Problema na resolução de monitor Proview ma182kc

Iniciado por tiocaio, 26 de Novembro de 2009, 10:45

tópico anterior - próximo tópico

tiocaio

Olá!
Eu instalei um monitor Proview MA782KC no ubuntu 9,04 (64 bits) com uma Geforce 9500 mas o sistema não reconhece o monitor e não aparece as resoluções que ele aceita. Acaba usando 640x480. Já pesquisei pela internet e não achei ninguém com o mesmo problema e muito menos driver pra esse monitor. Alguém pode me dar uma ajuda sobre como resolver o problema?

Obrigado

VB5

Nem o Google conhece esse monitor  :o , então deve ter havido algum erro... é CRT, LCD, que tamanho, etc?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

tiocaio

É de LCD 17 polegadas. Foi difícil achar alguma coisa sobre ele pra mim também. Já tentei instalar drivers mais antigos pra minha placa de vídeo e também não deu certo. Existe alguma maneira de forçar uma resolução mais alta?

Foi mal gente, o modelo aí de cima tá errado. É Proview MA782KC.

tiocaio

Pessoal, descobri uma maneira de forçar a resolução e deu tudo certo!
Segui esse tutorial e coloquei as frequências que eu vi no site do fabricante do meu monitor (No meu caso: Horizontal: 30-80; e vertical: 60-75).

Esse tutorial foi tirado do site: http://pedroaraujoprogramador.blogspot.com/2009/07/forcando-resolucao-de-video-no-ubuntu.html

Forçando resolução de vídeo no Ubuntu
Caso seu monitor não seja reconhecido, o Ubuntu (provevelmente) vai iniciar na resolução de 800 x 600.  Se você ir em Sistema - Preferências - Vídeo ele vai exibir monitor desconhecido e vai dar apenas as opções de resolução de 800 x 600 e de 640 x 480.
        Para obter mais opções de resolução é preciso alterar um arquivo de configuração. Em Aplicativos - Acessórios – Terminal digite sudo nano /etc/X11/xorg.conf e dê Enter. No editor de texto, vá até a seção Monitor e abaixo de Identifier digite:

DisplaySize     320 240
        HorizSync       30.0 - 72.0
        VertRefresh     50.0 - 160.0

Para sair digite Ctrl+X, tecle S para salvar e Enter para confirmar o nome do arquivo. Reinicie o computador! Provavelmente o Linux irá apresentar a resolução máxima após a reinicialização! Após isso volte a Sistema - Preferências - Vídeo e escolha a resolução que preferir (desde que seu monitor aceite).
        Apesar dessa dica ser generalizada, no meu caso ela foi testada em uma máquina virtual com Ubuntu 9.04 Desktop, já que rodando no meu computador normal ele reconheceu tudo.
Por Pedro Araújo

Abraço