota ;)
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline eder_pongeti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalar Atualizações do ubuntu 9.04 no pendrive
« Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2009, 18:18 »

Gostaria de aproveitar o diálogo e perguntar o seguinte:
estou o usando o ubuntu 9.04 no pen drive como live, e fui baixar as atualizações para poder rodar o compiz, baixou todos os pacotes necessários, só que fui continuar a baixar algumas atualizações e apareceu a mensagem, espaço insuficiente no disco, só que me recordo que quando fui criar um disco usb inicializável pelo live cd do ubuntu, ele me perguntou quanto de espaço eu queria escolher para instalar o sistema, possuo um pen drive de 16GB e tenho livres 6GB então corri a barrinha até 4.6GB, isso não seria o espaço total que o linux usuaria no meu pen drive????

pelo que vi as atualizações não passaram de 300MB

sou novo aqui e no mundo linux também.

o que devo fazer???

tem como aumentar o espaço do sistema de arquivos???

ou escolher ele para outro lugar, como meu HD por exemplo???

ou tem como eu usar o meu próprio pen drive, pois ainda tenho alguns Gigas livres.


se alguem puder me ajudar ficarei grato, pois não consigo encontrar a solução para isso.

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Instalar Karmic NO pendrive
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2009, 08:49 »
Opa!!!

Da uma olhada no GParted, porque ele deve ter deixado o espaço de 4GB para você gravar os dados, mas a partição onde está o sistema provavelmente não tem o espaço necessário.
Também provavelmente você não poderá redimensionar o tamanho desta partição utilizando o sistema carregado pelo pendrive, tendo em vista que o mesmo está sendo utilizado.
Para fazer isto, você vai ter que usar outro sistema, instalado em hd ou até mesmo o boot via cd.
Não sei também se haverá outro tipo de problema caso você redimensione a partição. Mas como é pendrive, acho que vale a pena testar ;)

Abraços!
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com